Abstract:
RESUMO: O objetivo deste trabalho é fazer uma análise das Tecnologias da Informação e Comunicação que estão sendo usadas em sala de aula como ferramentas metodológicas e apoio didático para auxiliar os professores no ensino da Matemática. Além disso, procurou-se avaliar as perspectivas dos professores de Matemática da rede pública estadual da cidade de Parnaíba - Piauí quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) em sala de aula, as dificuldades encontradas para o uso dessas tecnologias e os recursos tecnológicos que as escolas disponibilizam aos professores para utilização em sala de aula. Inicialmente, o conteúdo desta dissertação trata das dificuldades que muitos alunos apresentam em aprender Matemática, baseados em dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Em seguida, descreve algumas ferramentas tecnológicas usadas em sala de aula pelos professores, procurando mostrar que o uso dessas tecnologias tem se tornado uma alternativa didática para os professores com o objetivo de melhorar a metodologia no ensino-aprendizagem desta disciplina. Por fim, a última etapa do trabalho se dá por meio da realização de uma pesquisa de campo com os professores de Matemática da rede pública estadual de Parnaíba, o que permitiu traçar um perfil desses professores com relação às suas perspectivas quanto ao uso das TIC's na sala de aula. ABSTRACT: The aim of this work is to make an analysis of the information and communication technologies that are being used in the classroom as methodological tools and educational support to assist teachers in the teaching of mathematics. In addition, we attempted to evaluate the prospects of math teachers of public network of the city of Parnaíba-Piaui on the use of information and communication technologies (ICT) in the classroom, the difficulties for the use of these technologies and the technological resources that schools make available to teachers for use in the classroom. Initially, the contents of this dissertation treats the difficulties that many students are learning math, data-based assessment system of basic education-SAEB. Then describes some technological tools used in class by teachers, seeking to show that the use of these technologies has become an alternative didactics for teachers to improve the teaching-learning methodology this discipline. Finally, the last stage of work is given by means of a field research with teachers of Mathematics public network of Parnaíba, profiling of these teachers regarding their perspectives regarding the use of ICT's in the classroom.