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RESUMO: A presente pesquisa definiu como objetivo principal analisar como se desenvolvem as possibilidades de uma Educação para a Paz no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O problema da pesquisa foi constituído a partir do seguinte questionamento: como se desenvolvem as possibilidades de Educação para a Paz na formação inicial do pedagogo no curso de Pedagogia da UFPI? As concepções que orientam este trabalho partiram da hipótese de que os cursos de formação inicial de professores apresentam limitações na preparação dos futuros docentes para o enfrentamento dos problemas relacionados às manifestações de violências que se avolumam no espaço da escola. Nesse sentido, estabeleceu como objeto de estudo a formação dos graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tendo como parâmetros os princípios e as concepções de uma educação voltada para a paz, conforme os referenciais deste campo de estudo: Bomfim (2012), Matos (2013), (2006), Cobalti (1985), Debarbieux (1998), Guimarães (2010), Jares (2002), Macêdo e Bomfim (2007), entre outros. Como forma de compreensão do fenômeno investigado, foram aplicados como método os pressupostos da Dialética, fundamentado em Afanasiev (1968), Lefébvre (1983), Kopnin (1972), Kosik (1969), Libâneo (2009), Liberali (2010), Schmied-Kowarzik (1983), Sousa (2010), entre outros. O processo investigativo foi desenvolvido à luz da abordagem qualitativa articulada à pesquisa-ação (BARBIER, 2002; THIOLLENT, 2009; DESROCHE, 2006), por se tratar de uma pesquisa em âmbito educacional, envolvendo relações microestruturais e macroestruturais determinantes do fenômeno, bem como contradições e conflitos inerentes ao objeto de estudo. Os partícipes da pesquisa foram: dois professores fundadores do curso de Pedagogia da UFPI, a então coordenadora do curso e sete discentes em processo de estágio supervisionado. Em relação às dimensões pertinentes ao curso de Pedagogia, foram selecionados, entre outros: Kuenzer (1997, 1999), Pimenta (1995), Sacristán (2000), Saviani (2004), Silva (1999). Quanto aos documentos oficiais, a pesquisa analisou as atuais Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, a normatização presente na LDB, a Matriz Curricular e o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Dentre os resultados que emergiram da pesquisa: as possibilidades de desenvolvimento de uma Educação para Paz no curso de Pedagogia da UFPI ainda são incipientes, tendo em vista que na respectiva matriz curricular não há interdisciplinaridade das concepções que fundamentam a Educação para Paz, pois o entrelaçamento entre a formação humanística, com preceitos da cultura de paz e da formação técnica, ocorre por meio de disciplinas isoladas, que, em razão de sua natureza, abordam questões referentes a relações humanas permeadas pelo diálogo, pela consciência da diversidade dos seres humanos e de suas culturas. Desse modo, tal implantação seria mais efetiva se esses conteúdos fossem abordados de forma transversal e integrada durante todo o curso e não apenas em disciplinas isoladas e desarticuladas entre si, necessitando, portanto, que o currículo possibilite a articulação entre os diferentes saberes e a afirmação de uma prática na qual a diversidade, os direitos humanos, os valores e os fundamentos da mediação dialoguem. ABSTRACT: The present study defined as main objective to analyze how the possibilities of an Education for Peace in the Pedagogy course of the Federal University of Piauí (UFPI) are developed. The research question was constituted from the following question: how are the possibilities of Education for Peace in the initial formation of the pedagogue in the Pedagogy course of the UFPI? The conceptions that guide this work started from the hypothesis that the initial teacher training courses present limitations in the preparation of the future teachers to face the problems related to the manifestations of violence that increase in the space of the school. In this sense, it established as an object of study the training of undergraduates of the Pedagogy course of the Federal University of Piauí (UFPI), having as parameters the principles and conceptions of an education focused on peace, according to the references of this field of study: Bomfim (2008), Matos (2013), (2006), Cobalti (1985), Debarbieux (1998), Guimarães (2010), Jares (2002), Macêdo and Bomfim (2007), among others. As a way of understanding the phenomenon investigated, the assumptions of the Dialectics, based on Afanasiev (1968), Lefebvre (1983), Kopnin (1972), Kosik (1969), Libâneo (2009), Liberali -Kowarzik (1983), Sousa (2010), among others. The research process was developed in the light of the qualitative approach articulated to the action research (BARBIER, 2002; THIOLLENT, 2009; DESROCHE, 2006), since it is a research in educational scope, involving microstructural and macroestructural relations determinant of the phenomenon, as well as Contradictions and conflicts inherent to the object of study. The research participants were: two founding teachers of the Pedagogy course at UFPI, the then coordinator of the course and seven students under supervised training. In relation to the dimensions pertinent to the course of Pedagogy, we selected, among others: Kuenzer (1997, 1999), Pimenta (1995), Sacristán (2000), Saviani (2004) and Silva (1999). As for the official documents, the research analyzed the current Curricular Guidelines for the Pedagogy Course, the normativity present in the LDB, the Curricular Matrix and the Political Pedagogical Project of the Pedagogy course of the Federal University of Piauí. Among the results that emerged from the research: the possibilities of developing an Education for Peace in the course of Pedagogy of the UFPI are still incipient, considering that in the respective curricular matrix there is no interdisciplinarity of the conceptions that base the Education for Peace, since the interlacing Between humanistic formation, with precepts of the culture of peace and of technical formation, occurs through isolated disciplines, which, because of their nature, address issues related to human relations permeated by dialogue, awareness of the diversity of human beings and Their cultures. In this way, such an implementation would be more effective if these contents were approached in a transversal and integrated way throughout the course and not only in isolated and disarticulated disciplines among themselves, necessitating, therefore, that the curriculum allows the articulation between the different knowledge and the affirmation Of a practice in which diversity, human rights, values and foundations of mediation dialogue. RESUMEN: La presente investigación definió como principal objetivo analizar cómo se desarrollan las posibilidades de una Educación para la Paz en el curso de Pedagogía de la Universidad Federal del Piauí (UFPI). El problema de la investigación fue constituido a partir del siguiente cuestionamiento: ¿cómo se desarrollan las posibilidades de Educación para la Paz en la formación inicial del pedagogo en el curso de Pedagogía de la UFPI? Las concepciones que orientan este trabajo partieron de la hipótesis de que los cursos de formación inicial de profesores presentan limitaciones en la preparación de los futuros maestros para hacer frente a los problemas relacionados con las manifestaciones de violencia que se acumulan dentro de la escuela. En ese sentido, estableció como objeto de estudio la formación de los estudiantes del curso de Pedagogía de la Universidad Federal del Piauí (UFPI), teniendo como parámetros los principios y las concepciones de una educación orientada para la paz, conforme los referenciales de este campo de estudio: Bomfim (2012), Matos (2013), (2006), Cobalti (1985), Debarbieux (1998), Guimarães (2010), Jares (2002), Macêdo e Bomfim (2007), entre otros. Como una manera de comprender el fenómeno investigado, fueron aplicados como método los presupuestos de la Dialéctica, fundamentado en Afanasiev (1968), Lefébvre (1983), Kopnin (1972), Kosik (1969), Libâneo (2009), Liberali (2010), Schmied-Kowarzik (1983), Sousa (2010), entre otros. El proceso investigativo fue desarrollado a la luz del abordaje cualitativo articulado a la investigación-acción (BARBIER, 2002; THIOLLENT, 2009; DESROCHE, 2006), por tratarse de una investigación en ámbito educacional, envolviendo relaciones microestruturales y macroestruturales determinantes del fenómeno, así como contradicciones y conflictos inherentes al objeto de estudio. Los participantes de la investigación fueron: dos profesores fundadores del curso de Pedagogía de la UFPI, la entonces coordinadora del curso y siete estudiantes en el proceso de pasantía supervisada. En relación a las dimensiones pertinentes al curso de Pedagogía, fueron seleccionados, entre otros: Kuenzer (1997, 1999), Pimenta (1995), Sacristán (2000), Saviani (2004), Silva (1999). En cuanto a los documentos oficiales, la investigación analizó las actuales Directrices Curriculares para el Curso de Pedagogía, la reglamentación presente en la LDB, la Matriz Curricular y el Proyecto Político Pedagógico del curso de Pedagogía de la Universidad Federal del Piauí. De entre los resultados que emergieron de la investigación: las posibilidades de desarrollo de una Educación para la Paz en el curso de Pedagogía de la UFPI aún son iniciales, con miras a que en la respectiva matriz curricular no hay interdisciplinariedad de las concepciones que fundamentan la Educación para la Paz, pues el enlace entre la formación humanística, con preceptos de la cultura de paz y de la formación técnica, ocurre por medio de temas aislados, que, en razón de su naturaleza, se abordan las cuestiones referentes a las relaciones humanas que están impregnadas por el diálogo, por la conciencia de la diversidad de los seres humanos y de sus culturas. De ese modo, tal implantación sería más eficaz si esos contenidos fueran abordados de forma transversal e integrada durante todo el curso y no sólo en asignaturas aisladas y desarticuladas entre sí, necesitando, por lo tanto, que el currículo posibilite la articulación entre los diferentes conocimientos y la afirmación de una práctica en la cual la diversidad, los derechos humanos, los valores y los fundamentos de la mediación conversen. |
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