Abstract:
RESUMO: O objetivo deste trabalho é avaliar o grau de letramento estatístico com alunos do ensino Fundamental II de uma escola municipal de Teresina do estado do Piauí, a partir de um instrumento elaborado e validado pelas pesquisadoras Watson e Callingham. Para a presente pesquisa foi aplicado dois questionários aos alunos do 7° ao 9° ano do turno manhã da escola: questionário perfil do aluno e questionário estatístico. Do questionário estatístico completo, foram selecionadas apenas oito questões para serem analisadas nessa pesquisa, utilizando o critério de representatividade dos conceitos estatístico-probabilísticos para o ensino fundamenta II. As respostas dos 224 alunos foram classificadas de acordo com as categorias definidas pelas pesquisadoras Watson e Callinghman com pequenas adaptações ao contexto em que se inserem os alunos teresinenses. Os resultados obtidos indicam uma deficiência no ensino matemático dos conteúdos referentes à estatística. Esse estudo revela a importância de se trabalhar esta parte do conhecimento de forma mais didática com situações mais próximas do cotidiano do aluno para uma melhor absorção dos mesmos de forma a torná-la mais apreciada e reconhecida sua importância no dia-a-dia do aluno. ABSTRACT: The objective of this study is to evaluate the degree of statistical literacy with elementary school students from a Teresina municipal school in the state of Piauí, using an instrument developed and validated by researchers Watson and Callingham. For the present research, two questionnaires were applied to students from the 7th to the 9th grades of the morning school shift: student profile questionnaire and statistical questionnaire. From the complete statistical questionnaire, only 8 questions were selected to be analyzed in this research, using the criterion of representativeness of statistical/probabilistic concepts for elementary education II. The answers of the 224 students were classified according to the categories defined by the researchers Watson and Callighman with small adaptations to the context in which the Teresian students are inserted. These results may indicate a deficiency in the mathematical teaching of contents related to statistics. This study reveals the importance of working this part of the knowledge in a more didactic way with situations closer to the student's daily life for a better absorption of them in order to make it more appreciated and recognized its importance in the student's daily life .