Abstract:
RESUMO: A avaliação tem sido tema recorrente nos estudos em educação, em função da sua relevância para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Compreende-se que, em alguns casos, a forma como vem sendo praticada nas escolas leva à exclusão de alunos que não têm um rendimento satisfatório, pois permanece atrelada a notas ou conceitos, sem considerar o contexto e as singularidades dos educandos. Nesse sentido, ressalta-se que a situação adquire maior complexidade quando se considera os alunos público-alvo da educação especial, em particular aqueles que apresentam síndrome de Down que implica em deficiência intelectual. O problema da pesquisa constitui-se a partir do seguinte questionamento: como se apresentam as práticas avaliativas de professores nos anos iniciais do ensino fundamental com crianças com síndrome de Down? Em função desse entendimento, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as práticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com crianças com síndrome de Down. O aporte teórico da pesquisa está estruturado à luz das concepções de Mendes (2006, 2010, 2015), Mills (1999), Beyer (2005), Hoffmann (2005, 2009), Luckesi (2008), Teixeira e Nunes (2010), Villas Boas (2011, 2004), Voivodic (2004), Pimentel (2012), Martins (2011), entre outros. O estudo é de natureza qualitativa do tipo explicativa. Participaram da pesquisa quatro professoras de escolas públicas da rede municipal de Teresina – PI. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram o roteiro de entrevista semiestruturada e o roteiro de observação. A análise das informações foi feita a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004). Entre os resultados encontrados, pode-se afirmar que as concepções das participantes em relação às práticas avaliativas podem ser consideradas em seu aspecto processual no âmbito do discurso, pois, no cotidiano, as professoras avaliam as crianças com síndrome de Down de modo informal, com foco na socialização. ABSTRACT: Evaluation has been a recurring theme in education studies, due to its relevance to the understanding of the teaching-learning process. It is understood that, in some cases, the way it is practiced in schools leads to the exclusion of students who do not have a satisfactory income, because it remains linked to notes or concepts, without considering the context and singularities of the students. In this sense, it is emphasized that the situation becomes more complex when considering the students targeted by special education, particularly those with Down syndrome that implies intellectual disability. The focus of this research is the following question: How the evaluation practices of teachers of children with Down syndrome in the first school years are presented? As a result of this understanding, this research had as main goal to investigate the evaluation practices of Elementary School teachers for children with Down syndrome. The theoretical contribution for this research was structured from the light of the conceptions of Mendes (2006, 2010, 2015), Mills (1999), Beyer (2005), Hoffmann (2005, 2009), Luckesi (2008), Teixeira and Nunes (2010), Villas Boas (2011, 2004), Voivodic (2004), Pimentel (2012), Martins (2011), among others. The study is of a qualitative nature of the explanatory type. Four public school teachers from Teresina – PI’s municipal network participated in the study. The instruments used in the research were the semi-structured interview script and the observation script. The analysis of the information was made from the Content Analysis of Bardin (2004). Among the results found, it can be stated that the participants' conceptions regarding evaluative practices can be considered in their procedural aspect within the discourse, since, in the daily life, the teachers evaluate children with Down syndrome informally, with focus on socialization.