Abstract:
RESUMO: Sistematizamos esta investigação tendo como objetivo geral analisar a Representação Social de Educação de Jovens e Adultos, articulada por professores e professoras de Geografia do ensino fundamental e médio da Educação de Jovens e Adultos da rede pública estadual de ensino em São Luís/MA. Tendo como objetivos específicos: identificar o conteúdo e a estrutura da Representação Social de Educação de Jovens e Adultos construída por professores e professoras de Geografia; discutir as proposições curriculares de Geografia para Educação de Jovens e Adultos em nível estadual e federal; e conhecer a trajetória educacional e profissional dos professores e professoras de Geografia da Educação de Jovens e Adultos das escolas pesquisadas. Quanto ao curso teórico utilizamos a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric. Optamos pela junção de duas abordagens metodológicas, tomando como referência Silva (2003), que possuem caráter complementar e integrador. A pesquisa qualitativa para coletar e analisar os dados que não seriam essencialmente quantificáveis e a pesquisa quantitativa, utilizada para trabalhar os dados possíveis de quantificação. As fronteiras teórico-conceituais foram organizadas em três eixos que compreendem reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos: Freire (1967, 2003, 2006), Soares (2002, 2008), Resende (1986), Santos (2008, 2008a), Moura (2003), discussões teóricas sobre currículo, formação e ensino de Geografia, fundamentadas em Apple (1982), Evangelista (2009), Straforini (2014) Silva (2003), Nóvoa (1999), Tardif (2012) e Zabala (1998) e reflexões sobre a Teoria das Representações Sociais: Moscovici (1978, 2009; 2013), Jodelet (2001), Abric (2000, 2001), Alves-Mazzoti (1994, 2005); a Teoria do Núcleo central: Sá (1998, 1996), Abric (2001), Pimentel Neto (2013), Silva (2003, 2007), entre outros. Foi utilizado para coleta das informações produzidas, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e um questionário socioeconômico e cultural. No tratamento dos dados foi utilizado o software EVOC com auxílio do Excel, bem como a análise categorial de Bardin (2010). Os resultados revelam que a Representação Social de Educação de Jovens e Adultos é voltada para uma educação compensatória, ressaltando-a como oportunidade concreta de “conclusão” dos estudos e posterior acesso ou permanência no mundo do trabalho. No entanto, não apontam a necessidade de ser reconhecida como direito educativo dos sujeitos jovens e adultos. Diante das carências materiais e estruturais e formação inicial e continuada reveladas pelo professorado, concluímos que na Representação Social de Educação de Jovens e Adultos ainda prevalecem elementos do senso comum, tanto nas relações com os sujeitos, quantos nos elementos inscritos nas práticas cotidianas das experiências no trabalho. ABSTRACT: We systematize this research with the general objective of analyzing the Social Representation of Youth and Adult Education articulated by teachers of Geography of elementary and secondary education of the Education of Young and Adults of the state public school of education in São Luís/MA. With specific objectives: to identify the content and structure of the Social Representation of Youth and Adult Education built by teachers of Geography; to discuss the curricular proposals of Geography for Education of Youths and Adults at the state and federal level; and to know the educational and professional trajectory of these Geography‟ professors of Geography of the Education of Youth and Adults in the schools researched. As for the theoretical course, we used the Theory of Social Representations of Serge Moscovici and the Theory of the Central Nucleus of Jean-Claude Abric. We chose to join two methodological approaches based on Silva (2003), which has a complementary and integrating character. The qualitative research to collect and analyze the data that would not be essentially quantifiable and the quantitative research used to work the possible data of quantification. The theoretical-conceptual boundaries were organized in three axes that include reflections on the Education of Youths and Adults: Freire (1967, 2003, 2006), Soares (2002, 2008), Resende (1986), Santos (2008, 2008a), Moura (1998), Evangelista (2009), Straforini (2014), Silva (2003), Nóvoa (1999), Tardif (2012) and Zabala (1998); theoretical discussions about curriculum, training and teaching of Geography and reflections on the Theory of Social Representations: Moscovici (1978, 2009, 2013), Jodelet (2001), Abric (2000, 2001), Alves-Mazzoti (1994, 2005); the Central Nucleus Theory: Sá (1998, 1996), Abric (2001), Pimentel Neto (2013), Silva (2003, 2007), among others. The Free Word Association Test (TALP) and a socioeconomic and cultural questionnaire were used to collect the information produced. In the treatment of the data, we used the EVOC software with the help of Excel and the categorical analysis of Bardin (2010). The results show that the Social Representation of Youth and Adult Education is directed towards compensatory education, highlighting it as a concrete opportunity to "finish" the studies and later access or permanence in the world of work. However, they do not point out the need to be recognized as the educational right of young and adult subjects. Given the material and structural deficiencies and initial and continuing formation revealed by the faculty, we conclude that in the social representation of Youth and Adult Education, elements of common sense still prevail both in the relations with the subjects and in the elements inscribed in the daily practices of the experiences in the job.