Abstract:
RESUMO: Este estudo de abordagem socioantropológica volta-se ao tema da constituição de territórios sociais de matrizes africanas nos centros urbanos em interface com processos de transformação da paisagem cultural do espaço citadino, tendo como foco lugares e trajetórias dessas religiosidades nas cidades. A pesquisa focalizou Povos de Terreiros da zona Norte de Teresina, Piauí, no âmbito de um processo de intervenções urbanísticas levadas a cabo pelo Programa Lagoas do Norte (PLN), política da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) com financiamento do Banco Mundial. Este programa de “requalificação urbana”, com ações de largo espectro, vem sendo implementado, desde 2008, em 13 bairros da região Norte de Teresina, que compõem uma área denominada região das Lagoas do Norte. O programa, no discurso da gestão pública municipal, é veiculado como um conjunto de intervenções ambientais, sociais e econômicas integradas em território determinado, a fim de (re)vitalizar, (re)urbanizar e (re)qualificar bairros da zona Norte da cidade, solucionando problemas socioambientais que acometem, há muito tempo, a região. Com ênfase na dimensão socioambiental, os documentos do PLN fazem referência a ações voltadas à “preservação e à proteção da cultura local”, a exemplo do projeto de construção de uma controversa “Praça dos Orixás”, a ser edificada como espaço de memória-celebração dos cultos religiosos afro-brasileiros na cidade. A zona Norte de Teresina, tem, historicamente, entre seus marcadores culturais e identitários, a religiosidade, expressa nas culturas religiosas de matrizes africanas, com vasto número de casas de Umbanda e Candomblé. O primeiro terreiro de que se tem notícia nesta região teria sido fundado na década de 1930, na área de convergência dos rios Parnaíba e Poti, reconhecida como ponto original do povoamento da cidade. Com o tempo, novas comunidades de terreiros foram-se formando, e instituindo territorialidades em Teresina. No processo de urbanização da cidade, terreiros localizados nas áreas centrais foram sendo deslocados, e muitos acabaram (re)territorializando-se na zona Norte, região tida como de “bairros populares”. Estes territórios sociais encontram-se novamente ameaçados, inclusive, de deslocamento involuntário de terreiros e de famílias de santo, previsto no processo de intervenção do PLN. Na perspectiva epistemológica da interpretação e produção de sentidos, em diálogo com autores e ideias, a pesquisa buscou apreender os sentidos e significados que vêm sendo produzidos e acionados pelos Povos de Terreiro, entre consensos e dissensos internos, e nas relações com o poder público, acerca da Praça dos Orixás e das ameaças de remoções involuntárias de terreiros, abrindo para novos questionamentos sobre políticas públicas de intervenção urbanística e os territórios de religiões de matrizes africanas no espaço urbano. ABSTRACT: This study of socio-anthropological approach alludes to the theme of the constitution of social territories of African matrices in urban centers in interface with processes of transformation of the cultural landscape of the city space, focusing on places and trajectories of these religiosities in cities. The research focused on People of Terreiros of the Northern area of Teresina, Piauí, in the scope of urbanistic interventions carried out by the Lagoas do Norte Program – PLN, a policy of Teresina City Hall with World Bank funding. This “urban requalification” program, with broad spectrum actions, has been implemented, since 2008, in 13 districts of the Northern zone of Teresina, which make up an area called the region of the Lagoas do Norte (Northern Lagoons). The program, in the discourse of the public management, is advertised as a set of environmental, social, and economic interventions, integrated in a specified territory, to (re) vitalize, (re) urbanize and (re) qualify the districts of the Northern zone of the city, solving socio-environmental problems that have been affecting the region for a long time. With emphasis on the socio-environmental dimension, the PLN documents make references to actions directed towards the "preservation and protection of local culture", such as the construction project of a controversial Praça dos Orixás (Orishas’ Square), to be built as a memory-celebration space of African-Brazilian religious cults in the city. The Northern zone of Teresina has, historically, among its cultural and identity markers, the religiosity, expressed in the religious cultures of African matrices, with a vast amount of houses of Umbanda and Candomblé. The first known terreiro in this region would have been founded in the 1930s, in the area of convergence of the Parnaíba and Poti Rivers, recognized as the original point of settlement of the city. Over time, new communities of terreiros were formed, and instituting territorialities in Teresina. In the city's urbanization process, terreiros located on the downtown areas were displaced, and many were (re) territorialized in the Northern area, region considered to be of "popular neighborhoods". These social territories are again threatened, including, by the involuntary displacement of terreiros and saint’s families, provided for in the PLN intervention process. In the epistemological perspective of the interpretation and production of senses, in dialogue with authors and ideas, the research sought to apprehend the senses and meanings that have been produced and activated by the People of Terreiro, between internal consensus and dissensions, and in relations with the government, about the Praça dos Orixás and the threats of involuntary removals from terreiros, opening to new questions about public policies of urbanistic intervention and the territories of religions of African matrices in the urban space.