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OS GRAFISMOS RUPESTRES DA LAGOA DAS PEDRAS PINTADAS, ALTO SANTO, REGIÃO DO JAGUARIBE, CEARÁ: documentação, estado de conservação e análise contextual

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dc.contributor.author QUEIRÓS, Agnelo Fernandes de
dc.date.accessioned 2018-06-13T17:40:44Z
dc.date.available 2018-06-13T17:40:44Z
dc.date.issued 2018-06-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1213
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Conceição Soares Meneses Lage. Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Sônia Maria Campelo Magalhães. Examinador interno: Prof.ª Dr.ª Francisca Verônica Cavalcante. Examinador interno: Prof.ª Dr.ª Ana Luísa Meneses Lage Nascimento. Examinador externo: Prof.ª. Dr.ª Marcélia Marques do Nascimento (UECE). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O sítio arqueológico Lagoa das Pedras Pintadas fica localizado no município de Alto Santo, Ceará, sendo situada na microrregião do Médio Jaguaribe. O sítio apresenta cerca de 151 matacões graníticos com gravuras rupestres distribuídas a céu aberto em um ambiente de lagoa sazonal. Diferentemente das pinturas rupestres, conhecidas pelas abordagens temáticas e classificações crono-estilisticas, os estudos das gravuras por muito tempo foram negligenciados em seus potencias investigativos. O presente estudo teve o intuito de identificar o potencial interpretativo do sítio e do seu acervo gráfico aos olhos da arqueologia contextual. A pesquisa se deu por meio da documentação e um estudo de caráter amostral do sítio no tocante a inserção na paisagem, o estado de conservação, bem como o acervo gráfico em suas características técnicas e temáticas, incluindo ainda a análise das propriedades audiométrica especiais dos suportes gravados. O método se constituiu em trabalhos de campo e gabinete. Para a documentação fez-se o uso exaustivo dos recursos da fotografia digital, do audiovisual, bem como das geotecnologias. A análise foi realizada a partir da organização, tratamento e sistematização dos dados de interesse da pesquisa acompanhada da constante revisão bibliográfica e referência a dados etnográficos, iconográficos e da história direta. Quanto ao estado de conservação, foram contatados processos acelerados de degradação do acervo gráfico, diante do qual se observou os desafios de desacelerar ações intempéricas em ambientes de lagoas. O estudo permitiu evidenciar características da paisagem de inserção do sítio quanto à sua acessibilidade, visualização e visibilidade. Com relação aos grafismos foram observadas múltiplas técnicas, os materiais e apropriações dos suportes rochosos na elaboração das gravuras. Nas temáticas, há motivos gráficos com representações de reconhecimento diferido e raros reconhecidos. Entre os de reconhecimento diferido há representações rupestres recorrentes cuja análise e proposta de reconhecimento foi realizada por meio de associações e de semelhanças iconográficas, bem como etnográficas em analogias transculturais. Observou-se também uma seleção de suportes rochosos com características audiométricas especiais, as “pedras de sino”, usadas para efetuar um determinado tipo de grafismo, o que sugere apropriações e usos dos sons. Desse modo, foi possível pensar sobre a abordagem teórico-metodológica da arqueologia contextual e dissertar a respeito de suas aplicabilidades no sítio estudado. ABSTRACT: The archaeological site Lagoa das Pedras Pintadas is located in the Alto Santo area, in the micro region called Médio Jaguaribe.This archaeological site has about 151 granite boulders decorated with rock carvings under an open sky in a seasonal lagoon environment. Differently from rupestrian paintings, known by their thematic approach and chronostylistic ratings, the paintings studies for long time were neglected regarding their investigative potential. This study aimed to identify the site potential interpretative role and its graphical collection through contextual archeology. The research was conducted through documentation and sample basis, as well as graphical collection in its technical and thematic features, including the analysis of recorded support and its audiometric proprieties. It was included field and office work, as well as digital picture, audio visual and geotechnologies. The analyses were conducted through organization, and interested research data systematization and treatment, followed by bibliographic revision and references to ethnographic, iconographic and historic data. With regard to conservation state, the accelerated degradation processes of the graphic collection were also studied and they have shown challenges of reducing weathering actions in lagoons. The study has reported the site landscape features regarding to accessibility, visualization and visibility. In the painting elaboration there were also observed several techniques, materials and rock supports appropriation. There are graphical features with representation with different and rare recognition. Amongst those with different recognition there are recurrent rupestrian representations whose analyses and recognition proposal were conducted by associations and similar iconographic, as well as ethnographic in cross cultural analogies. It was also observed a selection of rock supports with special audiometric features, as “Pedras de Sino”, used to a specific type of graphism, which suggests appropriations and sounds use. Thus, it was possible to think about the contextual archaeology theorist and methodological approach and to lecture about their applicability in the studied site. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gravuras rupestres pt_BR
dc.subject Vale do Jaguaribe pt_BR
dc.subject Arqueologia contextual pt_BR
dc.subject Rupestrian paintings pt_BR
dc.subject Jaguaribe Valley pt_BR
dc.subject Contextual archaeology pt_BR
dc.title OS GRAFISMOS RUPESTRES DA LAGOA DAS PEDRAS PINTADAS, ALTO SANTO, REGIÃO DO JAGUARIBE, CEARÁ: documentação, estado de conservação e análise contextual pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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