Abstract:
RESUMO: Estudos fornecem evidências para a associação entre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e percepção de tempo. No entanto, pouco se sabe se a aplicação de tarefas de estimativa do tempo em diferentes intervalos de tempo induz modificações na percepção temporal em sujeitos com TDAH. Este estudo investigou a influência do TDAH na atividade da banda teta em regiões frontais, especificamente no córtex pré-frontal dorsolateral e córtex pré-frontal ventrolateral durante tarefa de estimativa do tempo em intervalos de suprassegundos. Quatorze sujeitos com TDAH participaram deste estudo nas condições controle (sem treinamento com estimativa do tempo) e experimental (trinta dias de treinamento com estimativa do tempo). A Escala de TDAH versão adolescente e adultos foi utilizada com a finalidade de verificar os níveis e classificação do TDAH. Os sujeitos que realizaram o treinamento apresentaram melhor desempenho na tarefa (p<0,05), estimando os intervalos de tempo com maior precisão. Além disso, houve melhora dos aspectos cognitivos (p<0,05), em especial na atenção, impulsividade e emoção. Os achados eletrofisiológicos demonstram que o treinamento aumenta a atividade no córtex pré-frontal dorsolateral e no córtex pré-frontal ventrolateral bilateralmente (p<0,001). Conclusão: o treinamento com tarefa de estimativa do tempo melhora os sintomas cognitivos característicos do TDAH, com substancial aumento na atividade das áreas corticais relacionadas com a atenção e memória, podendo ser uma ferramenta para o gerenciamento cognitivo do tempo em TDAH. ABSTRACT: Attention deficit hyperactivity disorder (adhd) is a neurological disorder characterized by levels of inattention, hyperactivity, and impulsivity, which affect time subjective perception. However, it is not clear whether time estimation tasks application induces changes in adhd subjects' time perception. Aim: this study investigated whether time estimation task training influences on adhd subjects' classification levels, as well as theta band activity changes in the dorsolateral prefrontal cortex and ventrolateral prefrontal cortex. Materials and methods: fourteen adhd subjects participated in this study under control conditions (without time estimation training) and experimental (thirty days of time estimation Training) with concomitant electroencephalographic analysis. Adhd scale adolescents and adults version was used to verify adhd levels and classification. Results and discussion: subjects who performed the training presented better task performance (p <0.05) with cognitive aspects improvement (attention, impulsivity, and emotion) (p <0.05). Electrophysiological results show that training increases activity in dorsolateral prefrontal cortex and ventrolateral prefrontal bilaterally (p <0.001). Conclusion: time estimation task training improves adhd cognitive symptoms, with a substantial increase in cortical areas activity related to attention and memory, being a tool for timing cognitive management and for non-invasive therapeutic aid in ADHD.