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O VIVIDO DE MÃES CUJOS FILHOS MORRERAM EM DECORRÊNCIA DE ACIDENTES DOMÉSTICOS NA INFÂNCIA.

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dc.contributor.author BEZERRA, Maria Augusta Rocha
dc.date.accessioned 2018-05-24T12:51:45Z
dc.date.available 2018-05-24T12:51:45Z
dc.date.issued 2018-05-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1151
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Silvana Santiago da Rocha. 1º Membro Externo: Profª. Drª. Ivis Emília de Oliveira Souza (EEAN/UFRJ). 2º Membro Externo: Profª. Drª. Marialda Moreira Christoffel (EEAN/UFRJ). 1º Membro Interno: Profª. Drª. Claudete Ferreira de Souza Monteiro. 2º Membro Interno: Profª. Drª. Márcia Teles de Oliveira Gouveia. 3º Membro Interno: Profª. Drª. Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino (Suplente). 4º Membro Interno: Profª. Drª. Inez Sampaio Nery (Suplente). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A elevada mortalidade infantil em decorrência de acidentes domésticos traz impactos na vivência materna. O objetivo deste estudo foi desvelar o sentido do vivido de mães cujos filhos morreram em decorrência de acidentes domésticos na infância. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada na fenomenologia existencial de Martin Heidegger, realizada no Estado do Piauí, Brasil, com 10 mães cujos filhos morreram em decorrência de acidentes domésticos na infância. Realizou-se entrevista fenomenológica entre maio e junho de 2017. Os procedimentos analíticos envolveram a compreensão vaga e mediana e análise hermenêutica. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal do Piauí. A análise compreensiva mostrou que as mães negaram sentir-se culpadas pela morte dos filhos, apesar dessa culpa lhes ser imputada, algumas vezes, por si e pela sociedade. Justificaram a ausência de culpa através da afirmação do cuidado que dispensavam ao filho antes da ocorrência do acidente. Ao significar o vivido da morte do filho, descreveram o acidente, os procedimentos, os cuidados fornecidos e os momentos finais em que o filho morreu. Relembraram como se sentiram ao saber da morte do filho e de como ainda não conseguiam entender o que aconteceu. Significaram que o sofrimento profundo diante da morte do filho foi vivido no passado, é revivido e vivenciado no presente, e já compreendem e antecipam que será vivenciado no futuro. Ao encarar o cotidiano após a morte dos filhos, as mães se compreenderam com medo, o qual trouxe limitações para suas vidas e de seus outros filhos. Referiram a necessidade de ser fortes para enfrentar o sofrimento e expressaram a importância do suporte familiar e espiritualidade. Os sentidos desvelados apontaram que, existencialmente, o ser-aí-mãe-cujo-filho-morreu-em-decorrência-de-acidente-doméstico-na-infância encontrou novos modos de ser mãe, que possibilitaram a continuidade da relação com o filho. Preso ao passado, mostrou-se na impessoalidade, na impropriedade e na inautenticidade movido pela publicidade do cotidiano de ser mãe, cuja compreensão mediana revelou-se por meio do falatório. Ao negar a culpa pela morte da criança, destacou as funções maternas desempenhadas e mostrou-se ocupado e preocupado (de forma autêntica e inautêntica). Após a morte, ocupa-se do filho nas cerimônias destinadas à homenagem aos mortos e se mostra no modo de uma preocupação reverencial. Desvela-se no modo de ser-para-a-morte cotidiano e impessoal, ao não aceitar que ele mesmo e o(s) filho(s) podem morrer. Nessa disposição, teme no modo do pavor, mas precisa ser forte para apoiar o marido e cuidar dos outros filhos. Para isso, oscila em cuidar e ser cuidado, por vezes de forma autêntica e, em outras ocasiões, inautêntica. O desvelamento dos modos de ser das mães permitiu identificar, no contexto do processo de luto materno e nas perspectivas para promoção do cuidado, as necessidades de ampliar a compreensão e os modos de acolhimento à dor da mãe enlutada, refletindo sobre a culpa enquanto constituinte do enlutamento materno, e acrescer as discussões acerca da morte, em especial no cerne da infância, de modo a diminuir preconceitos e tabus que cercam esse tema. --------------------------- ABSTRACT The high rate of deaths due to domestic accidents in childhood affects the maternal experience. Thus, this study aimed to reveal the meaning of the experience of mothers whose children died due to domestic accidents in childhood. It was a qualitative research based on Martin Heidegger’s existential phenomenology carried out in the State of Piauí, Brazil, with 10 mothers whose children died due to domestic accidents in childhood. Phenomenological interview took place between May and June 2017. Analytical procedures comprised vague and median comprehension and hermeneutical analysis. Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí approved this study. Comprehensive analysis revealed that the mothers denied feeling guilty for their children’s death, even though this guilt was sometimes attributed to them by themselves and society. They justified the lack of guilt by affirming the care they offered to the child prior to the occurrence of the accident. When reporting the experience of the death of their child, they described the accident, the procedures, the care provided, and the final moments when the child died. They remembered how they felt about the death of their child, and how they still cannot understand everything that happened. They expressed that the deep suffering before the death of the child was lived in the past, is relived and experienced in the present, and they already understand and anticipate that it will be experienced in the future. In facing the daily life after the death of their children, the mothers understood it with fear, which brought limitations to their lives and their other children. They referred to the need to be strong in coping with the suffering and expressed the importance of family support and spirituality. The feelings reported demonstrated that, existentially, the being-there-mother-whose-child-died-due-to-a-domestic-accident-in-childhood found new ways of being a mother, which enabled the continuity of the relationship with the child. Stuck in the past, it was shown in the impersonality, impropriety and inauthenticity moved by the publicity of the daily life of being a mother, whose median understanding was revealed through talk. By denying the guilt over the child’s death, the maternal roles performed were highlighted and shown to be occupied and preoccupied (in an authentic and inauthentic way). After death, they take care of their children in the ceremonies aimed at paying homage to the dead and present themselves as in a reverential concern. They reveal themselves in the daily life and impersonal way of being-to-death by not accepting that they and their children can die. In this disposition they fear in dread, but they need to be strong to support their husbands and care for their children. Therefore, they oscillate in caring for and being cared for, which can be either authentic and inauthentic. The unveiling of mothers’ ways of being enabled to identify, in the context of the maternal grief process and perspectives for the care promotion, the need to widen the understanding and ways of receiving the pain of bereaved mothers, reflecting on the guilty as part of maternal bereavement, and increase the discussions about death, especially at the core of childhood, to reduce the prejudices and taboos surrounding this theme.-------------------------------------RESUMEN La elevada mortalidad infantil decurrente de accidentes domésticos trae impactos en la vivencia materna. El objetivo de este estudio fue desvelar el sentido de lo vivido de madres cuyos hijos murieron a consecuencia de accidentes domésticos en la infancia. Investigación de naturaleza cualitativa, basada en la fenomenología existencial de Martin Heidegger, realizada en el Estado de Piauí, Brasil, con 10 madres cuyos hijos murieron a consecuencia de accidentes domésticos en la infancia. Se realizó entrevista fenomenológica entre mayo y junio de 2017. Los procedimientos analíticos involucraron la comprensión vaga y mediana y análisis hermenéutico. Investigación obtuvo aprobación del Comité de Ética de la Universidad Federal de Piauí. El análisis comprensivo mostró que las madres negaron sentirse culpables por la muerte de los hijos, a pesar de que esa culpa les fue imputada, algunas veces, por sí y la sociedad. Justificaron la ausencia de culpa a través de la afirmación del cuidado que dispensaban al hijo antes de la ocurrencia del accidente. Al significar el vivido de la muerte del hijo, describieron el accidente, los procedimientos, cuidados proporcionados y momentos finales en que el hijo murió. Recordaron cómo se sintieron al enterarse de la muerte del hijo, y de cómo aún no consiguen entender todo lo que sucedió. Significaron que el sufrimiento profundo ante la muerte del hijo fue vivido en el pasado, es revivido y vivido en el presente, y ya comprenden y anticipan que será vivido en el futuro. Al encarar el cotidiano después de la muerte de los hijos, las madres se comprendieron con miedo, el cual trajo limitaciones para sus vidas y de sus otros hijos. Se refirieron a la necesidad de ser fuertes para enfrentar el sufrimiento y expresaron la importancia del apoyo familiar y espiritual. Los sentidos desvelados apuntaron que existencialmente el ser-ahí-madre-cuyo-hijo-murió-en-consecuencia-de-accidente-doméstico-en-infancia encontró nuevos modos de ser madre, que posibilitar la continuidad de la relación con el hijo. En el pasado, se mostró en la impersonalidad, en la impropiedad y en la inautenticidad movido por la publicidad del cotidiano de ser madre, cuya comprensión mediana se reveló por medio del falatorio. Al negar la culpa por la muerte del niño, destacó las funciones maternas desempeñadas y se mostró ocupado y preocupado (de forma auténtica e inauténtica). Después de la muerte, se ocupa del hijo en las ceremonias destinadas al homenaje a los muertos y se muestra en el modo de una preocupación reverencial. Se desvela en el modo de ser-para-a-muerte cotidiano e impersonal, al no aceptar que él mismo y el (s) hijo (s) pueden morir. En esa disposición, teme en el modo del pavor, pero necesita ser fuerte para apoyar al marido y cuidar de los otros hijos. Para ello, oscila en cuidar y ser cuidado, a veces de forma auténtica y, en otras ocasiones, inauténtica. El desvelamiento de los modos de ser de las madres permitió identificar, en el contexto del proceso de luto materno y en las perspectivas para la promoción del cuidado, las necesidades de ampliar la comprensión y los modos de acogida al dolor de la madre enlutada, reflexionando sobre la culpa como constituyente en el contexto de la infancia, a fin de disminuir los prejuicios y tabúes que rodean ese tema. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Morte pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Acontecimentos que mudam a vida pt_BR
dc.subject Comportamento Materno pt_BR
dc.subject Relações mãe-filho pt_BR
dc.subject Luto pt_BR
dc.subject Enfermagem pediátrica pt_BR
dc.subject Death pt_BR
dc.subject Child pt_BR
dc.subject Life change events pt_BR
dc.subject Maternal behavior pt_BR
dc.subject Mother-child relations pt_BR
dc.subject Bereavement pt_BR
dc.subject Pediatric nursing pt_BR
dc.subject Muerte pt_BR
dc.subject Niño pt_BR
dc.subject Acontecimientos que cambian la vida pt_BR
dc.subject Comportamiento materno pt_BR
dc.subject Relaciones madre-hijo pt_BR
dc.subject Enfermería pediátrica pt_BR
dc.title O VIVIDO DE MÃES CUJOS FILHOS MORRERAM EM DECORRÊNCIA DE ACIDENTES DOMÉSTICOS NA INFÂNCIA. pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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