Repositório Institucional da UFPI

CONHECIMENTO OBJETIVO E PERCEBIDO SOBRE PRESERVATIVOS ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CRUZ, Anna Gláucia Costa
dc.date.accessioned 2018-06-11T20:00:31Z
dc.date.available 2018-06-11T20:00:31Z
dc.date.issued 2018-06-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1204
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Keila Rejane Oliveira Gomes. Examinador interno: Prof.ª Dr.ª Ione Maria Ribeiro Soares Lopes. Examinador interno: Prof.ª Dr.ª Karoline de Macêdo Gonçalves. Examinador externo: Prof.ª Dr.ª Lucíola Galvão Gondim Corrêa Feitosa (UNINOVAFAPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O conhecimento adequado sobre preservativos é um dos fatores contribuintes para a promoção de práticas sexuais seguras na adolescência, pois influencia na redução do índice de infecções sexualmente transmissíveis e de gravidez precoce, considerados grandes problemas de saúde pública. Ressalta-se que o conhecimento deve ser analisado tanto pelo componente objetivo como pelo percebido e que a percepção é indicada como importante preditor para atitudes sexuais de risco na adolescência. Objetivo: Analisar o conhecimento objetivo e percebido sobre preservativos entre escolares de ensino médio. Método: O estudo é transversal com a participação de 674 adolescentes matriculados no ensino médio de escolas públicas e privadas de Teresina-PI. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com quatro afirmações para determinação do nível de conhecimento objetivo e escala de Likert para avaliação do nível de conhecimento percebido. Analisaram-se as variáveis sociodemográficas, iniciação sexual e variáveis relacionadas ao conhecimento sobre preservativo. Resultados: Mais da metade dos adolescentes apresentou baixo conhecimento objetivo (57,4%) e baixo conhecimento percebido (78,6%) sobre preservativos, tendo a afirmação sobre uso do preservativo em relações homossexuais apresentado o menor nível de conhecimento objetivo (57,6%) e também a menor média para conhecimento percebido (2,49). Na análise multivariada, os estudantes que tinham mães com maior escolaridade (p=0,044), que cursavam a terceira série do ensino médio (p=0,002), com renda familiar maior que dois salários mínimos (p=0,013), que tinham iniciado a vida sexual (p=0,035) e receberam orientação dos pais sobre sexualidade (p=0,047) tinham mais chance de alto conhecimento objetivo. O alto conhecimento percebido foi associado à maior escolaridade da mãe (p=0,023), ao aluno cursar a terceira série do ensino médio (p=0,038), ter renda familiar maior que dois salários mínimos (p<0,001) e ter iniciado a vida sexual (p=0,029). Conclusão: Os fatores preditores de maior conhecimento apontam para a importância da participação da família na educação sexual dos filhos, bem como do acesso dessas famílias à escolaridade mais elevada e a melhor renda. ABSTRACT: Adequate knowledge about condoms is one of the contributing factors to the promotion of safe sex practices in adolescence, as it influences the reduction of sexually transmitted infections and early pregnancy, considered to be major public health problems. It should be emphasized that knowledge must be analyzed by both the objective and the perceived component, and that perception is indicated as an important predictor of risky sexual attitudes in adolescence. Objective: To analyze the objective and perceived knowledge about condoms among High School students. Method: The study is transversal with 674 teenagers matriculated in High School in public and private schools in Teresina-PI. The data collection was done through a questionnaire with four statements to determine the level of objective knowledge and Likert scale to evaluate the level of perceived knowledge. Sociodemographic variables, sexual initiation and variables related to condom knowledge were analyzed. Results: More than half of the teenagers had low objective knowledge (57.4%) and low perceived knowledge (78.6%) about condoms, having the statement about condom use in homosexual relationships showed the lowest level of objective knowledge (57.6% ), and also the lowest average for perceived knowledge (2,49). In multivariate analysis, students who had mothers with higher education (p = 0.044), who were studying the third grade of High School (p = 0.002), with family income bigger than two minimum wages (p = 0.013), which had started sex life (P = 0.035) and received orientation from parents about sexuality (p = 0.047) had more chances of high objective knowledge. The high perceived knowledge was associated with the higher education of the mother (p = 0.023), the student attending the third grade of High School (p = 0.038), having a family income bigger than two minimum wages (p <0.001) and having started sex life (P = 0.029). Conclusion: The Predictors Factors of bigger knowledge point to the importance of family participation in the sexual education of children, as well as the access of these families to higher education and better income. RESUMEN: Se objetivó analizar el conocimiento objetivo y percibido sobre preservativos entre alumnos de enseñanza media. El estudio es transversal con 674 adolescentes matriculados en la enseñanza média de escuelas públicas y privadas de Teresina-PI. La recolección de datos fue realizada por medio de un cuestionario con cuatro afirmaciones para determinar el nivel de conocimiento objetivo y la escala de Likert para evaluar el nivel de conocimiento percibido. Se analizaron variables sociodemográficas, iniciación sexual y variables relacionadas al conocimiento sobre preservativo. Más de la mitad de los adolescentes presentó bajo conocimiento objetivo (57,4%) y bajo conocimiento percibido (78,6%) sobre preservativos, teniendo la afirmación sobre el uso del preservativo en relaciones homosexuales presentado el menor nivel de conocimiento objetivo (57,6% Y el menor promedio para el conocimiento percibido (2,49). En el análisis multivariado, los estudiantes que tenían madres con mayor escolaridad (p = 0,044), cursaban la tercera serie de la enseñanza media (p = 0,002), con renta familiar mayor que dos salarios mínimos (p = 0,013), que habían comenzado la vida (p=0,035) y recibieron orientación de los padres sobre sexualidad (p = 0,047) tenían más posibilidades de alto conocimiento objetivo. El alto conocimiento percibido fue asociado a la mayor escolaridad de la madre (p=0,023), al alumno cursar la tercera serie de la enseñanza media (p=0,038), tener renta familiar mayor que dos salarios mínimos (p<0,001) y haber iniciado la vida (p=0,029). Los factores predictores de mayor conocimiento apuntan a la importancia de la participación de la familia en la educación sexual de los hijos, así como del acceso de esas familias a la escolaridad más elevada y la mejor renta. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Planejamento familiar pt_BR
dc.subject Anticoncepção pt_BR
dc.subject Adolescente pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Preservativos pt_BR
dc.subject Comportamento sexual pt_BR
dc.subject Family planning pt_BR
dc.subject Contraception pt_BR
dc.subject Teenager pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Condoms pt_BR
dc.subject Sexual Behavior pt_BR
dc.subject Conocimiento pt_BR
dc.subject Comportamiento sexual pt_BR
dc.title CONHECIMENTO OBJETIVO E PERCEBIDO SOBRE PRESERVATIVOS ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account