Abstract:
RESUMO: O presente trabalho desenvolvido no município de Assunção do Piauí tem como espaço delimitado a comunidade remanescente de quilombo Sítio Velho. A tese da pesquisa demonstra que os processos de educação social e escolar, desenvolvidos na/pela/para a comunidade, utilizam vários tipos de mediação, linguagens, práticas culturais, estratégias pedagógicas e recursos didáticos para consolidar o pertencimento racial como forma de potencializar a coesão interna da comunidade. O pesquisador investigou como as políticas educacionais baseadas nos elementos raciais contribuem para a compreensão dos processos de educação social e escolar como forma de potencializar a coesão interna da comunidade quilombola para além da narrativa comum da luta pela posse da terra. Especificamente, através desta pesquisa, o pesquisador buscou identificar as políticas educacionais na perspectiva da diversidade racial desenvolvida na comunidade remanescente de quilombo do Sítio Velho; caracterizar os aspectos teóricos utilizados na/pela educação escolar e social na referida comunidade quilombola e descrever os procedimentos metodológicos utilizados pelos agentes educativos da comunidade nas práticas educativas. A base teórico-metodológica da investigação está ancorada nas leituras de Moura (1989;1988;2014), Gorender, (1990;1993), Gomes (1996;2015), Brandão (1999), Lima (2005;2009;2015), Mott (1985), Boakari (2005,2013;2015;2016), Almeida (1996, 2011), Arruti (1998;2008,2009;2010) O’Dwyer (2007), Leite (1990, 1999, 2000, 2002), Moura (1998; 2005;2007;2011), Nunes (2006), Freire (1987, 1985;1991;2005;2006), Candau (2006; 2010; 2011), Santos (2004; 2010; 2013), Quijano (1997; 2005; 2010), Bhabha (1998), Lander (2005), Meneses (1992) e outras/os pesquisadoras/es. Os resultados obtidos no trabalho de campo por meio das observações, entrevistas e aplicação de questionário demonstram que a educação escolar trabalha numa perspectiva colonizadora de formas excludentes e normativas; de proximidades e distanciamentos entre práticas educativas e os conteúdos do currículo escolar. A pesquisa reforça a necessidade do quilombo continuar contando e recontando suas histórias das mais variadas formas possíveis; transformar as práticas docentes limitadas ao domínio de métodos e técnicas de ensino em práticas emancipadoras e transformadoras como a atitude de rompimento com os silenciamentos da escola sobre o racismo. ABSTRACT: The present work developed in the municipality of Asunção of Piauí has as delimited space the remaining community of quilombo Sítio Velho. The thesis of the research supports the demonstration that the processes of social and school education developed in / for the community use various types of mediation, languages, cultural practices, pedagogical strategies and didactic resources to consolidate racial belonging as a way of empowering the internal cohesion of the community. The researcher investigated how educational policies based on racial elements contribute to the understanding of social and school education processes as a way to enhance the internal cohesion of the quilombola community beyond the common narrative of the struggle for land tenure. Specifically, through this research, the researcher sought to identify educational policies from the perspective of racial diversity developed in the quilombo remnant community of Sítio Velho; characterize the theoretical aspects used in / by school and social education in the quilombola community and describe the methodological procedures used by community educational agents in educational practices. The theoretical-methodological basis of the research is anchored in the readings of Moura (1989;1988;2014), Gorender, (1990;1993), Gomes (1996;2015), Brandão (1999), Lima (2005;2009;2015), Mott (1985), Boakari (2005,2013;2015;2016), Almeida (1996, 2011), Arruti (1998;2008,2009;2010) O’Dwyer (2007), Leite (1990, 1999, 2000, 2002), Moura (1998; 2005;2007;2011), Nunes (2006), Freire (1987, 1985;1991;2005;2006), Candau (2006; 2010; 2011), Santos (2004; 2010; 2013), Quijano (1997; 2005; 2010), Bhabha (1998), Lander (2005), Meneses (1992) and other researchers (s). The results obtained in the field work demonstrate that school education works in a colonizing perspective of exclusionary and normative forms; of closeness and distance between educational practices and the contents of the school curriculum. It reinforces the need for the quilombo to continue counting and recounting its stories in the most varied possible forms; transforming teaching practices limited to the mastery of teaching methods and techniques into transformative and emancipatory practices as an attitude of disruption with the school's silencing of racism. RESUMEN: El presente trabajo desarrollado en el municipio de Asunción del Piauí tiene como espacio delimitado la comunidad remanente de quilombo Sitio Viejo. La tesis de la investigación sostiene demostrar que los procesos de educación social y escolar, desarrollados en la / a / para la comunidad, utilizan varios tipos de mediación, lenguajes, prácticas culturales, estrategias pedagógicas y recursos didácticos para consolidar la pertenencia racial como forma de potenciar la cohesión interna de la comunidad. El investigador investigó cómo las políticas educativas basadas en los elementos raciales contribuyen a la comprensión de los procesos de educación social y escolar como forma de potenciar la cohesión interna de la comunidad quilombola más allá de la narrativa común de la lucha por la posesión de la tierra. Específicamente, a través de esta investigación, el investigador buscó identificar las políticas educativas en la perspectiva de la diversidad racial desarrollada en la comunidad remanente de quilombo del Sitio Viejo; caracterizar los aspectos teóricos utilizados en la educación escolar y social en la referida comunidad quilombola y describir los procedimientos metodológicos utilizados por los agentes educativos de la comunidad en las prácticas educativas. La base teórico-metodológica de la investigación está anclada en las lecturas de Moura (1989;1988;2014), Gorender, (1990;1993), Gomes (1996;2015), Brandão (1999), Lima (2005;2009;2015), Mott (1985), Boakari (2005,2013;2015;2016), Almeida (1996, 2011), Arruti (1998;2008,2009;2010) O’Dwyer (2007), Leite (1990, 1999, 2000, 2002), Moura (1998; 2005;2007;2011), Nunes (2006), Freire (1987, 1985;1991;2005;2006), Candau (2006; 2010; 2011), Santos (2004; 2010; 2013), Quijano (1997; 2005; 2010), Bhabha (1998), Lander (2005), Meneses (1992) y otras / las investigadoras / es. Los resultados obtenidos en el trabajo de campo demuestran que la educación escolar trabaja en una perspectiva colonizadora de formas excluyentes y normativas; de cerca y distanciamientos entre prácticas educativas y los contenidos del currículo escolar. Refuerza la necesidad del quilombo continuar contando y recontando sus historias de las más variadas formas posibles; transformar las prácticas docentes limitadas al dominio de métodos y técnicas de enseñanza en prácticas transformadoras y emancipadoras como actitud de ruptura con los silencios de la escuela sobre el racismo.