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TECNOLOGIA INFORMACIONAL E EDUCACIONAL PARA QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTES ADOLESCENTES

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dc.contributor.author SANTIAGO, Roberta Fortes
dc.date.accessioned 2018-07-09T18:00:42Z
dc.date.available 2018-07-09T18:00:42Z
dc.date.issued 2018-07-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1332
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Inez Sampaio Nery. Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Elaine Maria Leite Rangel Andrade. Examinador externo: Prof.ª Dr.ª Isabel Amélia Costa Mendes (USP). Examinador externo: Prof.ª Dr.ª Maria Corina Amaral Viana (URCA). Examinador interno: Prof.ª Dr.ª Márcia Teles de Oliveira Gouveia. Examinador interno: Prof.ª Dr.ª Silvana Santiago da Rocha. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública, portanto atividades de educação em saúde assumem importância, pois podem ter efeito positivo na qualidade de vida, promover saúde e prevenir agravos. Diante desta problemática, este estudo teve como objetivo geral avaliar uma intervenção educativa on-line sobre pré-natal na melhoria da qualidade de vida de gestantes adolescentes. Trata-se de estudo desenvolvido após aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (protocolo número 1.837.209), em duas etapas. A primeira etapa consistiu em estudo metodológico de construção e avaliação de objeto virtual de aprendizagem para intervenção educativa on-line, denominado GESTAQ, e a segunda etapa, em estudo quase experimental, para avaliação da qualidade de vida de gestantes adolescentes antes e depois do GESTAQ e da satisfação quanto à usabilidade, nas equipes de Estratégia Saúde da Família, em Teresina, de outubro de 2017 a janeiro de 2018. Na Etapa 1, para construção do GESTAQ, percorreram-se as seguintes fases: caracterização e identificação das necessidades de aprendizagem sobre pré-natal de 88 gestantes adolescentes, definição dos objetivos educacionais e dos conteúdos, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. A qualidade do objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal foi avaliada por cinco juízes em Enfermagem em Saúde da Mulher, por meio do Learning Object Review Instrument e para avaliação ergonômica, cinco juízes em Informática avaliaram a funcionalidade, usabilidade e eficiência, analisadas por estatística descritiva. Na Etapa 2, participaram 35 gestantes adolescentes, fez-se estatística descritiva das características sociodemográficas, obstétricas e de usos das tecnologias de informação e comunicação. Na avaliação da QV antes e depois do GESTAQ, pelo Instrumento de Qualidade de Vida de Ferrans & Powers, foi realizado o teste t para os escores de distribuição normal e o teste Wilcoxon para os de distribuição não-paramétrica, o nível de significância adotado foi α=0,05. Foi possível afirmar que após o GESTAQ, houve melhoria significativa da QV total (p<0,001) e nos domínios saúde/funcionamento (p<0,001), socioeconômico (p<0,001) e psicológico/espiritual (p<0,001). O domínio família foi o único que não teve associação significativa. A usabilidade do GESTAQ, mensurada pelo System Usability Scale, recebeu avaliação de excelência, pelas gestantes adolescentes, com média de escore igual a 94,9 ± 10,2 (IC a 95% [91,4 – 98,4]). Os resultados obtidos com o desenvolvimento, a implementação e satisfação do GESTAQ, somado ao efeito deste sobre a QV, permite-o ser incorporado no processo de educação em saúde com gestantes adolescentes. RESUMEN: El embarazo en la adolescencia es un problema de salud pública, por lo tanto, las actividades de educación en salud asumen importancia, ya que pueden tener efecto positivo en la calidad de vida, promover la salud y prevenir agravios. Ante esta problemática, el objetivo general del estudio fue evaluar una intervención educativa on-line sobre prenatal en la mejora de la calidad de vida de gestantes adolescentes. Estudio desarrollado después de la aprobación de un Comité de Ética en Investigación (protocolo número 1.837.209), en dos etapas. La primera etapa consistió en estudio metodológico de construcción y evaluación de objeto virtual de aprendizaje para intervención educativa on-line, denominado GESTAQ, y la segunda etapa, en estudio casi experimental, para evaluación de la calidad de vida de gestantes adolescentes antes y después del GESTAQ y de la satisfacción en cuanto a la usabilidad, en los equipos de Estrategia Salud de la Familia, en Teresina, Brasil, de octubre de 2017 a enero de 2017. En la Etapa 1, para construcción del GESTAQ, se recorrieron las siguientes fases: caracterización e identificación de las necesidades de aprendizaje sobre prenatal de 88 gestantes adolescentes, definición de los objetivos educativos y contenidos, diseño, desarrollo, implementación y evaluación. La calidad del objeto virtual de aprendizaje sobre prenatal fue evaluada por cinco jueces en Enfermería en Salud de la Mujer, a través del Learning Object Review Instrument y para evaluación ergonómica, cinco jueces en Informática evaluaron funcionalidad, usabilidad y eficiencia, analizadas por estadística descriptiva. En la Etapa 2, participaron 35 gestantes adolescentes, se hizo estadística descriptiva de las características sociodemográficas, obstétricas y de usos de las tecnologías de información y comunicación. En la evaluación de la QV antes y después del GESTAQ, por el Instrumento de Calidad de Vida de Ferrans & Powers, se realizó la prueba t para los puntajes de distribución normal y prueba Wilcoxon para los de distribución no paramétrica, el nivel de significancia adoptado fue α=0,05. Se puede afirmar que después del GESTAQ, hubo mejora significativa de la QV total (p<0,001) y en los ámbitos salud/funcionamiento (p<0,001), socioeconómico (p<0,001) y psicológico/espiritual (p<0,001). El dominio familiar fue el único que no tuvo asociación significativa. La usabilidad del GESTAQ, medida por el System Usability Scale, recibió evaluación de excelencia, por las gestantes adolescentes, con media de puntuación igual a 94,9 ± 10,2 (IC a 95% [91,4 - 98,4]). Los resultados obtenidos con el desarrollo, la implementación y satisfacción del GESTAQ, sumado al efecto de este sobre la QV, permítelo ser incorporado en el proceso de educación en salud con gestantes adolescentes. ABSTRACT: Adolescent pregnancy is a public health problem, wherefore health education activities are important because they can have a positive effect on quality of life, promote health and prevent health problems. Faced with this problem, this study aimed to evaluate an on-line educational intervention on prenatal care to improve the quality of life of adolescent pregnant women. It is a study developed after approval of a Research Ethics Committee (protocol number 1837209), in two stages. The first stage consisted of a methodological study of the construction and evaluation of virtual learning object for online educational intervention, called GESTAQ; and the second stage, was a quasi-experimental study, for the evaluation of the quality of life of pregnant women before and after GESTAQ and satisfaction with usability, in the Family Health Strategy teams in Teresina, from October 2017 to January 2018. In Step 1, the following steps were taken to construct GESTAQ: characterization and identification of learning needs on prenatal care of 88 pregnant women, definition of educational objectives and contents, design, development, implementation and evaluation. The quality of the virtual prenatal learning object was evaluated by five judges in Nursing in Women's Health, through the Learning Object Review Instrument and for ergonomic evaluation, five judges in Informatics evaluated the functionality, usability and efficiency, analyzed by statistic descriptive. In Step 2, 35 teenage pregnant women participated, descriptive statistics of the sociodemographic, obstetric and information technology characteristics were made. In the evaluation of the QV before and after GESTAQ, by the Ferrans & Powers Quality of Life Instrument, the t-test was performed for the normal distribution scores and the Wilcoxon test for the non-parametric distribution, the significance level adopted was α = 0.05. It was possible to affirm that after the GESTAQ, there was a significant improvement in total QoL (p <0.001) and in the health / functioning (p <0.001), socioeconomic (p <0.001) and psychological / spiritual domains (p <0.001). The family domain was the only one that had no significant association. The usability of GESTAQ, as measured by the System Usability Scale, was evaluated by adolescents with a mean score of 94.9 ± 10.2 (95% CI [91.4 - 98.4]). The results obtained with the development, implementation and satisfaction of GESTAQ, in addition to its effect on QoL, allow it to be incorporated in the process of health education with adolescent pregnant women. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gravidez na adolescência pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Embarazo en la adolescencia pt_BR
dc.subject Calidad de vida pt_BR
dc.subject Educación en salud pt_BR
dc.subject Tecnología educativa pt_BR
dc.subject Educación a distancia pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject Pregnancy in adolescence pt_BR
dc.subject Quality of life pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Educational technology pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Distance pt_BR
dc.title TECNOLOGIA INFORMACIONAL E EDUCACIONAL PARA QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTES ADOLESCENTES pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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