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PROCESSOS DE CRIOULIZAÇÃO NO ROMANCE UM DEFEITO DE COR: as condições de possibilidade a uma identidade cultural latino-americana.

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dc.contributor.author BISPO, Ella Ferreira
dc.date.accessioned 2018-05-15T16:15:50Z
dc.date.available 2018-05-15T16:15:50Z
dc.date.issued 2018-05-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1143
dc.description Orientador: Prof. Dr. Alcione Correa Alves. Membro Externo: Profª. Drª. Algemira de Macêdo Mendes (UESPI). Membro Interno: Prof. Dr. Luizir de Oliveira. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A presente pesquisa propõe uma análise de alguns dos processos de crioulização, conforme Édouard Glissant (2014, 2011, 2005, 1997a, 1997b), perscrutados no romance Um defeito de cor (2009 [2006]) de Ana Maria Gonçalves. Levantamos a hipótese de que através de uma leitura glissantiana do romance Um defeito de cor podemos experimentar uma nova maneira, entre outras possíveis, de perceber os sentidos de nossa coletividade. A busca dos instrumentos teóricos e procedimentos metodológicos que subsidiam este estudo parte da apropriação das seguintes premissas desenvolvidas por Glissant (2005 [1996]): i) o Caribe tomado como prefácio às Américas, de modo a considerar Um defeito de cor como uma obra literária habilitada a operar como um prefácio às literaturas americanas, nos termos ora enunciados, visando a uma discussão das condições de possibilidade à identidade cultural latino-americana sob perspectiva assumida a partir da leitura do romance e mediante a um conjunto mais amplo das literaturas afroamericanas; e ii) a identidade-rizoma, de modo a compreender o romance como integrante do entrecruzamento de valores da totalidade-mundo. Ao encontro de Glissant, agregamos leituras de autores que nos orientam ao questionamento da estrutura de poder hegemônico, a saber: Frantz Fanon (2008), Achille Mbembe (2014, 2011), Walter Mignolo (2007, 2003), Alcione Correa Alves (2014, 2013), Patricia Hill Collins (2015), Grada Kilomba (2010), Aníbal Quijano (2014), Elio Ferreira de Souza (2006), Gayatri Spivak (2010), Silva Rivera Cusicanqui (2010), Roland Walter (2015, 2013), entre outras(os). A voz memorialística de Kehinde/Luísa, protagonista-narradora do romance em questão, rasura a ordem gnoseológica dominante – que respalda processos de exclusão dos grupos marcados pela diferença colonial (MIGNOLO, 2003) – orientando uma compreensão de identidade cultural latino-americana enquanto tributária das Relações entre as coletividades aqui inscritas. Concluímos que a leitura glissantiana da obra Um defeito de cor colabora com o desenvolvimento de práticas descolonizadas na construção do conhecimento. Ademais, ressaltamos a necessidade de marcar uma epistemologia desde a diferença cultural frente a um padrão de conhecimento geohistoricamente situado que se impõe como universal. -------------------------- RÉSUMÉ: Cette recherche présente une analyse de quelques processus de créolisation, selon Édouard Glissant (2014, 2011, 2005, 1997a, 1997b), examinés dans le roman Um defeito de cor (2009 [2006]) de Ana Maria Gonçalves. Nous considérons l’hypothèse que au travers d’une lecture glissantienne du roman Um defeito de cor nous pouvons expérimenter une nouvelle manière, entre autres possibles, de percevoir les sens de notre communauté. La cherche d'outils théoriques et des procédures méthodologiques qui subventionnent cette étude est établie dans l'appropriation des suivantes propositions développées par Glissant (2005 [1996]): i) le Caraïbe pris comme préface aux Amériques, afin d'envisager Um defeito de cor comme une oeuvre littéraire qualifiée de fonctionner comme une préface à les littératures américaines, sous les termes énoncés, visant à une discussion sur les conditions de possibilité de l'identité culturelle latino-américaine dans une perspective perçue à partir de la lecture du roman et par un ensemble plus large de la littérature afroaméricaine; et ii) l'identité-rhizome, afin de comprendre le roman comme partie de le croisement des valeurs de la totalité-monde. En accord avec Glissant, nous ajoutons quelqu'un lectures d'auteurs qui nous orient à la mise en cause la structure du pouvoir hégémonique, à savoir: Frantz Fanon (2008), Achille Mbembe (2014, 2011), Walter Mignolo (2007, 2003), Alcione Correa Alves (2014, 2013), Patricia Hill Collins (2015), Grada Kilomba (2010), Aníbal Quijano (2014), Elio Ferreira de Souza (2006), Gayatri Spivak (2010), Silva Rivera Cusicanqui (2010), Roland Walter (2015, 2013), entre outras(os). La voix memorialistique de Kehinde/Luisa, protagoniste-narrateur du roman en question, affaiblit l’ordre gnoséologique dominant – qui soutient processus d'exclusion des groupes marqués par la différence coloniale (MIGNOLO, 2003) – en guidant une compréhension de l'identité culturelle latino-américaine émergé des relations entre les communautés inscrites ici. Nous concluons que la lecture glissantienne du roman Um defeito de cor contribue au développement des pratiques décolonisés dans la construction des connaissances. Par ailleurs, nous soulignons la nécessité de marquer une épistémologie d'après la différence culturelle en face d’une norme de connaissance géohistoriquement située qui s'impose comme universelle. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ana Maria Gonçalves: romance pt_BR
dc.subject Édouard Glissant: Crioulização pt_BR
dc.subject Violência epistêmica pt_BR
dc.subject Identidade Cultural pt_BR
dc.subject Razão negra pt_BR
dc.subject Ana Maria Gonçalves: roman pt_BR
dc.subject Édouard Glissant: Créolisation pt_BR
dc.subject Violence épistémique pt_BR
dc.subject Identité culturelle pt_BR
dc.subject Raison nègre pt_BR
dc.title PROCESSOS DE CRIOULIZAÇÃO NO ROMANCE UM DEFEITO DE COR: as condições de possibilidade a uma identidade cultural latino-americana. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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