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A TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE NO MUNICÍPIO DE TERESINA– PI

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dc.contributor.author SILVA, Cleudia Maria Ferreira da
dc.date.accessioned 2018-05-08T12:07:02Z
dc.date.available 2018-05-08T12:07:02Z
dc.date.issued 2018-05-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1124
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa. Examinadora externa: Profa. Dra. Maria de Jesus Queiroz Alencar(UESPI). Examinadora interna: Profa. Dra. Bárbara Maria Macêdo Mendes. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: No campo educacional uma das maiores batalhas tem sido a luta pela defesa de uma escola inclusiva e a utilização de Tecnologia Assistiva pode ser vista como um poderoso instrumento a ser adotado nesse embate, tendo em vista que sua utilização por crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais tem possibilitado, entre outros aspectos, o acesso à escolarização e, consequentemente, a construção do conhecimento por esses sujeitos. Nesse sentido, este estudo pretendeu investigar como é utilizada a Tecnologia Assistiva nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Teresina - PI, com o intuito de compreender como essa política educacional favorece esse processo de inclusão. O estudo apoia-se em teóricos como Mantoan (2003; 2004) Mantoan e Santos (2010), Machado(2009), Mazzotta (2003), Bersch (2006; 2007; 2008; 2009), Galvão Filho (2009), Kassar (2011), Mendes (2006), Garcia (2008) e Fortes-Lustosa (2011), dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de junho de 2013 e março de 2014. A metodologia apoia-se na abordagem de natureza qualitativa do tipo descritiva. Participaram do estudo 3 professoras de escolas públicas da rede municipal de Teresina – PI, na faixa etária de 30 a 49 anos. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a entrevista semiestruturada e a observação não participante. As análises das informações foram feitas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004). Entre os resultados encontrados apontamos que as professoras utilizam mais a Tecnologia Assistiva de baixa complexidade e baixo custo, tendo destacado como dificuldades para o desenvolvimento dessa atividade a inexistência de um trabalho integrado na instituição escolar, a ausência do acompanhamento familiar e a sobrecarga de atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Quanto às sugestões voltadas para o aperfeiçoamento deste expediente, apontaram a importância da difusão do conhecimento acerca da Tecnologia Assistiva na instituição e a realização de cursos de formação continuada. ABSTRACT: In the educational field one of the biggest battles has been the struggle for the defense of an inclusive school and the use of assistive technology can be seen as a powerful instrument to be adopted in this clash, with a view to their use by children and adolescents with special educational needs has made possible, among other things, access to education, and hence the construction of knowledge of those subjects. Accordingly, this study sought to investigate how the Assistive Technology is used in the classrooms of Specialized Educational Assistance (SEA) in the city of Teresina, in order to understand how this educational policy favors this process of inclusion. The study is based on theoretical like Mantoan (2003, 2004) Mantoan and Santos (2010), Machado (2009), Mazzotta (2003), Bersch (2006, 2007, 2008, 2009), Galvão Filho (2009), Kassar (2011), Mendes (2006), Garcia (2008) and Fortes-Lustosa (2011), among others. The research was conducted between the months of June 2013 and March 2014. The methodology relies on the qualitative descriptive approach. The study included three teachers from public schools in Teresina - PI, aged 30 to 49. The instruments used in the study were semi-structured interviews and non-participant observation. The analyses of the information were made from the content analysis of Bardin (2004). Among the results found we can state that the teachers use more Assistive Technology of low complexity and low cost, having identified as difficulties for the development of this activity the lack of an integrated work in schools, lack of family support and overload of activities in the Specialized Educational Assistance (SEA). As for suggestions aimed at improving this expedient, highlighted the importance of spreading knowledge about Assistive Technology in the institution and conducting continuing education courses. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Atendimento educacional especializado pt_BR
dc.subject Tecnologia assistiva pt_BR
dc.subject Assistive technology pt_BR
dc.subject Specialized educational assistance pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.title A TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE NO MUNICÍPIO DE TERESINA– PI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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