Abstract:
RESUMO: A cárie dentária afeta pessoas de todas as faixas etárias e gêneros e pode causar comprometimento das funções do sistema estomatognático, além de alterações estéticas. Mesmo com a diminuição na prevalência e incidência da cárie, os índices referentes a essa doença ainda se apresentam expressivos, afetando uma parcela significativa da população mundial, especialmente, crianças. Estudos que avaliam o impacto da saúde bucal na qualidade de vida de indivíduos podem contribuir para a implementação de políticas públicas, principalmente as que visam diminuir as desigualdades sociais e definir as necessidades de tratamento. Desta forma, este estudo transversal teve como objetivo avaliar o impacto da cárie dentária na qualidade de vida de pré-escolares. A amostra do estudo foi constituída por 566 pré-escolares com idade de cinco anos, matriculados em instituições públicas e privadas do município de Teresina, PI, Brasil. Um questionário foi aplicado aos responsáveis para obtenção de dados socioeconômico-demográficos. Instrumento de qualidade de vida validado para população brasileira (Pediatric Quality of Life Inventory) foi aplicado para as crianças e seus responsáveis. O exame dentário foi realizado por examinador previamente treinado e calibrado (índice kappa=0,96). Para análise estatística, foram realizadas análises descritivas e regressão de Poisson (p<0,05). Os resultados demonstraram que 50,2% das crianças apresentaram experiência de cárie, sendo que 14,6% exibiram apenas os dentes anteriores afetados, 45,1% somente os dentes posteriores e 40,3% os anteriores e posteriores. Dos que tiveram experiência de cárie apenas 3,5% não necessitavam de tratamento. Foi observada associação entre experiência de cárie e pior qualidade de vida no domínio de saúde bucal tanto na percepção da criança (RR=0,981; IC95%= 0,97-0,99) quanto dos pais (RR= 0,955; IC95%= 0,94-0,97). De acordo com a percepção das crianças, cárie em dentes posteriores foi associada a pior qualidade de vida no domínio capacidade física (RR=0,985; IC95%= 0,97-0,99). Na percepção das crianças, observou-se associação entre pior qualidade de vida e sexo feminino no domínio capacidade física (RR=0,983; IC95%= 0,97-0,99), aspecto emocional (RR=0,984; IC95%= 0,97-0,99), renda familiar menor que 2 SM e saúde bucal da criança (RR 0,979; IC95%= 0,97-0,99). Experiência de cárie impactou negativamente na qualidade de vida relacionada à saúde bucal dos pré-escolares na percepção das crianças e dos pais. ABSTRACT: Dental decay affects people of all ages and genres and may put in jeopardy stomatognathic function systems, besides aesthetics alterations; even with reduction in prevalence and incidence of decay, the rates related to them are very outstanding affecting a substantial number of the world`s population, including children. Studies which assess oral impact in life quality of individuals can contribute to setting up public policies, especially those aiming at reducing social inequalities and at defining ways for treatment. Thus, transversal study had the objective to evaluate the impact of dental decay in the quality of life of pre-school children. The study sampled 556 pre-school children aged 5 at public and private schools in Teresina city, Piauí state capital – Brazil. A questionnaire was applied to officials in charge of the school in order to get socio-economic and demographic data. Life quality validated instrument (Pediatric Quality of Life Inventory) of the Brazilian population was applied to the children and to those responsible for them. Procedures were performed by a previously trained and expert examiner (kappa index 0.96). For statistics analysis, descriptive and Poisson regression analysis were carried out (p<0.05). Findings showed that 5.2% experienced dental decay, being that 14. 6% showed affected front teeth, 45.1% back teeth only, 40.3% front and back teeth. Of those who experienced dental decay 3.5% did not need any treatment. A link between dental decay experience and worse life quality was observed in oral health in the children`s perception (RR=0.981; IC95%=0.97-0.99) as that of their parents` (RR=0.955; IC95%=0.94-0.97). According to the children`s perception dental decay in back teeth was linked to worse life quality in mastering physical capacity (RR=0.985; IC95%=0.97-0.99). In the children`s perception it was observed a link between worse life quality and women in mastering physical capacity (RR=0.983; IC95%=09.7-0.99), emotional aspect (RR=0.984; IC95%-0.99); family income less than 2SM and worse life quality in mastering physical capacity (RR=0.987; IC95%=0.97-0.99), and the children`s oral health (RR=0.979; IC95%=0.97-0.99). Dental decay experience had a great negative impact between the link in life quality and oral health in the perception of children in pre-school age and in their parents.