Abstract:
RESUMO: Indiscutivelmente o ensino de Matemática tem sido objeto de análises e reflexões acerca de sua complexidade e dos desafios que permeiam a prática pedagógica do professor desta área, bem como a necessidade do domínio de alguns conceitos e processos matemáticos. O conhecimento dos algoritmos e suas aplicações são imprescindíveis para a vida em sociedade, pois o desenvolvimento da capacidade de raciocinar logicamente é fundamental tanto na atividade matemática como na maioria das profissões e no dia-a-dia dos indivíduos. Nesse viés os jogos representam uma boa situação-problema, sendo o professor um mediador que cumpre a prática pedagógica com o exercício de avaliar os alunos e também propor boas questões, potencializando a capacidade de compreensão dos fatos e conceitos matemáticos. Para tanto foi delineado como objetivo geral dessa pesquisa analisar de que forma a utilização de jogos educativos pelo professor de matemática, contribui para o desenvolvimento da aquisição de uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos e o desenvolvimento do raciocínio lógico de seus alunos. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, o qual contou com a participação dos alunos da 6ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues. Foi utilizado como instrumentos de produção a aplicação de um jogo matemático, a observação participante, e um questionário. Baseando-se nos dados produzidos durante o processo de execução da pesquisa, é notório a importância e a necessidade do professor de Matemática proporcionar situações desafiadoras, agradáveis e significativas em sala de aula, motivando os alunos para o aprendizado da Matemática, bem como o aprimoramento do seu fazer docente. ABSTRACT: Arguably the teaching of Mathematics has been the object of analyzes and reflections about its complexity and the challenges that permeate the pedagogical practice of the teacher of this area, as well as the need to master some mathematical concepts and processes. The knowledge of the algorithms and their applications are essential for life in society, because the development of the ability to reason logically is fundamental both in mathematical activity as in most professions and in the daily lives of individuals. In this bias the games represent a good problem situation, being the teacher a mediator who fulfills the pedagogical practice with the exercise of evaluating the students and also proposing good questions, enhancing the ability to comprehend mathematical facts and concepts. For that, it was outlined as a general objective of this research to analyze how the use of educational games by the mathematics teacher contributes to the development of the acquisition of a significant learning of the mathematical contents and the development of the logical reasoning of its students. This is a descriptive study with a qualitative approach, which had the participation of the students of the 6th stage of the Education of Young and Adults (EJA) of the State College Senador Chagas Rodrigues. The application of a mathematical game, participant observation, and a questionnaire was used as instruments of production. Based on the data produced during the research execution process, the importance and necessity of the Mathematics teacher is to provide challenging, pleasant and meaningful situations in the classroom, motivating the students to learn mathematics, as well as the improvement of your teaching.