Repositório Institucional da UFPI

USANDO UM EXPERIMENTO, A EOLÍPILA, CONTIDO EM UM APLICATIVO PARA FIM DE ENSINO EM CALORIMETRIA.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUSA, Leonardo Carvalho Amorim de
dc.date.accessioned 2018-06-14T17:05:40Z
dc.date.available 2018-06-14T17:05:40Z
dc.date.issued 2018-06-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1224
dc.description Orientador: Prof. Dr. Ildemir Ferreira dos Santos. Examinador interno: Prof. Dr. Alexandre José Medeiros do Nascimento. Examinador interno: Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira. Examinador interno: Prof. Dr. José Ricardo Rodrigues Duarte. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Ao apresentar a disciplina de Física no ensino médio, notamos em nossos discentes um receio inicial, parece que vai começar o tormento de suas vidas. Isto é paradoxal, visto que os alunos ficam maravilhados com os experimentos e com toda a tecnologia gerada pela evolução da Física. Esta dificuldade existe, pois os conceitos físicos são lecionados com base em muita abstração do discente e o mesmo ainda é levado a decorar muitas equações matemáticas envolvidas neste processo. Paralelamente o discente ainda possui uma deficiência enorme de relacionar a Física com algum contexto histórico, um questionário no apêndice B foi aplicado aos alunos para constatarmos isto. Na verdade, a maioria dos alunos pensa que a Física existe somente devido a mente de alguns gênios. Vivenciando e ouvindo sobre estas dificuldades e a necessidade de novas formas de abordagem no ensino de física, propomos uma sequência didática que engloba aspectos históricos e experimentais. Nesta proposta, o aluno fará uma viagem ao início da era Cristã, quando Heron de Alexandria (10 D.C. a 80 D.C.) desenvolveu sua Eolípila, a primeira máquina a vapor da humanidade. O aluno será guiado a explorar esta invenção de Heron, associando os fenômenos físicos envolvidos. Neste trabalho, nosso objetivo principal foi criar uma forma dinâmica e atrativa de ensinar Física, que tenha melhores resultados que os métodos tradicionais. Logo, elaboramos uma sequência didática contida em um hipertexto para direcionar o professor e dinamizar seu tempo em sala de aula sobre o ensino de calorimetria. Dentro da sequência didática, o docente encontrará links que o levarão a conhecer fatos históricos relacionados à máquina de Heron, ao contexto histórico da época e um aplicativo, livre para smartphones que usam sistema operacional android, trazendo a referida máquina térmica em forma de quebra cabeça virtual, onde o professor irá instruir os discentes a montar a Eolípila e será levado a relacionar o conhecimento empírico do aluno aos conceitos físicos modernos que envolvem a máquina de Heron. Assim esperamos ensinar os conhecimentos de calorimetria com a participação ativa, e não passiva, dos alunos. Este método de ensino foi aplicado no IFPI campus Piripiri e notamos uma atenção maior dos alunos onde o trabalho foi aplicado seguido de uma melhoria na prova em relação aos alunos onde o trabalho não foi aplicado. ABSTRACT: When presenting the discipline of Physics in high school, we notice in our students an initial fear. It seems that the torment of their lives will begin. This is paradoxical, since students are amazed by the experiments and all technology generated by the evolution of Physics. This difficulty exists because physical concepts are taught based on many abstraction of the student and the same is still led to decorate many mathematical equations involved in this process. In the meantime, student still has enormous deficiency in relating physics to some historical context, a questionnaire in Appendix B was applied to the students to verify this. Indeed, most students think that physics exists only because of the minds of some geniuses. Experiencing and hearing about these difficulties and the need for new ways of approach in physics teaching, we propose a didactic sequence that encompasses historical and experimental aspects. In this proposal the student will make a trip to the beginning of the Christian Era, when Heron from Alexandria (10 D.C. to 80 D.C.) developed his Eolípila, the first steam engine of humanity. The student will be guided to explore this Heron’s invention, associating the physical phenomena involved. In this work, our main objective was to create a dynamic and attractive way of teaching Physics, which has better results than traditional methods. We developed a didactic sequence contained in hypertext to orientate the teacher and to dynamize his time on classroom on the teaching of calorimetry. Within the didactic sequence, the teacher will find links that will lead him to know historical facts related to the Heron’s machine, the historical context of time and an free application for smartphones that use android operating system. The application shows the Heron' s machine in form of a virtual puzzle, where the teacher will instruct the students to mount the Eolipila and will be led to relate the student's empirical knowledge to the modern physical concepts involving the Heron's machine. Thus we hope to teach knowledges of calorimetry with active rather than passive participation of students. This teaching method was applied at the IFPI, Piripiri campus, and we noticed greater attention of the students where the work was applied followed by improvement in the test when compared class where the work was not applied. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Eolípila pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Calorimetria pt_BR
dc.subject Didactic sequence pt_BR
dc.subject Eolipile pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Calorimetry pt_BR
dc.title USANDO UM EXPERIMENTO, A EOLÍPILA, CONTIDO EM UM APLICATIVO PARA FIM DE ENSINO EM CALORIMETRIA. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account