dc.description.abstract |
RESUMO: A presente dissertação discute a temática da Arqueologia Pública, entendida como uma disciplina destinada a interagir e dialogar com a sociedade. Busca destacar, conteúdos relacionados a perspectivas de Arqueologia Pública em projetos arqueológicos identificando o atual panorama das ações desenvolvidas entre 2011 a 2015 nos estados do Piauí e Rio Grande do Norte, refletindo sobre a relação da Arqueologia Pública num contexto capitalista e a preservação de recursos arqueológicos. O estudo é resultado de uma pesquisa documental em relatórios de pesquisas arqueológicas no IPHAN do Piauí e Rio Grande do Norte e contará com a análise e interpretação gráfica. Os resultados obtidos apontam um número pequeno de projetos com perspectivas em Arqueologia Pública em solo piauiense e potiguar, em destaque tem-se as ações de Educação Patrimonial. Sendo assim, propõe que é necessário refletir sobre a socialização do conhecimento arqueológico através da interação social para a preservação de recursos arqueológicos. ABSTRACT: The present dissertation discusses the theme of Public Archeology, understood as a discipline designed to interact and dialogue with society. It seeks to highlight contents related to the perspectives of Public Archeology in archaeological projects, identifying the current panorama of the actions developed between 2011 and 2015 in the states of Piauí and Rio Grande do Norte, reflecting on the relationship of Public Archeology in a capitalist context and the preservation of archaeological resources . The study is the result of a documentary research in the IPHAN of Piauí and Rio Grande do Norte and will feature graphic analysis and interpretation. The results obtained indicate a small number of projects with perspectives in Public Archeology in Piauí and Potiguar soil, in particular the Heritage Education actions. Thus, it proposes that it is necessary to reflect on the socialization of archaeological knowledge through social interaction for the preservation of archaeological resources. |
pt_BR |