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RESUMO: Esta pesquisa de doutorado tem como objeto de estudo o estágio curricular supervisionado como espaço de construção e (re)construção dos saberes docentes investigado a partir do problema: De que forma o estágio curricular supervisionado oportuniza a construção e a reconstrução de saberes docentes no contexto da formação inicial de professores no curso de Pedagogia? Supõe que esse contexto de formação constitui-se espaço de construção de saberes profissionais, realizado pelo discente, por meio de sua atuação em situações reais de trabalho, defende a tese de que: o estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores, oportuniza a construção e (re)construção de saberes da profissão docente. Para o desenvolvimento da pesquisa, estabelece como objetivo geral: analisar o estágio curricular supervisionado como espaço de construção e (re)construção de saberes docentes no contexto da formação inicial de professores no curso de Pedagogia, seguido dos objetivos específicos: descrever aspectos legais do estágio curricular supervisionado, enfatizando o estágio do curso de Pedagogia da UFPI; construir o perfil biográfico e formativo das interlocutoras da pesquisa; identificar saberes da profissão docente construídos no decorrer da formação inicial de professores no contexto do estágio supervisionado; compreender a construção e (re)construção dos saberes docentes a partir do estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia. O referencial teórico e metodológico segue abordagens de Benjamin (1987), Fairclough (2001, 2012), Gauthier (1998), García (1999), Josso (1988, 2004), Nóvoa (1995, 1998), Passeggi (2011), Pimenta (2001, 2012), Pimenta e Lima (2004), Pimenta e Anastasiou (2002), Tardif (2002), Ricouer (2007, 2010), entre outros. A abordagem metodológica pauta-se nos fundamentos da pesquisa narrativa, cujos dados são analisados à luz da análise de discurso. O memorial de formação e o questionário foram os instrumentos utilizados no contato com as oito interlocutoras da pesquisa, discentes do curso de Pedagogia do CCE – Campus Ministro Petrônio/UFPI, nos eventos singulares das histórias narradas pelas interlocutoras, ficou clara a vinculação do eu singular ao eu social, até mesmo na escolha do curso de Pedagogia. A desvalorização social da profissão docente pesa na decisão de quem escolhe essa profissão. Há também uma forte influência de familiares e amigos nessas escolhas, bem como o leque de oportunidades que o curso de Pedagogia está oferecendo nos espaços não escolares que, na concepção de algumas interlocutoras, oferece mais status. Os resultados confirmam a tese e evidenciam o estágio curricular supervisionado como espaço de construção e (re)construção de saberes docentes no decurso de formação inicial de professores. Constatam a construção de saberes à proporção que as interlocutoras adentravam em diferentes contextos onde os estágios aconteciam, falamos de: saberes afetivos, saberes culturais, saberes contextualizados, saberes sociais, saberes profissionais, saberes curriculares, saberes disciplinares, saberes experienciais e saberes pedagógicos. As constatações enunciam, ainda, que sejam repensadas as relações que se estabelecem nos diferentes espaços educativos de atuação desse profissional em formação, haja vista que o pedagogo tem no contexto atual um leque de opções para desenvolver sua prática educativa e o curso de Pedagogia ainda não consegue abarcar, concretamente, essas dimensões formativas sejam por questões administrativas e/ou pedagógicas. ABSTRACT: This doctoral research has as object of study the supervised curricular training as a building and (re)building space of teaching knowledge, investigated from the problem: How does the supervised curricular training give opportunity to build and (re)build teaching knowledge in the context of initial training of teachers in the Pedagogy course? It is assumed that this training context constitutes space of professional knowledge, carried out by students, through their performance in real work situations, takes the view that: the supervised curricular training in initial teacher training, provides an opportunity to build and (re)build the teaching profession knowledge. For the development of the research, establishes as general objective: to analyze the supervised curricular training as a building and (re)building space of teaching knowledge in the context of initial teacher training in the Pedagogy course, followed by specific objectives: to describe legal aspects of the supervised curricular training, emphasizing the student training in the Pedagogy course of UFPI; build the biographical and training profile of the interlocutors of the research; identify knowledge of the teaching profession built in the course of initial teacher training in the context of supervised curricular training; understand the building and (re)building of teaching knowledge from the supervised curricular training in the Pedagogy course. The theoretical and methodological framework follows approaches of Benjamin (1987), Fairclough (2001, 2012), Gauthier (1998), Garcia (1999), Josso (1988, 2004), Nóvoa (1995, 1998), Passeggi (2011), Pimenta (2001, 2012), Pimenta and Lima (2004) Pimenta; Anastasiou (2002), Tardif (2002), Ricouer (2007, 2010), among others. The methodological approach is guided in the narrative research foundations, whose data are analyzed in the light of the discourse analysis. The memorial of training and the questionnaire were the instruments used in contact with the eight interlocutors of the research, CCE students from the Pedagogy course - Campus Minister Petrônio / UFPI, in the singular events of the stories told by the interlocutors, it was clear the linking of the singular self to the social self, even in the choice of the Pedagogy course. The social devaluation of the teaching profession weighs in the decision of those who will choose this profession. There is also a strong influence of family and friends in these choices, as well as the range of opportunities that the Pedagogy course is offering in the non-school spaces that, in the conception of some interlocutors, offers more status. The results confirm the theory and show that the supervised curricular training, as a building and (re)building space of teaching knowledge during the initial teacher training. It is confirmed the construction of knowledge to the proportion that the interlocutors entered in different contexts where the training happened, we talk about: affective knowledge, cultural knowledge, contextualized knowledge, social knowledge, professional knowledge, curricular knowledge, disciplinary knowledge, experiential knowledge and pedagogical knowledge. The findings set out, also, to be considered the relationships that are established in different educational spaces of performance of this future professional, given that the pedagogue has in the present context a range of options to develop his/her educational practice and the Pedagogy course still can not cover, particularly, these formative dimensions whether by administrative and/or pedagogical issues. |
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