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RESUMO: O professor do ensino superior em sua trajetória docência vivencia um processo de (auto) formação, de (re)construção de si e de sua prática docente, num movimento de constituição da sua professoralidade, compreendida neste estudo como uma ação de ensino e aprendizagem fundamentada pelos saberes e fazeres do professor, permeando suas vivências profissionais, a reflexão e a ressiginificação dessa prática. Nessa perspectiva, o estudo guia-se pelo seguinte problema de pesquisa: De que forma se constitui a professoralidade de docentes bacharéis em Administração que atuam no ensino superior? Orientado por esta questão e na intenção de resolvê-la, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a constituição da professoralidade de docentes bacharéis em Administração que atuam no ensino superior. Especificamente, objetiva identificar como os professores concebem a sua professoralidade; compreender os aspectos da prática docente que concorrem para o desenvolvimento da professoralidade; caracterizar a trajetória profissional no ensino superior, articulando-a com o desenvolvimento da professoralidade; descrever, sob a ótica dos professores, as condições de exercício do magistério superior ressignificadas a partir do desenvolvimento da professoralidade. Nessa perspectiva, o estudo apresenta em sua base teórica Bolzan e Isaia (2006, 2008), García (1999), Imbernón (2002), Isaía (2005, 2006), Nóvoa (1997, 2009), Pimenta e Anastasiou (2002), Schön (2000), Tardif (2011), Zabalza (2004), entre outros. Utiliza a pesquisa narrativa e, como procedimentos metodológicos na produção dos dados a entrevista narrativa e a roda de conversa. A análise dos dados é baseada na análise de conteúdo, seguindo a proposta de Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). O estudo revelou que a professoralidade do professor bacharel em Administração é tecida nas experiências vivenciadas com a prática docente, tendo a reflexão crítica sobre essa atuação profissional como componente intrínseco à sua constituição. Considera ainda o estudo que os professores concebem a professoralidade no cotidiano da sala de aula, nas experiências do início da carreira, nas trocas de experiências com seus pares (alunos e professores) e nas formações continuadas. ABSTRACT: The College teacher in the course of his/ her professional career, experiences a process of (self) formation, of reconstruction of him/herself and his/her teaching practice, in a constitution process of his “professorality”, which consists of a teaching and learning process based on the knowledge and actions of the teacher, permeating his/her professional experiences, reflection and resiginification of this practice. From this perspective, the study is guided by the following research problem: In what way is the “professorality” of bachelors in Business Administration that work in College education constituted? Guided by this issue and intending to solve it, the present study has the general objective of analyzing the constitution of the “professorality” of bachelors in Management that work in College education. Specifically, it aims to identify how teachers conceive their “professorality”; understand the aspects of teaching practice that contribute to the development of “professorality”; characterize the professional trajectory in College education, articulating it with the development of the “professorality”; to describe, from the point of view of the teachers, the conditions of College magisteriology re-signified from the development of the “professorality”. The theoretical dialogue here occurs with Bolzan and Isaia (2006, 2008), García (1999), Imbernón (2002), Isaía (2005, 2006), Nóvoa (1997, 2009), Pimenta and Anastasiou (2002), Schön (2000), Tardif (2011), Zabalza (2004), among others. The study uses the narrative method and, as a methodology, the narrative interview and the open conversation. Data analysis is based on the narrative content analysis technique, following the studies of Poirier, Clapier-Valladon and Raybaut (1999). The thesis reveals that the production of the “professorality” of bachelors teachers in Administration is the result of the experiences lived in its teaching practice, and the critical reflection on the professional exercise as an intrinsic component to its constitution. This study still considers that teachers conceive the “professorality” in the classroom everyday, in the experiences of the beginning of the career, in the exchanges of experiences with their peers (students and teachers) and in the continuing education. RESUMEN: El profesor de la enseñanza superior en el curso de la carrera profesional vivencia un proceso de (auto)formación, de (re)construcción de si y de su práctica docente, en un movimiento de constitución de su profesoralidade, comprendida por nosotros como una acción de enseñanza y aprendizaje fundamentada por los saberes y hacerse del profesor, permeando sus vivencias profesionales, la reflexión y la resignificación de esa práctica. En esa perspectiva, el estudio se guía por el siguiente problema de pesquisa ¿De qué forma se constituye la profesoraliddae de docentes bachilleres en administración que actúan en la enseñanza superior? Orientado por este problema y en la intención de responderlo, interpone lo siguiente objetivo general: Investigar la constitución de la profesoralidade de docentes bachilleres en Administración que actúan en la enseñanza superior. Y, en el curso, se tiene los siguientes objetivos específicos: identificar como los profesores conciben su profesoralidade; comprender los aspectos de la práctica docente que concurren para el desarrollo de la professoralidade; caracterizar la trayectoria profesional en la enseñanza superior, articulándola con el desarrollo de la profesoralidade; describir, debajo la óptica de los profesores, las condiciones del ejercicio del magisterio superior resignadas a partir del desarrollo de la profesoralidade. En esa perspectiva el estudio presenta en su base teórica Bolzan e Isaia (2006, 2008), García (1999), Imbernón (2002), Isaía (2005, 2006), Nóvoa (1997, 2009), Pimenta e Anastasiou (2002), Schön (2000), Tardif (2011), Zabalza (2004), entre otros. Utiliza la pesquisa arrativa y como procedimentos metodológicos em la producció de datos la entrevista narrativa y la rueda de charla. La analice de los dados parte de la técnica de analice del contenido de las narrativas, siguiendo la propuesta de Poirier, Clapier-Valladon y Raybaut (1999). La tese fundamentada en la afirmación de que la producción de la profesoralidade del profesor bachiller en Administración es tejida en las experiencias vivenciadas en su práctica docente, teniendo la reflexión crítica sobre el ejercicio profesional como componente intrínseco a su constitución. Los hallazgos de la pesquisa indican que los profesores conciben la constitución de la profesoralidade en el cotidiano de la sala de aula, en las experiencias del inicio de la carrera, en las trocas de experiencias con sus pares (alumnos y profesores) y las formaciones continuadas. |
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