Abstract:
RESUMO: A decisão do voto é resultante de diversos elementos condicionantes que são originados pelo
comportamento eleitoral construídos no decorrer da vida do eleitor, como o grupo social a que
pertencem, interesse pessoal, identificação partidária, ideologia, religião, sistema de valores,
avaliação dos candidatos e dos governos, das características pessoais dos políticos, mídia e,
mais recentemente, as emoções etc. A economia, também, constitui um fator influenciador
nas decisões de voto dos eleitores. A influência da economia sobre o comportamento político
tem se tornado ao longo das últimas décadas um dos grandes campos de estudo da Ciência
Política. Desde o início dos anos 1970, pesquisadores têm desenvolvido teorias e modelos
para explicar por que os cidadãos aprovam ou desaprovam os governantes e/ou os partidos no
poder, considerando o estado da economia. A Teoria do Voto Econômico ou, simplesmente, a
relação entre economia e voto, desenvolveu-se pioneiramente nos países de democracia
avançada, sendo principalmente concentradas nos Estados Unidos e em países europeus. Nos
países latino-americanos esses estudos ainda são poucos, e contemplam análises individuais
de países ou anos, eleições em especifico, além de análises de grupos relativamente pequeno
de países e período de tempo. Além disso, não foi encontrado, durante esse trabalho, nenhum
estudo comparado sobre a região que levasse em consideração as diferenças políticos-institucionais dos países, cujo desenho pode modificar a avaliação do eleitor sobre a
economia. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo examinar se as
percepções dos eleitores latino-americanos sobre o desempenho econômico de seus países
exerceram alguma influência sobre sua preferência pelo partido que está no poder. Para
alcançar esse objetivo foi realizado um estudo cross-sectional multinível, com dados a nível
indivíduo e a nível país, de 18 países latino-americanos em um recorte temporal de 1995 a
2013. Através da análise multinível com regressões logísticas com erros padrão cluster-robusto e com efeitos aleatórios, observou-se que, entre outras coisas, as percepções
econômicas dos indivíduos exerceram influência sobre suas preferências partidárias, podendo
variar de país para país. ABSTRACT: The decision of the vote is the result of several conditions elements that arise from the voting
behavior built during the life of the voter, as a social group they belong to, self-interest, party
identification, ideology, religion, values system, evaluation of candidates and governments,
the personal characteristics of politicians, media and, more recently, emotions etc. The
economy, too, is an influential factor in the voting decisions of voters. The influence of the
economy on the political behavior has become over the past decades a major political science
fields of study. Since the early 1970s, researchers have developed theories and models to
explain why citizens approve or disapprove of the government and / or the parties in power,
considering the state of the economy. The Economic Vote theory or simply the relationship
between economics and vote, innovatively developed in advanced democracies, is mainly
concentrated in the United States and European countries. In Latin American countries such
studies are still few, and include individual analyzes of countries or years, in specific
elections, as well as analyzes of relatively small groups of countries and time. Moreover, it
was not found during this work, no comparative study on the region to take into account the
political and institutional differences among the countries, whose design can change the
assessment of the voter on the economy. From this perspective, the present study aimed to
examine whether the perceptions of Latin American voters about the economic performance
of their countries exerted some influence on their preference for the party in power. To
achieve this goal we conducted a cross-sectional study multilevel, with data at individual level
and country level in 18 Latin American countries in a time frame from 1995 to 2013. Through
the multilevel analysis with logistic regressions with standard errors cluster- robust and
random effects, it was observed that, among other things, economic perceptions of individuals
exerted influence on their party preferences, which may vary from country to country.