Repositório Institucional da UFPI

“COMO LEIO E COMO ENSINO A LER”: (re)construções das crenças sobre leitura de professores de inglês em pré-serviço no idiomas sem fronteiras

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dc.contributor.author FARIAS, Lucy Raiane Peres
dc.date.accessioned 2018-06-06T15:25:12Z
dc.date.available 2018-06-06T15:25:12Z
dc.date.issued 2018-06-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1167
dc.description Orientadora: Profa. Dra Beatriz Gama Rodrigues. Examinadora externa: Profa. Dra. Ana Maria Ferreira Barcelos (UFV). Examinador interno: Prof. Dr. Francisco Wellington Borges Gomes. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta dissertação buscou, dentro do escopo dos estudos da Linguística Aplicada, identificar formações e transformações nas crenças de professores de língua inglesa no contexto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que se encontravam em formação inicial e ministravam aulas no Programa Idioma s sem Fronteiras (IsF), desenvolvido pelo Ministério da Educação. Tivemos como objetivo descrever como se (re)constroem as crenças dos professores participantes em relação ao ensino e aprendizagem em língua inglesa no contexto da UFPI, buscando a reflexão sobre as crenças e como estas influenciam a formação inicial e continuada dos professores, bem como suas ações em sala de aula, e vice-versa, num movimento cíclico. Baseamo-nos no conceito contextual de crenças discutido por Barcelos (1995, 2000, 2001, 2007, 2008), analisando o movimento de (trans)formação das crenças de professores quanto ao ensino e aprendizagem da leitura em língua inglesa. Para isso, traçamos um panorama dos estudos sobre leitura, a partir de Gough (1972), Smith (1928), Kato (1999), Kleiman (2000, 2001), Leffa (1996), Goodman (1967), entre outros; conceituando os principais tipos de leitores, modelos de leitura, e seu ensino e aprendizagem. Esta pesquisa tem caráter qualitativo-reflexivo e desenvolveu-se a partir de um estudo narrativo aliado a observações de aulas ministradas pelos professores, com anotações de campo. Nosso instrumento de coleta de dados, bem como metodologia para as análises, foi a Pesquisa Narrativa, desenvolvida por Connelly e Clandinin (2000). Utilizamos como categorias de análises os cinco pontos de tensão citados pelos autores: temporalidade, pessoa, ação, certeza e contexto; perpassando também conceitos como as continuidades e descontinuidades, instabilidade, mudança e experiência. Os estudos narrativos centram -se nas histórias vividas pelos indivíduos, buscando compreender suas motivações e mudanças dentro de determinado contexto, e desenvolvendo possibilidades de entendimento para suas ações e modos de pensar. Em nossas análises identificamos que as crenças dos professores participantes indicavam tendências transformativas antes e durante o desenvolvimento de suas aulas, devido a fatores como os pontos de tensão analisados e às suas experiências pessoais e profissionais com relação à leitura. ABSTRACT: This work aimed, inside the Applied Linguistics’ studies, to identify formations and transformations in English teachers’ beliefs in the context of the Federal University of Piauí (UFPI), who are in initial education and teach in the programme Idiomas sem Fronteiras (IsF), developed by the Ministry of Education. We aimed to describe how the teachers’ beliefs on teaching and learning reading in English as a Second Language can be (re)constructed, in UFPI’s context; also seeking to think about our own beliefs and in which ways they can influence our initial and continuing education, as well as our didactic actions in classroom, and vice versa, in a cyclic movement. We based ourselves on the contextual concept of beliefs discussed by Barcelos (1995, 2000, 2001, 2007, 2008), analyzing the movement of (trans)formation in teachers’ beliefs on the teaching and learning of reading in English as a Second Language (ESL). To that end, we drew a panoramic view on the reading studies, discussed by Gough (1972), Smith (1928), Kato (1999), Kleiman (2000, 2001), Leffa (1996), and Goodman (1967), among others; conceptualizing the main reader types, reading models and teaching and learning processes on reading. This research has a qualitative and reflexive character and it was developed from a narrative inquiry allied to classes observations with accompanying field notes. As an instrument of data collecting and analysis methodology we based ourselves on the Narrative Inquiry developed by Connelly and Clandinin (2000). We used, as categories of analysis, concepts such as temporality, people, action, certainty and context. We factored in continuities and discontinuities, instability, change and experiences mentioned by the authors. Narrative studies focus on the stories lived by individuals, seeking to understand their motivations and changing processes in a certain context, finally developing possibilities for understanding their actions and thinking. In our analysis we identified that the teachers’ beliefs indicated transformative tendencies before and during the development of their classes, due to factors as the tensions and their personal and professional experiences related to reading. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Crenças pt_BR
dc.subject Pesquisa narrativa pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Beliefs pt_BR
dc.subject Narrative inquiry pt_BR
dc.subject Teachers’ education pt_BR
dc.title “COMO LEIO E COMO ENSINO A LER”: (re)construções das crenças sobre leitura de professores de inglês em pré-serviço no idiomas sem fronteiras pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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