Abstract:
RESUMO: Esta tese trata das experiências e das criações de professoras no modo de pensar e de Educar em Direitos Humanos, a partir dos problemas que as mobilizam em meio à vida de crianças e adolescentes e às potencialidades dos saberes experienciais que carregam na escola. Assim, o objetivo é analisar as experiências docentes, seus modos de pensar e de Educar em Direitos Humanos crianças e adolescentes, potencializando as dimensões criadoras de professoras na vida escolar da educação básica. Especificamente, busca identificar os problemas que mobilizam as professoras na experiência de Educar em Direitos Humanos crianças e adolescentes; identificar a potencialidade dos saberes da experiência das professoras no Educar em Direitos Humanos crianças e adolescentes; perceber outros modos de pensar de professoras sobre Educar em Direitos Humanos frente às suas experiências de formação e às vivências com crianças e adolescentes na escola; desenvolver dispositivos filosóficos e artísticos com as professoras para potencializar seus saberes, suas experiências e suas criações nos modos de Educar em Direitos Humanos entre crianças e adolescentes. Sendo uma pesquisa-intervenção, faz uso dos métodos: “Cartografia”, para a demarcação do território de pesquisa, situado na Comunidade Escolar “Mãos Dadas”, no Parque Alvorada, região na fronteira entre Timon-MA e Teresina-PI, e do grupo-pesquisador, além de mapear experiências de coordenação de projetos de Educação em Direitos Humanos e cartografar as afecções da pesquisadora; e “Sociopoética”, utilizado para criação de problemas, confetos e devires do Educar em Direitos Humanos a partir de dispositivos filosóficos e artísticos, fazendo uso da técnica “Capulana: O tecido que fala”, inspirada na cultura africana. O corpo da tese está estruturado em: Introdução: “A Carta do Caminho”; Carta I: “Mapas”; Carta II: “Palavras”; Carta III: “Poiesis”; Carta IV: “Rizomas” e Reflexões Finais: “A Carta dos Devires”. Os principais teóricos que orientaram esta produção foram: Foucault (1992, 2002, 2003, 2011, 2013, 2014); Deleuze e Guattari (1985, 1995, 2010, 2013); Agamben (2012); Certeau (1994); Gauthier (2012); Larrosa (1998b, 2016); Panikkar (2004), Santos (2010); Baldi (2004), Candau (2003), Silveira (2007), dentre outros. A tese corrobora na perspectiva da descolonização das formas excludentes e normativas de Educação e Direito, destacando o viés intercultural da Educação em Direitos Humanos, atravessada pelas experiências e pelas criações de professoras nas relações micro de saber e de poder, de um pensar coletivo, criativo e imanente na vida de crianças e adolescentes. O grupo-pesquisador revelou sua potencialidade inventiva principalmente na Força-Mulher-Resistência e no devir Professor-Criança como estética da existência que passa pela alacridade e pela circularidade dançante nos modos de educar em meio às realidades caóticas, onde a escola é um círculo de vários círculos que cuida e acolhe as diferenças. ABSTRACT: This research deals with the experiences and creations of teachers on the way of thinking and Educating in Human Rights, from the problems that mobilize them amid the life of children and adolescents and the potentialities of the experiential knowledge that they carry in the school. Thus, the objective is to analyze the teaching experiences, their ways of thinking and Educating children and adolescents in Human Rights, enhancing the teachers creative dimensions in the school life of basic education. Specifically, it seeks to identify the problems that mobilize teachers in the experience of Educating children and adolescents in Human Rights; to identify the knowledge potentiality of the teachers experience when Educating children and adolescents in Human Rights; to perceive other teachers' ways of thinking about Educating in Human Rights in face of their experiences formation and their experiences with children and adolescents in the school; Develop philosophical and artistic devices together with teachers to enhance their knowledge, their experiences and their creations in the ways of Educating in Human Rights among children and adolescents. As an intervention research, the "Cartography" method was used for the research territory demarcation, located at "Mãos Dadas" School Community, Parque Alvorada, on the border between Timon-MA and Teresina-PI. The Group-researcher method to map coordination experiences of Human Rights Education projects and mapping the researcher affections; and "Sociopoetics", used to create problems, confetos and becomings from Educating in Human Rights from philosophical and artistic devices, using the "Capulana: The fabric that speaks” technique, inspired by the African culture. The thesis is structured in: Introduction: “A Carta do Caminho”; Carta I: "Mapas"; Carta II: "Palavras"; Carta III: "Poiesis"; Carta IV: "Rizomas" e Reflexões Finais: "A carta dos devires". The main theorists who guided this production were: Foucault (1992, 2002, 2003, 2011, 2013, 2014); Deleuze e Guattari (1985, 1995, 2010, 2013); Agamben (2012); Certeau (1994); Gauthier (2012); Larrosa (1998b, 2016); Panikkar (2004), Santos (2010); Baldi (2004), Candau (2003), Silveira (2007), among others of this strand. The thesis corroborates the exclusionary and normative forms decolonization perspective of Education and Law, highlighting the intercultural bias of Human Rights Education, crossed by the experiences and creations of teachers in the micro relations of knowledge and power, of collective, creative and immanent thinking in the children and adolescents life. The researcher group revealed its inventive potential mainly in the Resistance Woman Strength and in the becoming Child Teacher as existence aesthetic that passes through the alacrity and the dancing circularity in the ways of educating amid the chaotic realities, in which school is a circle of various circles that cares for and welcomes differences. RESUMEN: Esta investigación trata de las experiencias y de las creaciones de maestras en la manera de pensar y de Educar en Derechos Humanos, a partir de los problemas que las movilizan en el medio de vida de los niños y adolescentes y el potencial del conocimiento experiencial que se cargan en la escuela. Así, el objetivo es analizar las experiencias de los docentes, sus maneras de pensar y de Educar en Derechos Humanos los niños y adolescentes, potenciando las dimensiones creadoras de profesoras en la vida escolar de la educación básica. Concretamente, se trata de identificar los problemas que movilizan las profesoras en la experiencia de Educar en Derechos Humanos los niños y adolescentes; identificar el potencial de conocimiento a partir de la experiencia de las profesoras en el Educar en Derechos Humanos los niños y adolescentes; percibir otros modos de pensar de profesoras sobre Educar en Derechos Humanos hacia sus experiencias de formación y a las vivencias con niños y adolescentes en la escuela; desarrollar mecanismos filosóficos y artísticos con las profesoras para mejorar sus saberes, sus experiencias y sus creaciones en los modos de Educar en Derechos Humanos entre niños y adolescentes. Siendo una intervención-investigación, hace uso de métodos: "Cartografía", para la demarcación del territorio de investigación, ubicado en la Comunidad Escolar "Mãos Dadas", en el Parque Alvorada, región en la frontera entre el Timon-MA y Teresina-PI, y del grupo-investigador, además de mapear experiencias de coordinación de proyectos de Educación en Derechos Humanos y ordenar las reflexiones de la investigadora; y "Sociopoética", que se utiliza para crear problemas, producir ideas y movimientos del Educar en Derechos Humanos a partir de dispositivos filosóficos y artísticos, haciendo uso de la técnica "Capulana: O tecido que fala", inspirada en la cultura africana. El cuerpo de la tesis está estructurado en: Introducción: " A Carta do Caminho "; Carta I: "Mapas"; Carta II: "Palavras"; Carta III: "Poiesis"; Carta IV: "Rizomas" y Reflexiones Finales: "A Carta dos Devires". Los principales teóricos que orientaron esta producción fueron: Foucault (1992, 2002, 2003, 2011, 2013, 2014); Deleuze e Guattari (1985, 1995, 2010, 2013); Agamben (2012); Certeau (1994); Gauthier (2012); Larrosa (1998b, 2016); Panikkar (2004), Santos (2010); Baldi (2004), Candau (2003), Silveira (2007), de entre otros de esa vertiente. La tesis corrobora en la perspectiva de la descolonización de las formas excluyentes y normativas de Educación y Derecho, destacando la inclinación intercultural de la Educación en Derechos Humanos, atravesada por las experiencias y por las creaciones de las profesoras en las relaciones de micro conocimiento y de poder, de un pensamiento colectivo, creativo e inmanente en la vida de los niños y adolescentes. El grupo-investigador reveló su potencialidad inventiva principalmente en la Fuerza-Mujer-Resistencia y en el devenir Profesor-Niño como estética de la existencia que pasa por el placer y por el giro bailante en los modos de educar en medio de situaciones caóticas, en que la escuela es un círculo de diversos círculos que cuida y acoge con beneplácito las diferencias.