Abstract:
RESUMO: Esta é uma pesquisa sobre a prática educativa na Escola de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí, sediada em Parnaíba, no período de 1874 a 1915. Por prática educativa é entendida toda a ação do corpo formador de marinheiro para a regulação do autocontrole dos menores pela modelação da cultura escolar institucional. Corpo formador é o conjunto dos funcionários responsáveis pela formação elementar e profissional dos aprendizes, a saber: o comandante, o professor, o capelão, o oficial, o mestre, o inferior, ou qualquer outra categoria responsável por essa formação. A pergunta condutora da pesquisa foi: como se constituiu a prática educativa na Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí no período de 1874 a 1915? O recorte inicial, 1874, corresponde ao início do funcionamento da Escola, e o recorte final, 1915, à sua extinção definitiva no estado. O estudo tem como objetivo geral compreender a constituição da prática educativa da Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí, no período de 1874 a 1915. E, como objetivos específicos: analisar a estruturação do corpo formador dessa instituição ao longo do seu funcionamento; compreender a natureza da sua cultura escolar; e analisar elementos que constituíam a cultura material da Escola, procurando compreender o que eles revelam acerca da prática educativa formadora do marinheiro. Constitui uma pesquisa de natureza histórica, situada na história cultural que adotou como procedimento metodológico a pesquisa documental e utilizou as seguintes fontes: legislação; relatórios ministeriais; relatórios dos comandantes e de inspeções da Escola do Piauí; correspondências dos juízes de órfãos, de pais, de tutores, do comando da Escola do Piauí, da Capitania do Porto de Parnaíba, da Presidência da Província do Piauí, do Ministério dos Negócios da Marinha; livro do aprendiz marinheiro; plantas arquitetônicas da Escola do Piauí e do Amazonas; fotografias da Escola de Aprendizes Marinheiros da Bahia, do Ceará, de Pernambuco, do Piauí e do Rio de Janeiro; tarefa da Companhia de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo. Essas fontes estão preservadas no Arquivo Nacional, na Biblioteca Nacional, na Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM): Arquivo Histórico e Biblioteca da Marinha, Rio de Janeiro; e no Arquivo Público do Estado do Piauí: Casa Anísio Brito. Como referencial conceitual da pesquisa foram utilizados os conceitos de configuração e de autocontrole de Norbert Elias (1993, 2011). O estudo adota a concepção de cultura escolar fundamentada em Dominique Julia (2001), cultura material escolar em Castro e Castellanos (2013) e em Souza (2007), trabalhando, ainda, com as concepções de Le Goff (1998), Catroga (2009), Faria Filho (2002), Barros (2004), Bastos (2005, 2006), Pesavento (2003), Cortez (2000), Valdemarin (1994, 1998), dentre outros. Confirma a tese de que, na formação dos aprendizes marinheiros, a prática educativa da Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí evidenciou o autocontrole dos menores, ao tempo em que trabalhava o ensino elementar e o profissional. Nesse sentido, este trabalho contribui para preencher lacunas dentro da temática no campo da História da Educação piauiense e brasileira. ABSTRACT: This is a research about the educational pratice at the School of Marine Apprentices of the Province of Piauí, based in Parnaíba, from 1874 to 1915. By educational practice is meant every action of the marine formation corps aiming the regulation of the minor‟s self-control by modelling institutional school culture. Formation Corps is the set of all functionary. The formation body is the set of staff responsible for the apprentices' elementary and vocational training, namely: the commander, the teacher, the chaplain, the officer, the master, the inferior, or any other category responsible for these formation. The reseach leading question was: how the educational practice was constituted in the School of Maritime Apprentices Province of Piauí in the period from 1874 to 1915. The initial cut, 1874, corresponds to the School‟ functioning beginning, and the final cut, 1915, to its definitive extinction in the state. The study has as general objective to understand the constitution of the educational practice at the School of Marine Apprentices of Piauí, from 1874 to 1915. And, as specific objectives: to analyze the structuring of the formative body of this institution throughout its operation; understand the nature of their school culture; and to analyze elements that constituted the material culture of the School, trying to understand what they reveal about the educative educational practice of the mariner. It constituted a research of historical nature, situated in the cultural history that adopted as methodological procedure the documentary search and it used the following sources: legislation, ministerial reports, reports of the commanders and inspections of Piauí‟ Scool; correspondence from judges of orphans, parents, tutors, the command of the School of Piauí, the Captaincy of the Port of Parnaíba, the Presidency of the Province of Piauí, the Ministry of Marine Affairs; book of sailor apprentice; architectural plan of the schools of Piauí and Amazonas; photographs of the School of Mariners of Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí and Rio de Janeiro; task of the Company of Marines Apprentices of Espírito Santo. These sources are preserved in the National Archives, in the National Library, in the Historical Patrimony and Documentation of the Navy (DPHDM): Historical Archive and Library of the Navy, Rio de Janeiro; And in the Public Archive of the State of Piauí: House Anísio Brito. Norbert Elias's concepts of configuration and self-control were used as conceptual reference of the research (1993, 2011). The study adopts the concept of scholastic culture based in Dominique Juliá (2001), school material culture based in Castro and Castellanos (2013) and in Souza (2007), also contemplating the concepts of Le Goff (1998), Catroga (2009), Faria Filho (2002), Barros (2004), Bastos (2005, 2006), Pesavento (2003), Cortez (2000), Valdemarin (1994, 1998), among others. It confirms the thesis that, in the training of seamen, the educational practice of the School of Marine Apprentices of Piauí showed the self-control of the minors, while working in elementary and the professional educations. In this sense, this work contributes to fill gaps within the thematic in the field of History of Education in Brazil and Piauí. RESUMEN: Esta es una investigación sobre la práctica educativa en la Escuela de Aprendizes Marineros de la Provincia del Piauí, con sede en Parnaíba, en el periodo de 1874 a 1915. Por práctica educativa es entendida toda la acción del cuerpo formador de marinero para la regulación del autocontrol de los menores por la modelización de la cultura escolar institucional. Cuerpo formador es el conjunto de los operarios responsables por la formación elemental y profesional de los aprendizes, a saber: el comandante, el profesor, el capellán, el oficial, el maestro, el inferior, o cualquier otra categoría responsable de esa formación. La pregunta conductora de la investigación fue: ¿cómo se constituyó la práctica educativa en la Escuela de Aprendizes Marineros del Piauí en el periodo de 1874 a 1915? El recorte inicial, 1874, corresponde al inicio del funcionamiento de la Escuela, y el recorte final, 1915, a su extinción definitiva en el estado. El estudio tiene como objetivo general comprender la constitución de la práctica educativa en la Escuela de Aprendices Marineros de Piauí, en el período de 1874 a 1915. Y como objetivos específicos: analizar la estructuración del cuerpo formador de esta institución durante su funcionamiento; entender la naturaleza de su cultura escolar; y analizar los elementos que constituían la cultura material de la Escuela buscando comprender lo que ellos revelan acerca de la práctica educativa formadora del marinero. Constituye una búsqueda de naturaleza histórica, situada en la historia cultural que adoptó como procedimiento metodológico la investigación documental y utilizó las siguientes fuentes: legislación; informes ministeriales; informes de los comandantes y de inspecciones de la Escuela del Piauí; correspondencias de los jueces de huérfanos, de padres, de tutores, del mando de la Escuela del Piauí, de la Capitania del Puerto de Parnaíba, de la Presidencia de la Provincia del Piauí, del Ministerio de los Negocios de la Marina; libro del aprendiz marinero; planta arquitectónica de la Escuela del Piauí y del Amazonas; fotografías de la Escuela de Aprendizes Marineros de Bahía, del Ceará, de Pernambuco, del Piauí y de Río de Janeiro; tarea de la Compañía de Aprendizes Marineros del Espírito Santo. Esas fuentes están preservadas en el Archivo Nacional, en la Biblioteca Nacional, en la Dirección del Patrimonio Histórico y Documentación de la Marina (DPHDM): Archivo Histórico y Biblioteca de la Marina, Río de Janeiro; y en el Archivo Público del Estado del Piauí: Casa Anísio Brito. Como referencial conceptual de la investigación fueron utilizados los conceptos de configuración y de autocontrol de Norbert Elias (1993, 2011). El estudio adopta la concepción de cultura escolar motivada en Dominique Juliá (2001), cultura material escolar en Castro y Castellanos (2013) y en Souza (2007), trabajando, aún, con las concepciones de Le Goff (1998), Catroga (2009), Faria Filho (2002), Barros (2004), Bastos (2005, 2006), Pesavento (2003), Cortez (2000), Valdemarin (1994, 1998), de entre otros. Confirma la tesis de que, en la formación de los aprendizes marineros, la práctica educativa de la Escuela de Aprendizes Marineros del Piauí ha demostrado el autocontrol de los menores, al tiempo en que trabajaba la enseñanza elemental y el profesional. En ese sentido, este trabajo contribuye para llenar los vacíos dentro de la temática en el campo de la Historia de la Educación piauiense y brasileña.