dc.description.abstract |
RESUMO: As religiões assumem papel de destaque frente à formação cultural da sociedade, influenciando na forma do homem se relacionar com o espaço. Desse modo, estudar o espaço urbano considerando a perspectiva do Sagrado possibilita um entendimento particularizado da cidade. Teresina-PI, em especial, tem uma ligação próxima com a religiosidade desde a sua formação, destacando-se duas vertentes tradicionais, a religião católica e as religiões afro-brasileiras. Estas práticas do Sagrado – que atuam como marcadores identitários dos troncos culturais dos povos formadores de Teresina: o índio, o branco e o negro – compunham os costumes dos primeiros habitantes e se mantiveram ao longo do tempo, assumindo, hodiernamente, uma nova relação com a cidade, por meio de um arranjo territorial diferenciado. Assim, este trabalho de dissertação, desenvolvido no âmbito da Geografia Cultural, na temática da Geografia da Religião, se propõe a compreender qual o papel que as territorialidades sagradas – católicas e afro-brasileiras – desempenham, na configuração urbana teresinense, do ponto de vista da sociabilidade e espacialidade. Como recorte tem-se a Zona Norte de Teresina, no tempo presente, levando em conta o processo histórico. A escolha pelo recorte decorre do status diferenciado que o sagrado assume nessa região que atua como polo religioso, concentrando celebrações católicas de grande público e a maioria dos terreiros de Umbanda e Candomblé da cidade. O objetivo geral da pesquisa é analisar as formas de territorialização das religiosidades católica e afro-brasileira que se destacam na Zona Norte da cidade. Toma-se como objeto duas celebrações católicas – a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Missa da Misericórdia – e os cultos ordinários de duas comunidades de terreiro – Tenda Espírita de Umbanda Santa Bárbara, de Umbanda, e Ilê Axé Opassoró Fadakar, de Candomblé –. Adota-se uma metodologia de caráter qualitativo, aderindo, como norte teórico-filosófico o construcionismo crítico na perspectiva de Sousa Filho (2007). A coleta de dados empíricos assume como estratégia a observação participante, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas realizadas com os sacerdotes. Foram empregadas como técnicas de coleta de dados: registro em diário de campo; criação de mapas temáticos; pesquisa bibliográfica. Para a interpretação dos dados recorre-se à análise de categorias, baseada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977) que, por meio de categorias atreladas à teoria, torna possível correlacionar o corpus da pesquisa. Destaca-se como principais categorias teóricas: Sagrado; Profano; Territorialidade; Sistema simbólico religioso. Dentre os autores fundamentais para a construção das categorias arroladas citam-se: Durkheim (2008); Geertz (2015); Raffestin (1993); Bonnemaison (2002) Rosendahl (2005); Corrêa (2013). Busca-se, com o presente trabalho, colaborar com a produção do conhecimento acerca da Geografia da Religião em Teresina e, por meio da discussão, contribuir para a valorização da identidade cultural, despertando atenção para a importância do diálogo integrador entre as políticas de planejamento urbano com os territórios do sagrado, defendendo a necessidade de haver uma gestão urbana responsável atenta às dimensões sociais, em suas complexidades, promovendo meios de salvaguardar a cultura do lugar, através de um urbanismo voltado para as pessoas. ABSTRACT: The religion has an importance to build the cultural formantion of society, influencing the form of man relates to space. By this way, studing the urban space considering the perspective of Sacred, enable a particular knowledge of city. Teresina-PI, in special, has a close relation with the religiosity since your beginning, highlighting two traditional sides, the catholic religion and the afro-brazilian religions. This sacred practises – that acting like a identity to cultural body of Teresina original folks: the indian, the european, the african – form the habits of first inhabitants, resisting the time and, nowadays, have present a new relation with city, by a different territorial geometry. So, this work was desenvolve into Cultural Geography area, in Geography of Religion theme, and aims to understand how sacred territorialities – catholics and afro-brazilians – act in Teresina urban structure, by the sociability and spatiality viewpoint. As a research profile, it has the Teresina North Zone, currently, considering the historic process. The choice for the clipping stems from the differentiated status that the sacred takes in this region that acts as a religious pole, concentrating Catholic celebrations of the great public and most of the terreiros of Umbanda and Candomblé of the city. The general objective is analysis the territorialization forms of catholic and afro-brazilian religiosity that is most typical at North Zone. It has, as object, two catholic celebrations – The Novena of Our Lady of Perpetual Help and the Mass of mercy – and two afro-brazilian cults – that occurring at Spiritist tent of Umbanda Santa Barbara, and Ilê Axé Opossoró Fadakar –. It adopts a qualitative methodology, using the critical constructionism as theory, by the Sousa Filho (2007) view. The empirical data collect admit the participant observation as strategy, using half structured interviews to priest. For data collect it was used the techniques: field diary register; tematics maps creation; bibliography research. It used the category analyse, by the Bardin (1977) technique of content analysis, for data interpretation. The connection between categories and theory allow correlated the research corpus. The fundamental theoric categories are: Sacred; Profane; Territoriality; Religious Symbolic System. Are highlighting among the used authors : Durkheim (2008); Geertz (2015); Raffestin (1993); Bonnemaison (2002); Rosendahl (2005); Corrêa (2013); This work aims to contribute to the knowledge about Geography of Religion at Teresina and, by this discussion, collaborate for cultural identity valorization, and claim attention of importance of dialogue between the urban planning politics and sacred territorials, defending the need of serious urban management that attends the social prism in your complexities, promoting ways to guard the place culture, through a urbanism to people. |
pt_BR |