dc.description.abstract |
RESUMO: Discussões sobre qualidade de vida e terceira idade estão crescendo devido ao aumento do número da população idosa no mundo, e compreender o processo de envelhecimento em vários aspectos, inclusive o do meio ambiente físico em que os idosos vivem, torna-se relevante. Pensando na promoção da qualidade de vida dos idosos, muitos programas de saúde e educacionais estão voltando-se para acolher essa demanda, e nesse contexto, as Universidades Abertas à Terceira Idade se destacam. Surge novo perfil de idoso, o qual é ativo no processo de envelhecimento e tem capacidade para desempenhar suas funções e potencialidades. Nesse sentido, emerge o questionamento: qual a avaliação que os idosos fazem do transporte público - ônibus – utilizado para o deslocamento de suas casas até as Universidades Abertas à Terceira Idade? Partindo desse questionamento, esse trabalho tem como objetivo analisar como as condições de mobilidade urbana mediada pelo transporte público – ônibus - interfere na qualidade de vida dos idosos quanto à sua autonomia de locomoção, que frequentam a UNATI-PI, com idade a partir de 60 anos. Buscou-se identificar os locais, frequência e percepção das condições de deslocamento dos idosos, com ênfase para a UNATI-PI; mapear os trechos das linhas de ônibus utilizados pelos idosos para o deslocamento até a UNATI-PI, segundo os indicadores do formulário de qualidade dos transportes públicos adaptado de Ferraz e Torres; e avaliar a percepção do risco e das consequências de queda por parte dos idosos frequentadores da UNATI-PI. Este trabalho foi desenvolvido em duas partes. A primeira é composta por Introdução, Revisão Bibliográfica, Metodologia Geral e Referências, e a segunda, em forma de artigos, onde estarão os resultados. Concluiu-se com esta pesquisa que os locais que os idosos que deslocam-se para a UNATI-PI de ônibus frequentam, além da UNATI-PI são: em primeiro lugar, locais que oferecem serviços comerciais, como banco, centro e feiras; em segundo, locais destinados a lazer: shoppings, visitas a familiares e amigos, participação em grupos de atividades físicas, centros de convivência, atividades do Serviço Social do Comércio - SESC, festas e clube; e em terceiro lugar, também com expressiva frequência, são as Igrejas. Os demais locais, como, serviços médicos, de saúde mental e trabalho, também foram mencionados. Sobre a percepção dos idosos acerca dos indicadores de qualidade de transporte público mais importantes, o estado da vias foi o critério mencionado mais vezes como importante, com 18% da amostra, seguido do comportamento dos operadores, frequência dos atendimentos e tempo de viagem, ambos com 14%. O critério confiabilidade, que refere-se ao cumprimento dos horários pelas empresas de ônibus, de acordo com Ferraz e Torres (2004), e representou 11% da amostra. O transporte coletivo ônibus é muito utilizado por idosos, seja por questões financeiras ou por facilidade de locomoção. Porém, o mesmo deixa muito a desejar quanto à satisfação das necessidades pessoais do grupo etário, assim como também, nas necessidades básicas para que se adequem às impostas pela idade da amostra. ABSTRACT: Discussions about quality of life and old age are growing due to the increasing number of the elderly population in the world, and understanding the aging process in various aspects, including the physical environment in which the elderly live, becomes relevant. Thinking about promoting the quality of life of the elderly, many health and educational programs are turning to meet this demand, and in this context, Open Universities to the Third Age stand out. A new profile emerges of the elderly, which is active in the aging process and has the capacity to perform its functions and potentialities. In this sense, the question emerges: what is the evaluation that the elderly do of the public transport - bus - used for the displacement of their houses to the Universities Open to the Third Age? Based on this questioning, this study aims to analyze how the conditions of urban mobility mediated by public transport - bus - interfere in the quality of life of the elderly regarding their autonomy of locomotion, who attend the UNATI - PI, aged from 60 years. The aim was to identify the locations, frequency and perception of the displacement conditions of the elderly, with emphasis on UNATI-PI; to map the stretches of bus lines used by the elderly to the transfer to UNATI-PI, according to the indicators of the public transport quality form adapted from Ferraz and Torres; and to evaluate the perception of risk and the consequences of falling on the part of the elderly attending the UNATI-PI. This work contains developed in two parts. The first one consists of Introduction, Bibliographic Review, General Methodology and References, and the second, in the form of articles, where the results will be. It was concluded with this research that the places that the elderly that move to the UNATI-PI of bus attend, besides the UNATI-PI are: first, places that offer commercial services, like bank, center and fairs; second, places for leisure: shopping malls, visits to family and friends, participation in groups of physical activities, social centers, activities of the Social Service of Commerce - SESC, parties and club; and thirdly, also with expressive frequency, are the Churches. The other places, such as medical services, mental health and work, were also mentioned. Regarding the perception of the elderly about the most important public transport quality indicators, the state of the road was the criterion mentioned more often as important, with 18% of the sample, followed by the behavior of the operators, attendance frequency and travel time, both with 14%. According to Ferraz and Torres (2004), the criterion of reliability, which refers to the fulfillment of the schedules by bus companies, represented 11% of the sample. Bus transportation is often used by the elderly, either for financial reasons or for ease of transportation. However, it leaves much to be desired as regards the satisfaction of the personal needs of the age group, as well as the basic needs to fit the needs imposed by the age of the sample. |
pt_BR |