Abstract:
RESUMO: A presença de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) é uma realidade no Ensino Superior. A legislação explicita a obrigatoriedade da matrícula e da acolhida de todos independente das necessidades e diferenças, em quaisquer níveis de ensino. Com base nisso, a produção desta dissertação foi realizada mediante a consideração de que, ao analisar as significações produzidas pelo docente acerca da inclusão de alunos com NEEs no Ensino Superior, tem-se a possibilidade de explicitar múltiplas determinações desse processo e contribuir para ampliação do debate sobre prática docente. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral: Analisar as significações produzidas pelo professor do Ensino Superior acerca da inclusão escolar de alunos com NEEs que medeiam a constituição da prática docente inclusiva. A pesquisa é fundamentada nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski (2007; 2010) e, ainda, em Franco (2012) para orientar a discussão sobre prática docente. Também fundamentou a pesquisa, estudos sobre inclusão no Ensino Superior, como os de Omote (2016) e Anjos (2012). A participante da pesquisa é uma professora que atua no Ensino Superior em instituição pública do município de Teresina-PI e que teve alunos com NEEs em sala de aula ao longo da sua carreira. A abordagem é qualitativa, com a utilização da entrevista narrativa para produção dos dados e análise com base na proposta metodológica dos Núcleos de Significação, segundo Aguiar e Ozella (2006; 2013). A análise possibilitou a produção de três núcleos de significação que sistematizam os resultados da pesquisa, a saber: Ser professora inclusiva do Ensino Superior: singularidades como possibilidades da prática docente na “realidade que não podemos fugir”; Políticas públicas, bom senso e formação de professores: “a escola foi sacudida em suas bases”. Estratégias e desafios no desenvolvimento da prática docente inclusiva na universidade: “eu não tinha a quem recorrer”. Em síntese, a discussão revelou que as zonas de sentido produzidas pela professora evidenciam que seus modos de ser docente em condições objetivas e subjetivas da realidade da inclusão na universidade a transformou na medida em que foi alargando o potencial para desenvolver prática docente inclusiva. ABSTRACT: The presence of students with special educational needs (SEN) is a reality in Higher Education. The legislation explains the obligation of enrollment and reception of all regardless of needs and differences, at any level of education. Based on this, the production of this dissertation was carried out considering that, when analyzing the meanings produced by the teacher about the inclusion of students with SEN in Higher Education, it is possible to explain multiple determinations of this process and contribute to the expansion of the debate on teaching practice. Thus, the research has as general objective: To analyze the meanings produced by the Higher Education teacher about the school inclusion of students with SEN that measure the constitution of the inclusive teaching practice. The research is based on the assumptions of Vigotski's Historical-Dialectical Materialism and Socio-Historical Psychology (2007, 2010) and also on Franco (2012) to guide the discussion about teaching practice. Also based on the research, studies on inclusion in higher education, such as those of Omote (2016) and Anjos (2012). The research participant is a teacher who works in Higher Education in a public institution of the municipality of Teresina-PI and that had students with SENs in the classroom throughout their career. The approach is qualitative, using the narrative interview to produce the data and analysis based on the methodological proposal of the Nuclei of Meaning, according to Aguiar and Ozella (2006; 2013). The analysis enabled the production of three nuclei of meaning that systematize the results of the research, namely: Being an inclusive teacher of Higher Education: singularities as possibilities of teaching practice in "reality that we can not escape"; Public policies, common sense and teacher training: "the school was shaked in its bases". Strategies and challenges in the development of inclusive teaching practice at the university: "I had no one to ask for help". In summary, the discussion revealed that the areas of sense produced by the teacher show that her teaching ways in objective and subjective conditions of the reality of inclusion in the university transformed her to the extent that it was broadening the potential to develop inclusive teaching practice.