Abstract:
RESUMO: A educação no Brasil configura-se como um campo de investigação que favorece a discussão sobre muitos aspectos, como por exemplo o sucesso escolar e a medicalização da educação, temas norteadores da presente dissertação. Com enfoques de Bernard Lahire que compreende o sucesso escolar como o grau de consonância existente entre as práticas cotidianas no que concerne à escrita, as condições e disposições econômicas, a ordem moral doméstica, os modos com os quais é exercida a autoridade familiar, as práticas familiares de escolarização, estas distintas em cada família em particular e Pierre Bourdieu , em sua teoria da reprodução, defende que o sucesso escolar dá-se pelo grau de capital cultural que a família detém. Este sociólogo traz essa concepção por meio de uma crítica à ideologia de classes dominantes que acaba por segregar uma parcela da população que advém de classes menos favorecidas aos casos de insucesso escolar, neste ínterim que se observa o movimento das desigualdades sociais. Diante destes aspectos, o presente trabalho objetivou identificar as Representações Sociais acerca do sucesso escolar e medicalização da educação entre professores da rede pública de ensino da cidade de Cocal dos Alves-PI. Os sujeitos da pesquisa foram 82 professores da rede pública, municipal e estadual, da cidade de Cocal dos Alves. A pesquisa foi do tipo misto que se baseia no desenho metodológico do tipo triangulação. Foi utilizado como instrumento um questionário sociodemográfico para conhecer o perfil dos sujeitos. Para conhecer as representações sociais dos sujeitos acerca dos fatores citados utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), em que o método de análise foi a técnica das redes semânticas e uma entrevista semiestruturada em que as respostas foram transcritas e analisadas por meio do software Iramuteq. Observou-se que os entrevistados representam o sucesso escolar como dedicação, compromisso, trabalho e responsabilidade com que docentes, gestão e os discentes tem com o processo educativo. A congruência entre família e escola é outro ponto significativo das representações dos docentes, aspecto este semelhante aos citados por Lahire em seus estudos. Não se observou diferenciação entre classes mais ou menos favorecidas nos discursos dos docentes. Com relação à medicalização da educação, percebeu-se a existência da mesma, seja nos altos índices de medicamentos controlados que foram entregues no município, pelo número de encaminhamentos de crianças para atendimento especializados e nos discursos dos docentes, que representam a medicalização de forma significativa pela “detecção” de problemas escolares, problemas psicológicos dentre outros. Assim sendo, não se pretende que esta dissertação esgote as discussões acerca dos fenômenos, mas que a mesma possa servir de impulso para outros estudos, ampliando para o restante da comunidade. ABSTRACT: Education in Brazil is a field of research that favors the discussion on many aspects, such as school success and the medicalization of education, the guiding themes of this dissertation. With approaches by Bernard Lahire which includes school success as the degree of consonance between everyday practices in writing, economic conditions and dispositions, the domestic moral order, the ways in which family authority is exercised, practices family members of schooling, these different in each family in particular and Pierre Bourdieu, in his theory of reproduction, argues that success in school is due to the degree of cultural capital the family holds. This sociologist brings this conception through a critique of the ideology of the dominant classes that ends up segregating a portion of the population that comes from less favored classes to cases of school failure, in the meantime observing the movement of social inequalities. In view of these aspects, the present work aimed to identify the Social Representations about school success and medicalization of education among public school teachers in the city of Cocal dos Alves-PI. The subjects of the survey were 82 teachers from the public, municipal and state public. The research was of the mixed type that is based on the methodological design of the triangulation type. A sociodemographic questionnaire was used as instrument to know the profile of the subjects. In order to know the social representations of the subjects about the mentioned factors, the Free Words Association Technique (TALP) was used, in which the method of analysis was the technique of semantic networks and a semi-structured interview in which the answers were transcribed and analyzed by the Iramutec software. It was observed that the interviewees represent the school success as dedication, commitment, work and responsibility with which teachers, management and students have with the educational process. The congruence between family and school is another significant point of the teachers' representations, an aspect similar to those mentioned by Lahire in his studies. There was no differentiation between more or less favored classes in the teachers' discourses. Regarding the medicalization of education, the existence of the same was observed, either in the high indexes of controlled drugs that were delivered in the municipality, by the number of referrals of children for specialized care and in the teachers' speeches, which represent the medicalization in a significant way by the "detection" of school problems, psychological problems among others. Thus, it is not intended that this dissertation exhausts the discussions about the phenomena, but that it can serve as an impetus for other studies, extending to the rest of the community.