Abstract:
RESUMO: Este trabalho dissertativo versa sobre a pesquisa realizada acerca das contribuições do estágio supervisionado para a construção da profissão docente no contexto do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal Piauí (UFPI) e está vinculada à linha de pesquisa Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), UFPI. A problemática desta investigação surgiu de inquietações da pesquisadora, originadas durante as vivências no Estágio Supervisionado (ES), como estudante e, posteriormente, como professora do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Essas inquietações deram origem à seguinte questão-problema: Que contribuições o Estágio Supervisionado (ES) em Artes Visuais da UFPI pode proporcionar para a construção da profissão docente? O objetivo geral do estudo foi analisar o Estágio Supervisionado da Licenciatura em Artes Visuais da UFPI, sob a perspectiva da construção da profissão docente. E os objetivos específicos foram: caracterizar o ES do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI; identificar o que dizem os docentes-supervisores e os discentes-estagiários, através de narrativas, sobre o ES em Artes Visuais da UFPI; e, compreender como o Estágio Supervisionado contribui para a construção da formação docente em Artes Visuais. O aporte teórico sobre o Ensino e Formação de Professores em Artes Visuais: Barbosa (1998, 2002, 2008, 2015a, 2015b), Barbosa e Coutinho (2011), Coêlho, Sampaio e Pedrosa (2015), Coutinho (2002), Frange (2002), Hernández (2007), Oliveira (2005), Pedrosa (2016), Pimentel (2009), dentre outros. Os aspectos teóricos do Estágio Supervisionado em Artes Visuais estão ancorados em Andrade (2005), Ghedin,
Oliveira e Almeida (2015), Lampert (2005), Lima (2012), Lima e Pimenta (2006), Zabala
(2014), dentre outros. No campo metodológico, foi realizado um estudo de cunho qualitativo baseado em Flick (2009) e em Moreira e Caleffe (2008). A coleta de dados teve como principal instrumento, a entrevista narrativa, fundamentada em Flick (2009) e Schültze (2013). Participaram desta pesquisa 8 (oito) sujeitos, sendo 2 (dois) docentes-supervisores, e 6 (seis) discentes-estagiários, todos inseridos no contexto do ES do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI. A organização dos dados empíricos em categorias e a técnica de Análise do Conteúdo realizaram-se com base em Bardin (2011). O estudo indicou que o Estágio Supervisionado é importante componente da formação e que este contribui de forma decisiva para a construção da profissão docente no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. ABSTRACT: This dissertation presents the research about the contributions of the supervised stage to the construction of teaching profession realized at the Universidade Federal do Piauí (UFPI) and its linked to the research line Teaching, Teacher Formation and Pedagogical Practices from Program of the Postgraduate in Education (PPGEd), UFPI. The problematic of this investigation arose from the researcher's concerns, originated during the experiences in the Estágio Supervisionado (ES), as a student and, later, as a teacher of that stuff. Those concerns gave rise to the following problem question: What contributions can the Estágio
Supervisionado (ES) in Licenciatura em Artes Visuais of the UFPI provide for the
construction of teaching profession? The general objective of the study was to analyze the
ES in Licenciatura em Artes Visuais of the UFPI, from the perspective of the teaching
profession construction. And the specific objectives were: to characterize the ES of the
Licenciatura em Artes Visuais of the UFPI; to identify what teachers-supervisors and trainee students say, through narratives, about the ES Licenciatura em Artes Visuais of the UFPI; and to understand how the ES contributes to the construction of teacher formation in Visual Arts. The theoretical contribution on Teaching and Teachers Formation in Visual Arts: Barbosa (1998, 2002, 2008, 2015a, 2015b), Barbosa and Coutinho (2011), Coêlho, Sampaio and Pedrosa (2015), Coutinho (2002), Hernández (2007), Oliveira (2005), Pedrosa (2016), Pimentel (2009), among others. The theoretical aspects of the supervised stage in Visual Arts were anchored in Andrade (2005), Ghedin, Oliveira and Almeida (2015), Lampert (2005), Lima (2012), Lima and Pimenta (2006), Zabala (2014), among others. Among the methodological field, this qualitative study was based on Flick (2009) and on Moreira and Caleffe (2008). The main instrument of data collect was the narrative interview based on Flick (2009) and Schültze (2013). In this study, participated 8 (eight) subjects - 2 (two) teachers-supervisors, and 6 (six) trainee students - all of them inserted in the ES of the Licenciatura em Artes Visuais context of the UFPI. The organization of empirical data in categories and the technique of Content Analysis were based on Bardin (2011). The study indicated that the supervised stage (ES) is an important component of the teacher formation and contributes on a decisive way for construction of the Visual Arts teaching profession though the Licenciatura em Artes Visuais da UFPI.