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RESUMO: O tema deste trabalho é o projeto arquitetural escolar de Miguel Caddah em Teresina (1970-1985) relacionando, para tanto, edificações e seus aspectos patrimoniais. O objeto de estudo consta da presença do estilo arquitetônico moderno nos prédios escolares projetados pelo arquiteto Miguel Caddah. Quatro exemplares dessa arquitetura são parte deste estudo: o Centro Estadual de Educação Profissional Governador João Clímaco D‘ Almeida (1971); CEEP Paulo Ferraz (1971);Unidade Escolar Clemente Fortes (1976), atual SEMTCAS; e o edifício anexo (bloco C) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI (1985).O recorte temporal envolve os anos de 1970 a 1985, período de ditadura militar no qual a cidade recebia as primeiras influências do estilo moderno nos edifícios escolares após o projeto ―Aliança para o Progresso‖.O objetivo principal deste trabalho é analisar a produção arquitetônica de Caddah referente à arquitetura escolar a partir de uma percepção do ponto de vista patrimonial, considerando, para isso, sua contribuição para o patrimônio histórico-cultural da cidade. Justifica-se a pesquisa ao perceber a necessidade de uma abordagem patrimonial-urbana nos estudos da área de arquitetura moderna educacional. Caddah é um dos principais arquitetos piauienses e contribuiu com uma vasta obra no setor educacional e institucional. Por meio de sua produção arquitetônica, muitas obras em estilo moderno foram incluídas na paisagem urbana a qual, em tempos anteriores, não possuía exemplares deste estilo. Para analisar as obras,foram utilizadas as metodologias, a saber: pesquisa arquitetônica (análise de edificações), pesquisa da História Oral (entrevistas com pessoas envolvidas na construção das obras, frequentadores das escolas, relatos etc.), pesquisas com fontes primárias (projetos arquitetônicos originais, fotografias etc.) e com fontes secundárias (livros, periódicos, jornais) que auxiliaram na fundamentação da pesquisa. O estudo de tais edifícios faz refletir sobre os conceitos de História Urbana, portanto, são objetos de relevância e poderão servir de instrumento para identificação da memória, patrimônio e cultura urbana teresinense. -------------------- ABSTRACT: The theme of this work is the architectural‘s project of schools of Miguel Caddah in Teresina (1970-1985) relating, for both, buildings and their patrimonial aspects. The object of study is the presence of the modern architectural style in the school buildings designed by the architect Miguel Caddah. Four examples of this architecture are part of this study: the State Center for Professional Education Governador João Clímaco D'Almeida (1971); CEEP Paulo Ferraz (1971);Clemente Fortes School Unit (1976), current SEMTCAS; and the annex building (block C) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí-IFPI (1985). The time cut involves the years from 1970 to 1985, a period of military dictatorship in which the city received the first influences of modern style in school buildings after the project "Alliance for Progress". The main objective of this work is to analyze Caddah's architectural production in relation to school architecture, in a perception from the heritage point of view, considering its contribution to the historical-cultural patrimony of the city. The research justifies the realization of the need of the urban patrimonial approach in studies in the area of modern educational architecture. Caddah is one of the principal architects of Piauí and has contributed with vast work in the educational and institutional sector. Through its architectural production many works in modern style were included in the urban landscape which, in former times, did not have exemplaries of this style. In order to analyze the works, methodologies were used: architectural research (analysis of buildings) and oral history (interviews with people involved in the construction of works / school attendants, reports), with primary sources (original architectural projects, photographs) and secondary sources (books, periodicals, newspapers) as the basis of the research. The study of such buildings reflects on the concepts of urban history, therefore, they are objects of relevance and can serve as an instrument for the identification of the memory, patrimony and urban culture of Teresina. |
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