Abstract:
RESUMO: O projeto de pesquisa é um gênero de grande legitimidade na comunidade acadêmica, pois é
frequentemente utilizado para avaliar o mérito de propostas de pesquisa em diversas situações.
Apesar dessa importância, trata-se de um gênero ainda pouco investigado no Brasil e
internacionalmente. Diante dessa lacuna de pesquisa, tomamos como objeto de estudo o gênero
projeto de pesquisa, mais especificamente, projetos utilizados para entrada em programa de
pós-graduação, os quais são ainda pouco investigados. De modo a aprofundar nossa análise,
decidimos nos centrar na descrição de uma seção específica desse gênero, a seção de
metodologia. O objetivo geral de nossa pesquisa é analisar a organização retórica e a arquitetura
sequencial da seção de metodologia no gênero projeto de pesquisa, bem como as possíveis
interrelações entre esses dois aspectos. Para subsidiar nossa análise da organização retórica,
tomamos como base Swales (1990; 2006), Bezerra (2001), Biasi-Rodrigues (2009), entre outros
autores. Já para descrever as sequências textuais presentes em nosso corpus, nosso principal
fundamento teórico foi Adam (1992; 2011). Fundamentamo-nos também em pesquisas
anteriores sobre o gênero projeto de pesquisa, como a de Connor e Mauranen (1999), e sobre a
seção de metodologia no gênero artigo de pesquisa: Nwogu (1997), Kanoksilapatham (2005),
Lim (2006), Oliveira (2002) e Costa (2015). O corpus da pesquisa é composto por 40 projetos
de pesquisa da área de Linguística aprovados em seleções no Programa de Pós-Graduação em
Letras na UFPI nos anos de 2012, 2013 e 2014. Como resultados, constatamos a existência de
quatro movimentos na organização retórica da seção de metodologia do gênero projeto de
pesquisa: Apresentando a abordagem teórico-metodológica da pesquisa, Descrevendo a etapa
de revisão bibliográfica, Descrevendo a etapa de coleta dos dados e Descrevendo a etapa de
análise dos dados. Além disso, observamos que os passos retóricos utilizados para
materialização dos movimentos sofrem influência da subárea de pesquisa e da abordagem
metodológica utilizada. Quanto às sequências, identificamos a sequência descritiva como
dominante e as sequências explicativa e argumentativa como subsidiárias. Correlacionando as
duas categorias, organização retórica e estruturação sequencial, constatamos que os passos
retóricos apresentam arranjos sequenciais típicos.