Abstract:
RESUMO: Este trabalho apresenta uma proposta didática para a Física do Ensino Médio, fazendo uma abordagem experimental. O trabalho tem como objetivo favorecer uma aprendizagem potencialmente significativa, tendo como meio o uso de sequências didáticas e kits experimentais que, em conjunto, formam o “produto educacional” de modo a levar o aluno a deduzir a lei de Ampère. Baseada nos pressupostos da Teoria Cognitiva de David Paul Ausubel, que em suma, leva em conta os conhecimentos prévios (subsunçores) do aluno sobre o novo estudo a ser explorado, da aplicação de um material de suporte (organizadores prévios) na formação dos subsunçores, elementos que ancorem às novas informações garantindo estabilidade e qualidade de transferências dos conteúdos ensinados, itens necessários para assegurar uma aprendizagem significativa na estrutura cognitiva do sujeito. Os temas explorados nesta proposta referem-se às áreas: Matemática – quantidades diretamente proporcionais e quantidades inversamente proporcionais, Física – campo magnético e suas fontes, corrente elétrica e campo magnético gerado por um fio conduzindo uma corrente elétrica. Como meios de viabilizar os subsunçores, kits educacionais foram construídos acompanhados de sequências didáticas que serviram de guias para o estudante sob orientação do professor. Os resultados obtidos com os questionários aplicados com os alunos antes das sequências e kits, mostraram deficiências dos conhecimentos prévios por esses alunos. Após a aplicação com os kits experimentais e a execução das tarefas contidas nas sequências didáticas aos discentes, os resultados avaliados mostraram que os discentes obtiveram boas compreensões dos fenômenos estudados por esta proposta, o que serviu de fonte influenciadora de conhecimentos proporcionados pelos organizadores prévios, itens necessários para a dedução da lei de Ampère. A inserção dos discentes da UFPI serviu de parâmetro da avaliação da proposta quanto à aprendizagem segundo a perspectiva de Ausubel e de enriquecimento científico do trabalho. Antes da aplicação os alunos das duas instituições apresentaram déficit de aprendizagem e, após a aplicação da proposta didática, eles apresentaram um ganho substancial de aprendizagem. Do exposto, o produto educacional mostrou-se como um material em potencial para possibilitar uma aprendizagem significativa no ensino de Física. ABSTRACT: This paper presents a didactic proposal for High School Physics. Using an experimental approach,
the research aims having as means the use of didactic sequences and experimental kits that altogether form the "educational product", to take the student to deduce the law of Ampère by himself. Based on the assumptions of David Paul Ausubel's Theory of Cognition, in short, which takes into account the student's previous knowledge (subsumes) about the new study to be explored, from the application of a support material (previous organizers) in the formation of subsumes, elements that anchor to the new information guaranteeing transfers quality and stability of the contents taught, necessary items to assure a significant learning in the cognitive structure of the individuals. The subjects explored in this proposal refer to the areas: Mathematics - directly proportional quantities and inversely proportional quantities, Physics - magnetic field and its sources, electric current and magnetic field generated by a wire conducting an electric current. As a means of making subsumes feasible, educational kits were constructed with didactic sequences that served as guides for the student with the teacher's support to go through all the stages of application of the educational product and completion of the work. The results obtained with the questionnaires applied with the students before the sequences and kits, has shown deficiencies of previous knowledge by these students. After the application with the experimental kits and the execution of the tasks contained in the didactic sequences to the students, the evaluated results showed that the students obtained good understanding of the phenomena studied by this proposal, which served as an influential source of knowledge provided by previous organizers, necessary items for the deduction of Ampere's law. The data collection and analysis were useful to certify the feasibility of the didactic proposal for the teaching of Physics. Students (55) from IFMA Campus Caxias-MA and students (60) newcomers from the UFPI participated voluntarily in the first semester of 2017. The insertion of UFPI students served as a parameter of the evaluation of the proposal regarding learning from the perspective of Ausubel and scientific enrichment of research. Before the application the students of the two institutions presented learning deficit and after applying the didactic proposal, they presented a substantial learning gain. Based on the above, the educational product proved to be a potential material to enable meaningful learning in Physics teaching.