Repositório Institucional da UFPI

MUNICÍPIO ONDE OS POBRES APRENDEM: o caso de Teresina

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Kleber Montezuma Fagundes dos
dc.date.accessioned 2018-06-20T13:54:34Z
dc.date.available 2018-06-20T13:54:34Z
dc.date.issued 2018-06-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1267
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Guiomar de Oliveira Passos. Examinador interno: Prof. Dr. Washington Bonfim. Examinador interno: Prof. Dr. Luís Carlos Sales. Examinador externo: Prof. Dr. Raimundo Dutra de Araújo (UESPI). Examinador externo: Prof.ª PhD. Maria Salete Linhares Boakari (FACEMA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo tem o objetivo de identificar o que faz a educação de Teresina um ‘caso de sucesso’ ou, em outros termos, ser um município em que os pobres aprendem. Trata-se de uma investigação acerca do “efeito município” no desempenho escolar. Analisam-se as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, buscando identificar os fatores que propiciaram um dos melhores desempenhos educacionais do país, apesar da pobreza. Por conseguinte, não se compara o que faz Teresina com o que fazem outros municípios, tampouco se estabelece relação de causa/efeito entre o que é realizado e o que é alcançado. Na pesquisa empírica das ações empreendidas na área de educação, adotou-se como procedimento técnico-metodológico a pesquisa documental. Trabalhou-se com leis, relatórios de gestão e relatórios de atividade e estatística, além dos planos decenais de educação do município de Teresina. Os resultados da investigação estão expostos em quatro capítulos, sendo que o primeiro é a introdução. O segundo delineia, no âmbito do município de Teresina, seus aspectos históricos, populacionais, econômicos e educacionais, e expõe o desempenho da Rede Municipal de Ensino nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação desde 2005, configurando as condições em que se desenvolvem as ações educacionais do município e os resultados alcançados. O terceiro expõe as ações desenvolvidas pelo município de Teresina na área da educação, desde as primeiras ações em 1966 até as realizadas em 2013, dividindo-as em dois momentos − antes e após a Constituição de 1988 − para demarcar a assunção das responsabilidades educacionais do município quando vigiam dois marcos legais. O quarto examina os fatores que possibilitaram o município de Teresina fazer o que fez e lograr resultados acadêmicos que não só estão acima do esperado para o seu nível socioeconômico, mas que também o fazem diferenciar-se de outras capitais do Nordeste. O argumento central está vinculado, basicamente, a três fatores: a autonomia conquistada na Constituição de 1988, a descentralização política, administrativa e financeira e a ação de agentes públicos (prefeitos). Estes, por protagonizarem a história de uma situação política local sui generis, por três ordens de motivos: a longevidade na gestão municipal exercida pelo mesmo grupo político, a origem social de suas lideranças (prefeitos) e o fato de elas terem “blindado” a Secretaria de Educação para fazer política de educação e não para fazer política para eles. A discussão teórica é sustentada em posições defendidas por Brooke e Soares (2011), Soares e Alves (2013), Serra e Afonso (1999), Arretche (2000; 2012), Souza (2004; 2005) e Bourdieu (1989; 2007). Conclui-se que a autonomia política, o federalismo e as políticas descentralizatórias e, principalmente, a existência de agentes públicos de um mesmo extrato social (classe média urbana), pertencentes a um mesmo grupo, com longevidade da gestão municipal, e a precaução de manter a Secretaria Municipal de Educação autoimune a influências externas podem explicar por que o município de Teresina se tornou um “caso de sucesso”. ABSTRACT: The aim of the present study is to identify what education of Teresina a 'case of success' or, in other terms, to be a municipality in which the poor learn. It is a research about the "effect municipality" on performance at school. It analyzes the actions developed by the prefecture of Teresina, through the Municipal Department of Education, seeking to identify factors that have resulted in one of the best performances of educational country despite the poverty. Therefore, does not compare what makes Teresina with what they do other municipalities, neither establishes cause/effect relationship between what is done and what is achieved. In the empirical research of the actions undertaken in the area of education, we adopted as technicalmethodological procedures documentary research. Worked with laws, management reports and activity reports and statistics, in addition to the ten-years plans for education of the municipality of Teresina. The results of the research are exposed in four chapters, whose first is the introduction. The second outlines, in the context of the municipality of Teresina, its historical aspects, population, economic and educational and exposes the performance of the municipal school system in the assessments performed by the Ministry of Education since 2005, setting the conditions in which to develop educational actions of the municipality and the results achieved. The third exposes the actions developed by the municipality of Teresina in the area of education, since the first actions in 1966 to those carried out in 2013, dividing it into two moments - before and after the Constitution of 1988 - to demarcate the assumption of educational responsibilities of the municipality when watch two legal milestones. The fourth chapter examines the factors that have enabled the municipality of Teresina do what you did and achieve academic results that not only are above the expected for its socioeconomic level, but that also did differentiate from other capitals of the Northeast. The central argument is linked, basically, the three factors: Autonomy conquered in 1988 Charter, the political, administrative, and financial decentralization and in the action of public agents (mayors). These by protagonists the story of local policy situation sui generis by three orders of reasons: longevity in municipal management exercised by the same political group, the social origin of these leaders (mayors) and the fact that they have "shielded" the Secretary of Education to make education policy and not to make policy for them. The theoretical discussion is sustained in positions defended by Brooke and Soares (2011), Soares and Alves (2013), Serra and Afonso (1999), Arretche (2000; 2012), Souza (2004; 2005) and Bourdieu (1989;2007). It is concluded that the political autonomy, federalism and political devolution and, mainly, the existence of public agents of a same social extract (urban middle class), belonging to the same group, with longevity of municipal management, and the fact that they have "shielded" the Municipal Department of Education to make education policy and not to make policy for themselves, can explain why the municipality of Teresina became "a case of success". RESUMEN: El objetivo del presente estudio es identificar que hace la educación de Teresina un "caso de éxito" o, en otros términos, al ser un municipio en el que el pobre aprende. Se trata de uma investigación sobre el “efecto municipio” en el rendimiento escolar. Se analizan las acciones desarrolladas por el ayuntamiento de Teresina, a través del Departamento Municipal de Educación, buscando identificar los factores que han dado lugar a uno de los mejores espectáculos de educación a pesar de la pobreza del país. Por lo tanto, no se puede comparar lo que hace Teresina con lo que hacen otros municipios, ni establece la relación de causa/efecto entre lo que se hace y lo que se logra. En la investigación empírica de lãs acciones emprendidas en el ámbito de la educación, hemos adoptado como procedimientos técnico-metodológicos de la investigación documental. Se ha trabajado con leyes, informes de gestión y los informes de actividad y estadísticas, además de los planes decenales de educación del municipio de Teresina. Los resultados de la investigación se exponen en cuatro capítulos, cuyo primer, es la introducción. La segunda esboza, en los contextos del município de Teresina, sus aspectos históricos, demográficos, económicos y educacionales y expone El rendimiento del sistema escolar municipal de enseñanza en las evaluaciones realizadas por el Ministerio de Educación desde 2005, configurando las condiciones en que se desarrollan lãs acciones educativas del municipio y los resultados obtenidos. La tercera expone las acciones desarrolladas por la municipalidad de la ciudad de Teresina, en el área de la educación, desde las primeras acciones en 1966 a los realizados en 2013, dividiéndolo en dos momentos: antes y después de la Constitución de 1988 - para demarcar la asunción de responsabilidades educativas del municipio cuando vigila dos marcos legales. En el cuarto capítulo se examinan los factores que han permitido que el municipio de Teresina hacer lo que hacía y lograr resultados académicos que no sólo están por encima de lo esperado para su nível socioeconómico, sino que también lo hizo diferenciarse de otras capitales del Nordeste. El argumento central está vinculado, básicamente, a tres factores: Autonomía conquistada en La carta de 1988, la descentralización política, administrativa y financiera y en la acción de los agentes públicos (alcaldes). Estos por protagonizaren la historia de una situación política local sui generis por tres órdenes de razones: la longevidad en la gestión municipal ejercida por el mismo grupo político, el origen social de estos líderes (alcaldes) y el hecho de que se han "blindado" la Secretaria de Educación para hacer políticas de educación y no hacer política para ellos. La discusión teórica se sustenta en las posiciones defendidas por Brooke y Soares (2011), Soares y Alves (2013), Serra y Afonso (1999), Arretche (2000; 2012), Souza (2004; 2005) y Bourdieu (1989; 2007). Se concluye que la autonomía política, federalismo y las políticas descentralizatórias y, principalmente, la existencia de agentes públicos de um mismo extracto social (clase media urbana), perteneciente al mismo grupo, con la longevidad de la gestión municipal, y el hecho de que se han "blindado" el Departamento Municipal de Educación para hacer políticas de educación y no hacer política para sí mismos, pueden explicar por qué el municipio de Teresina se convirtió en un "caso de éxito". pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Effect municipality pt_BR
dc.subject Educational public policies pt_BR
dc.subject Federalism pt_BR
dc.subject Autonomy pt_BR
dc.subject Efeito município pt_BR
dc.subject Políticas públicas educacionais pt_BR
dc.subject Federalismo pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject Efecto municipio pt_BR
dc.subject Las políticas públicas educativas pt_BR
dc.subject El federalismo pt_BR
dc.subject La autonomía pt_BR
dc.title MUNICÍPIO ONDE OS POBRES APRENDEM: o caso de Teresina pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account