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RESUMO: Este estudo aborda a prática docente de professores do ensino superior a partir da singularidade dos professores que atuam no Curso de Bacharelado em Direito, visando compreender o percurso formativo docente e suas relações com o desenvolvimento da prática reflexiva crítica. A investigação parte do seguinte problema: quais as possibilidades do desenvolvimento da prática docente reflexiva crítica a partir da formação continuada de professores do Curso de Direito? Estabeleceu-se como objetivo geral: analisar as possibilidades de desenvolvimento da prática docente reflexiva crítica a partir da formação continuada de professores do Curso de Direito. Para o alcance do objetivo proposto, estabeleceram-se como objetivos específicos: descrever a formação continuada dos professores do Curso de Direito; caracterizar a prática docente dos professores do Curso de Direito; identificar os investimentos formativos dos professores do Curso de Direito para a vivência da prática docente; e compreender as contribuições da prática docente reflexiva crítica no exercício da docência no Curso de Direito. A pesquisa apoia-se na tese de que o desenvolvimento da prática docente reflexiva crítica é potencializado pela formação continuada possibilitando a superação do paradigma tradicional no ensino jurídico por meio da formação de cidadãos críticos que compreendam o Direito como instrumento de justiça social. Este estudo vincula-se teoricamente aos preceitos da teoria crítica, pautando-se, principalmente, nas contribuições de Freire (2013), McLaren (1997) e Giroux (1997). Para o desenvolvimento da pesquisa optou-se pelo método (auto)biográfico por meio da pesquisa narrativa. No processo de produção de dados utilizou-se o memorial de formação e a entrevista reflexiva, tendo como interlocutores 06 (seis) professores do Curso de Bacharelado em Direito de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Teresina-PI. Para organização e interpretação dos dados utilizaram-se os pressupostos da análise de conteúdo, empregando como referencial básico as ideias de Bardin (2011) e Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). Para construção do aporte teórico e metodológico adotou-se Ribeiro Junior (2001), Iocohama (2011), Mossini (2010), Nóvoa (1991, 1992), Garcia (1999), Mendes Sobrinho (2006), Souza (2012), Veiga (2013), Pimenta e Anastasiou (2010), Freire (2013), Liberali (2008), Connely e Clandini (1995, 2011), Passeggi (2000, 2008), Josso (2004, 2010), Souza (2006), Brito (2010), dentre outros. A tese proposta confirma-se parcialmente na investigação, uma vez que se constata a possibilidade de desenvolvimento da prática docente reflexiva crítica a partir da formação continuada, entretanto, trata-se de uma formação que precisa dar-se no âmbito específico da docência e considerar as necessidades formativas dos professores, oportunizando momentos de reflexão crítica individual e compartilhada. Compreende-se que é preciso ampliar os espaços que considerem a perspectiva formativa social-reconstrucionista, principalmente no âmbito das instituições de ensino superior privadas, a fim de que sejam viabilizadas as necessárias mudanças no ensino jurídico criando-se condições para a formação de cidadãos críticos, comprometidos com a construção do Direito como instrumento de justiça social. ABSTRACT: This study deals with the teaching practice of higher education teachers based on the singularity of the teachers who work in the Law Bachelor Course in order to understand the teacher training course and its relations with the development of critical reflexive practice. The research part of the following problem: what are the possibilities of the development of reflexive critical teaching practice from the continuing training of teachers of the Law Course? We established as general objective: to analyze the possibilities of development of critical reflexive teaching practice from the continuous training of teachers of the Law Course. In order to reach the proposed objective, we set as specific objectives: describe the continuing education of the teachers of the Law Course; characterize the teaching practice of the teachers of the Law Course; to identify the formative investments of the teachers of the Law Course for the experience of the teaching practice and to understand the contributions of critical reflexive teaching practice in the exercise of teaching in the Law Course. The research is based on the thesis that the development of the critical reflexive teaching practice is enhanced by the continuous formation allowing the overcoming of the traditional paradigm in legal education through the formation of critical citizens who understand the Law as an instrument of social justice. This study is theoretically linked to the precepts of critical theory, based mainly on the contributions of Freire (2013), McLaren (1997) and Giroux (1997). For the development of the research, we opted for the (auto)biographical method through narrative research. In the data production process we used the training memorial and the reflective interview, having as interlocutors 06 (six) teachers of the Bachelor's Degree in Law from a Private Higher Education Institution (HEI) of Teresina-PI. For the organization and interpretation of the data, we used the assumptions of content analysis, using as basic reference the ideas of Bardin (2011) and Poirier, Clapier-Valladon and Raybaut (1999). For the construction of the theoretical and methodological contribution, we used Ribeiro Junior (2001), Iocohama (2011), Mossini (2010), Nóvoa (1991, 1992), Garcia (1999), Mendes Sobrinho (2006), Pimenta and Anastasiou (2010), Freire (2013), Liberali (2008), Connely and Clandini (1995, 2011), Passeggi (2000, 2008), Josso (2004, 2010), Souza (2006), Brito (2010), among others. The proposed thesis is partially confirmed in the research, once we have verified the possibility of developing critical reflexive teaching practice from continuing education, however, this training needs to take place within the specific scope of teaching and consider the training needs of teachers, providing moments of individual and shared critical reflection. We understand that it is necessary to expand the spaces that consider the formative social-reconstructionist perspective, especially within private higher education institutions, in order to make possible the necessary changes in legal education, creating the conditions for the formation of critical citizens committed to the construction of law as an instrument of social justice. RESUMEN: Este estudio aborda la práctica docente de profesores de la enseñanza superior a partir de la singularidad de los profesores que actúan en el Curso de Bachillerato en Derecho visando comprender el recorrido formativo docente y sus relaciones con el desarrollo de la práctica reflexiva crítica. La investigación parte del siguiente problema: ¿cuáles son las posibilidades del desarrollo de la práctica docente reflexiva crítica a partir de la formación continuada de profesores del Curso de Derecho? Establecemos como objetivo general: analizar las posibilidades de desarrollo de la práctica docente reflexiva crítica a partir de la formación continuada de profesores del Curso de Derecho. Para el logro del objetivo propuesto, establecemos como objetivos específicos: describir la formación continuada de los profesores del Curso de Derecho; caracterizar la práctica docente de los profesores del Curso de Derecho; identificar las inversiones formativas de los profesores del Curso de Derecho para la vivencia de la práctica docente y comprender las contribuciones de la práctica docente reflexiva crítica en el ejercicio de la docencia en el Curso de Derecho. La investigación se apoya en la tesis de que el desarrollo de la práctica docente reflexiva crítica es potenciado por la formación continuada posibilitando la superación del paradigma tradicional en la enseñanza jurídica a través de la formación de ciudadanos críticos que comprendan el derecho como instrumento de justicia social. Este estudio se vincula teóricamente a los preceptos de la teoría crítica, basándose principalmente en las contribuciones de Freire (2013), McLaren (1997) y Giroux (1997). Para el desarrollo de la investigación optamos por el método (auto)biográfico por medio de la investigación narrativa. En el proceso de producción de datos utilizamos el memorial de formación y la entrevista reflexiva, teniendo como interlocutores 06 (seis) profesores del Curso de Bachillerato en Derecho de una Institución de Enseñanza Superior (IES) privada de Teresina-PI. Para la organización e interpretación de los datos utilizamos los presupuestos del análisis de contenido, empleando como referencial básico las ideas de Bardin (2011) y Poirier, Clapier-Valladon y Raybaut (1999). Para la construcción del aporte teórico y metodológico utilizamos Ribeiro Junior (2001), Iocohama (2011), Mossini (2010), Nóvoa (1991, 1992), Garcia (1999), Mendes Sobrinho (2006), Souza (2012), Veiga (2013) ), Pimenta y Anastasiou (2010), Freire (2013), Liberali (2008), Connely y Clandini (1995, 2011), Paseggi (2000, 2008), Josso (2004, 2010), Souza (2006), Brito (2010) ), entre otros. La tesis propuesta se confirma parcialmente en la investigación, una vez que constatamos la posibilidad de desarrollo de la práctica docente reflexiva crítica a partir de la formación continuada, sin embargo, esta formación necesita darse en el ámbito específico de la docencia y considerar las necesidades formativas de los profesores, oportunizando momentos de reflexión crítica individual y compartida. Comprendemos que es necesario ampliar los espacios que consideren la perspectiva formativa social-reconstruccionista, principalmente en el ámbito de las instituciones de enseñanza superior privadas, a fin de viabilizar los cambios necesarios en la enseñanza jurídica creando condiciones para la formación de ciudadanos críticos comprometidos con la construcción del Derecho como instrumento de justicia social. |
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