Abstract:
RESUMO: O presente trabalho consiste na dissertação acerca da Racionalidade pedagógica aplicada na Escola de Tempo Integral e em seu currículo. Resultado de uma pesquisa fundada na Etnometodologia, por considerar as descrições reflexivas produzidas por membros em interação de uma mesma instituição. O aporte teórico da pesquisa foi estabelecido conforme as três temáticas de estudo: Escola de Tempo Integral, referenciada principalmente por Gadotti (2000), Moll (2012), etc; Currículo, no qual citamos, dentre outros autores, Apple (2006) e Pacheco (1996); e Racionalidade pedagógica, sustentado por autores como Carvalho (2011), Sacristan (2000), Giroux (1988), entre outros. É uma investigação que se inscreve no campo da epistemologia da prática docente no âmbito da Escola de Tempo Integral (ETI), cuja discussão foi reaquecida pela ampliação da jornada escolar que incide nas escolas públicas gradualmente desde 2009. Considerando este formato de escola, pretendíamos evidenciar sua Racionalidade pedagógica articulada ao currículo. Deste modo, nosso objetivo foi analisar a Racionalidade pedagógica do professor da ETI e sua interface com o currículo. Na busca de contextualizar tal análise sobre o que move a ação educativa nestas escolas, tomamos como referência o currículo de um Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) estadual esboçado em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e no discurso de seus professores, que de bom grado colaboraram com a pesquisa. Os professores esboçaram suas ideias a partir de duas principais técnicas de investigação: os questionários e a Roda de conversa, referenciadas, respectivamente, por Richardson (2012), e Brito e Santana (2013), além disso, o complemento da investigação ocorreu com a pesquisa documental do PPP. Enfatizamos a Roda de conversa por apresentar-se como o instrumento mais valioso para esta pesquisa. Foi com a triangulação destas técnicas de pesquisa que caracterizamos a percepção dos docentes acerca dos elementos que compõem a Racionalidade pedagógica do professor da ETI. Os dados foram organizados, categorizados e analisados com base na perspectiva de Bardin (2011). A confluência das ideias propostas pelos docentes aditadas dos documentos e propostas curriculares do CETI nos permitiu afirmar que a jornada ampliada é permeada não de uma Racionalidade, mas pelo amálgama delas, ou seja, diagnosticamos que a ETI, mesmo partindo de princípios emancipatórios, ainda está imbuída da tradicional racionalidade técnico-instrumental. Os resultados colaboram para legitimar e explicitar a epistemologia da prática que fundamenta a ação educativa dos professores do CETI. Isso implica que este estudo, ainda, contribui para expandir o referencial teórico-metodológico deste relevante campo de saber para a profissão docente. ABSTRACT: This work is the dissertation about the pedagogical rationale applied to the Full Time School and on your resume. Result of research based on the Ethnomethodology, considering the reflective descriptions produced by members interacting in the same institution. The theoretical research contribution was established as the three themes of study: School full-time-referenced mainly Gadotti (2000), Moll (2012), etc; Curriculum, which we quote from other authors Apple (2006) and Pacheco (1996); Rationality and Pedagogic, supported by authors such as Carvalho (2011), Sacristan (2000), Giroux (1988) among others. It is an investigation that is inscribed in the field of epistemology of teaching practice under the Full Time School (ETI), whose discussion was reheated by the expansion of the school day that focuses on gradually public schools since 2009. Considering this school format, we wanted to show its articulated pedagogical rationality to the curriculum. Thus, our objective was to analyze the pedagogical rationale of the TSI teacher and its interface with the curriculum. In seeking to contextualize this analysis on what moves the educational action in these schools, we refer the curriculum of an Education Center Full Time (CETI) state outlined in their Pedagogical Political Project (PPP) and the speech of his teachers, who willingly collaborated with the research. Teachers outlined his ideas from two main research techniques: questionnaires and the conversation wheel, referenced respectively by Richardson (2012) and Brito and Santana (2013), in addition, the complement of the research was to documentary research of PPP. We emphasize the conversation wheel by presents itself as the most valuable instrument for this research was to him that characterize the perception of teachers about the elements that make up the Educational Rationality. Data were organized, categorized and analyzed from the perspective of Bardin (2011). The confluence of ideas proposed by teachers added the curriculum documents and proposals of the CETI in allowed us to state that the extended day is permeated not a Rationality, but the amalgam of them, or diagnose the TSI, even from emancipatory principles, is still imbued with the traditional instrumental technical rationality. The results collaborate to justify and explain the epistemology of practice that underlies the educational activities of CETI teachers. This implies that this study also helps to expand the theoretical framework of this important field of knowledge for the teaching profession.