Repositório Institucional da UFPI

PROFISSIONALIDADE DOCENTE: dimensões intrínsecas ao bacharel professor da educação profissional e tecnológica

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ORSANO, Ana Célia Furtado
dc.date.accessioned 2018-06-29T17:23:15Z
dc.date.available 2018-06-29T17:23:15Z
dc.date.issued 2018-06-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1298
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Soares Barbosa Lima. Examinador interno: Prof.ª Dr.ª Adriana Najda Lelis Coutinho. Examinador interno: Prof.ª Dr.ª Bárbara Maria Macêdo Mendes. Examinador externo: Prof.ª Dr.ª Ana Maria Lório Dias (UFC). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este estudo insere-se na discussão acerca da constituição da profissionalidade docente circunscrita à formação de bacharéis professores, concebida como tarefa coletiva que envolve diversos agentes escolares no processo de ser e estar professor de forma crítica-reflexiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Declara como problema de pesquisa: que princípios colaboram para o desenvolvimento da profissionalidade docente na trajetória profissional construída pelo bacharel professor que atua na EPT do Campus Teresina Central do IFPI? Tem como objetivo geral investigar os princípios definidores da constituição da profissionalidade, relacionando-os à construção da trajetória profissional do bacharel professor que atua na EPT/IFPI no Campus Teresina Central (PI) e questões norteadoras: quais concepções acerca do trabalho docente na EPT são construídas pelo bacharel professor? Que princípios são definidores do processo de aquisição da profissionalidade do bacharel professor na EPT? Como se delineia para o professor da EPT, a relação ensinar e aprender na aquisição de sua profissionalidade? Define trajetória profissional como percurso construído intencionalmente; prática pedagógica enquanto ação social sistemática e intencional mediatizada pelo professor no processo ensino e aprendizagem; profissionalidade docente como construção social do trabalho do professor visando à autonomia profissional circunscrita aos componentes de formação e de desempenho pessoal no trabalho docente, em confronto com o referencial coletivo vinculado à profissão. Estabelece a tese de que a constituição da profissionalidade docente fundamentada em princípios multidimensionais favorecedores de práticas educativas críticas reflexivas inscreve-se na trajetória profissional dos bacharéis professores da EPT por meio das experiências vivenciadas em suas práticas docentes e em sua formação profissional. Orienta-se pelos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa social/qualitativa, fundamentada em Flick (2004); Bauer; Gaskel (2013); narrativas (auto) biográfico/história de vida, com apoio em Nóvoa e Finger (2010); Ferrarotti (2010); Dominicé (2010); Josso (2006); profissionalidade docente, fundamentada em Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003), Sacristán (1999), Roldão (2000, 2001), Formosinho (2006), Pacheco e Flores (1999), Imbernón (2006, 2009). São interlocutores da pesquisa 6 (seis) bacharéis professores, adotando como dispositivos de produção de dados: questionário, entrevista narrativa e grupos de discussão. O processamento analítico considera a triangulação dos dados, analiticamente, entre os conteúdos produzidos a partir do questionário, das narrativas e dos grupos de discussões, perspectivando efetivar e aprofundar a compreensão. Registra como encaminhamento conclusivo que a trajetória profissional do bacharel professor da EPT/IFPI Campus Teresina Central (PI) é resultado da ação concatenada de três dimensões (social, pessoal e ética; referencial da prática educativa; institucional e sociocultural da profissão) que articuladas aos seus princípios definem a profissionalidade docente. Observa que a constituição dessa profissionalidade, enquanto processo dinâmico e inter-relacional, revela o protagonismo da prática educativa desses professores em um nível básico de reflexão crítica acerca dessa prática. Conclui com base na narratividade dos bacharéis interlocutores que a instituição poderia assumir papel significativo na construção da profissionalidade na medida em que possibilite maior reciprocidade de influências nos segmentos: gestão institucional e corpo docente, intermediados pela formação contínua. ABSTRACT: This study is inserted in a discussion about the constitution of the teacher professionality circumscribed to the training of bachelor teachers, conceived as a collective task that involves several school agents in the process of being and being a teacher in a critical-reflexive way in Vocational and technical education (EFA), in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), where diversified educational practices have been materialized more than 100 years. It registers as problematization the defining elements of the acquisition of the teacher professionality in the EFA of bachelor teachers, built on the professional trajectory. Statement of the research problem: which principles collaborate for the development of professional teaching in the professional trajectory built by the bachelor professor who works in the EFA of the Campus Teresina Central at IFPI? From this problem, the general objective is to investigate the defining principles of the professionality constitution, relating them to the construction of the professional trajectory of the teacher who works at the EFA / IFPI in the Campus Teresina Central (PI) and the guiding questions: what conceptions about teaching work in EFA are built by the bachelor teacher? What principles define the acquisition process of the bachelor teacher professionality in EFA? How do you outline for the EFA teacher, the relationship teach and learn in acquiring your professionalism? How does the EFA teacher outline the relationship between teaching and learning in acquiring of your professionality? At the conceptual level, it defines professional trajectory as intentionally constructed path; pedagogical practice as systematic and intentional social action, mediated by the teacher in the teaching and learning process; teacher professionality as a social construction of the teacher’s work, aiming at the professional autonomy limited to the components of training and personal development in the teaching work, in comparison with the collective referential linked to the profession. It establishes the assertion the constitution of the teacher professionality based on multidimensional principles favoring critical and reflexive educational practices, it is registered in the professional trajectory of the bachelor teachers in the EFA through experiences in their teacher practices and their teacher practices. It is guided by the theoretical-methodological assumptions of social/qualitative research, based on Flick (2004); Bauer; Gaskel (2013); the (auto) biographical / life history narratives based on Nóvoa e Finger (2010); Ferrarotti (2010); Dominicé (2010); Josso (2006), among others authors that discuss about (auto) biography as an investigative method in teacher education. In relation to professionality, based on Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003), Sacristán (1999), Roldão (2000, 2001), Formosinho (2006), Pacheco e Flores (1995, 1999), Imbernón (2006, 2009). Interlocutors of this research were six bachelor teachers. It was adopted as data producing devices the questionnaire, a narrative interview and discuss groups. To process the data analysis was used the data triangulation method, enabling to transact, descriptive and analytically between the contents produced from the questionnaire, narratives and discussion groups, aiming to effect and deepen the understanding about the object of study. It registers as conclusive route that the professional trajectory of the bachelor of the EFA / IFPI Campus Teresina Central (PI) is a result of the concatenated action of three dimensions (social, personal and ethical, referential of the educational, institutional and sociocultural practice of the profession) that articulated to the principles define teacher professionality. It observes that the constitution of this professionality as a dynamic and inter-relational process reveals the protagonism of the educational practice of these teachers at a basic level of critical reflection about this practice. It concludes based on the narrativity of the interlocutors that the institution could assume a significant role in this construction of professionality to the extent that it allows greater reciprocity of influences in the segments: institutional management and faculty, intermediated by the continuous formation. RESUMEN: Este estudio es parte de la discusión sobre la creación de la profesión docente insertada a la formación de los graduados maestros, concebida como una tarea colectiva que implica muchos interesados en la escuela en el proceso de ser profesor de manera crítica-reflexiva en la Formación Profesional y Tecnológica (EPT) en el Instituto Federal de Educación Ciencia y Tecnología de Piauí (IFPI), donde se materializó prácticas educativas diversificadas para más de cien años. Registros como cuestionar la comprensión de los elementos que definen la adquisición de la enseñanza profesional en el EPT, graduandos maestros, construidas en la carrera profesional. Declara como problema de investigación: ¿qué principios colaborar para el desarrollo de la actividad docente en la trayectoria profesional construido por el profesor soltero comprometidos en el Campus de la EPT Teresina central IFPI? Debido a este problema, que tiene como objetivo general para investigar los principios que definen la constitución de profesionalismo, relacionándolos con la construcción de la trayectoria profesional del profesor soltero participado en el EPT / IFPI Campus Teresina central (PI) y las preguntas orientadoras: ¿Qué concepciones sobre labor docente en la EPT están construidos por el profesor soltero? ¿Qué principios están definiendo la profesionalidad del proceso de adquisición de la maestra graduada en la EPT? Como se ha señalado para el profesor de la EPT, la relación enseñanza y el aprendizaje en la adquisición de su profesionalismo? En el plan conceptual define carrera profesional como un camino construido intencionadamente; la práctica pedagógica como acción social sistemática e intencional mediada por el profesor en la enseñanza y el aprendizaje; la enseñanza de la profesión como una construcción social del trabajo del profesor destinado a la autonomía profesional restringido a los componentes de capacitación y desempeño personal en la enseñanza, en confrontación con la referencia colectiva vinculada a la profesión. Se establece la tesis de que el establecimiento de la profesión de la enseñanza basada en principios que favorecen multidimensionales de las prácticas educativas críticas de reflexión es parte de la carrera profesional de los graduados de los maestros de la EPT a través de experiencias de vida en sus prácticas de enseñanza y su formación profesional. Se guía por los principios teóricos y metodológicos de la investigación social / cualitativa, basada en Flick (2004); Bauer; El Dr. Gaskell (2013); narrativas (automático) historia biográfica / la vida, con el apoyo Novoa y Finger (2010); Ferrarotti (2010); Dominicé (2010); Josso (2006). En cuanto a profisionalidade, se basa en Ramalho, Nuñez y Gauthier (2003), Sacristan (1999). Roland (2000, 2001), Formosinho (2006), Pacheco y Flores (1995, 1999), Imbernon (2006, 2009). Presenta como interlocutores de investigación seis (6) maestros, adoptando como dispositivos de salida de datos: cuestionario, entrevistas narrativas y grupos de discusión. El procesamiento de análisis considera la triangulación de datos, permitiendo el tránsito, descriptiva y analíticamente entre los contenidos producidos a partir de los cuestionarios, narrativas y discusiones de grupo, el efecto de visión y profundizar en la comprensión del objeto de estudio. Registros como el desvío concluyentes del profesional docente carrera Licenciatura de EPT / IFPI Campus Teresina Center (PI) es el resultado de la acción de varias partes de tres dimensiones (social, personal y la ética; referencia de la práctica educativa, profesión institucionales y socio-culturales) que articula la sus principios definen la profesión docente. Se toma nota de que el establecimiento de tales profesionalismo, como un proceso dinámico e inter-relacional, revela el papel de la práctica educativa de estos maestros en un nivel básico de reflexión crítica sobre esta práctica. La conclusión basada en la narración de los solteros interlocutores de que la institución podría tomar papel importante en la construcción de profesionalismo, ya que permite mayores influencias recíprocas en los segmentos: la gestión institucional y personal docente, intermediada por el entrenamiento. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Profissionalidade docente pt_BR
dc.subject Bacharel professor pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Pesquisa narrativa pt_BR
dc.subject Teacher professionality pt_BR
dc.subject Bachelor teacher pt_BR
dc.subject Teacher education pt_BR
dc.subject Narrative research pt_BR
dc.subject Enseñanza deprofesionalismo pt_BR
dc.subject Profesor de licenciatura pt_BR
dc.subject La formación del profesorado pt_BR
dc.subject Investigación narrativa pt_BR
dc.title PROFISSIONALIDADE DOCENTE: dimensões intrínsecas ao bacharel professor da educação profissional e tecnológica pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account