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RESUMO: Os espaços de participação do público nos telejornais têm sido ampliados de
diferentes maneiras. A participação é incentivada pelos apresentadores, que oferecem
números de WhatsApp e endereços de redes sociais para contato direto e imediato, um
cenário oportunizado em tempos de comunicação em rede. Compreender como se dá a
apropriação dessa participação pelos telejornais piauienses foi o desafio lançado por esta
pesquisa, que tem como base a Economia Política do Jornalismo. O estudo teve como
observáveis os telejornais: Piauí TV 1ª edição (TV Clube, afiliada da Rede Globo); Jornal
do Piauí (TV Cidade Verde, afiliada do SBT); Agora (TV Meio Norte – sem afiliação); e
Bancada Piauí (TV Antena 10, afiliada da Rede Record). Recorreu-se à pesquisa
bibliográfica, análise de conteúdo, pesquisa de campo e pesquisa exploratória para chegar aos resultados, dentre os quais podem ser destacados: a participação do público é
subaproveitada, ficando comprovada a sua utilização como estratégia mercadológica para
atrair audiência e patrocinadores. Por meio do estudo, também foi possível identificar
guetos de participação nos telejornais analisados e constatar que propiciam a inserção de
mensagens relacionadas principalmente a trivialidades e reclamações sobre serviços
públicos. ABSTRACT: The spaces of public‟s participation in the news programs have been enlarged in different ways. Participation is encouraged by the presenters, who offer WhatsApp numbers and social networking addresses for direct and immediate contact, scenario that has propitiated in times of network communication. Understanding the appropriation of this participation by the Piauí‟s television channels was the challenge launched by this research, which is based on the Political Economy of Journalism. Have been observed the news programs: Piauí TV 1ª edição (TV Clube, Rede Globo‟s affiliate); Jornal do Piauí (TV Cidade Verde, SBT‟s affiliate); Agora (TV Meio Norte – non-affiliated network); e Bancada Piauí (TV Antena 10, Rede Record‟s affiliate). Have been used bibliographic research, content analysis, field research and exploratory research to reach the results, among which we can highlight: the participation of the public is underappreciated, being proved its use as a marketing strategy to attract the audience and sponsors. Through the study, it was also possible to identify ghettos of participation in the analyzed news programs and verify that they facilitate the insertion of messages mainly about trivia and complaints about public services. |
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