dc.description.abstract |
RESUMO: A dissertação analisa o teatro em Teresina, a partir da perspectiva de suas produções artísticas e tensões culturais, entre os anos de 1890 e 1925. Reflete sobre o processo de rearranjo cultural que ocorreu nesse período, as relações sociais estabelecidas entre os diferentes sujeitos inseridos no cotidiano teatral, como artistas, dramaturgos, espectadores, redatores de jornais e autoridades policiais, bem como os processos de intervenção do Estado e da imprensa nos acontecimentos em torno do teatro. As fontes primárias utilizadas foram crônicas, anúncios, documentos oficiais, notas informativas, textos teatrais e imagens, que, ao serem analisadas em diálogo com a historiografia, possibilitaram concluir que o fazer teatral era compreendido como um privilegiado instrumento civilizatório, um veículo que possibilitava a interferência intelectual na sociedade. Essa importância atribuída ao teatro e suas práticas se manifestou na imprensa, em que cronistas buscavam prescrever comportamentos, delinear formas apropriadas de encenação e impor significados próprios aos demais grupos integrantes do fazer cultural na cidade. O diálogo teórico e metodológico da pesquisa ocorre com Williams (1991), Mencarelli (1999), Souza (2002), Chartier (2012) Queiroz (2011, 2015), Darnton (2016), entre outros. --------------------- ABSTRACT: This Master's Thesis analyzes the theater in Teresina, from the perspective of its artistic productions and cultural tensions, in the years 1890-1925. It reflects on the cultural rearrangement process that occurred in that period, established social relationships among different subjects inserted in the theatrical daily life, as artists, playwrights, spectators, newspaper editors and police authorities, as well as State and press’ intervention processes in events surrounding the theater. The used primary sources are chronicles, advertisements, official documents, information notes, theatrical texts and images, which when analyzed in dialogue with a historiography, they made it possible to conclude that the theatre-making was understood as a privileged civilizing instrument, a vehicle that allows an intellectual interference in society. This importance attributed to the theater and its practices was manifested in the press, in which chroniclers were seeking to prescribe behaviors, delineate appropriate forms of staging and impose their own meanings on other groups that are part of the cultural-making in the city. This research is based on a theoretical and methodological dialogue that occurs with Williams (1991), Mencarelli (1999), Souza (2002), Chartier (2012), Queiroz (2011, 2015), Darnton (2016), among others. |
pt_BR |