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TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: memórias de leitura e práticas pedagógicas

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dc.contributor.author SOUSA, Rosangela Pereira de
dc.date.accessioned 2018-04-23T15:57:41Z
dc.date.available 2018-04-23T15:57:41Z
dc.date.issued 2018-04-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1099
dc.description Orientador: Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro. Examinador externo: Prof. Dr. Elizeu Clementino de Souza (UNEB). Examinador externo: Prof. Dr. José Ribamar Torres. Examinadora interna: Praf. Dra. Antonia Edna Brito. Examinadora interna: Profa. Dra. Maria do Carmo Alves do Bomfim. Suplente externa: Profa. Dra. Márcia Edlene Mauriz Lima (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Na presente tese parto do pressuposto de que as trajetórias formativas são influenciadas sobremaneira pelas práticas leitoras desenvolvidas ao longo do percurso de vida, impactando as práticas pedagógicas. O interesse nessa temática justifica-se por minha identificação com o curso de formação de professores, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, onde atuo como professora. Estabeleci como objetivo geral investigar trajetórias formativas de professoras alfabetizadoras, que atuaram em escolas de Teresina-PI, nas décadas de 1960 e 1970, mediada pelas memórias de práticas leitoras, no transcurso da alfabetização até o ensino superior, apreendendo o impacto dessas vivências no percurso formativo e nas práticas pedagógicas e, como específicos: descrever a construção da trajetória formativa das professoras alfabetizadoras; identificar, nas escritas memorialísticas, pontos de similaridades e diferenças e, analisar os impactos dessas práticas leitoras sobre a trajetória formativa e práticas pedagógicas. Dessa forma, indago: como as experiências de práticas leitoras interferiram nas trajetórias formativas de professoras alfabetizadoras? Que pontos de similaridade e diferença emergem das escritas memorialísticas? Em que medida, as práticas leitoras, influenciaram as práticas pedagógicas? Trata-se de estudo de natureza qualitativa desenvolvido com um grupo de cinco professoras. Utilizo a pesquisa narrativa numa abordagem de relato oral de vida, conforme linha teórica proposta por Nóvoa (1988 e 1995); Nóvoa e Fingen (1988); Josso (2004); Dominicé (1988); Souza (2006), entre outros. Defino quatro categorias, consoante a análise de conteúdo de Bardin (2010): Trajetória formativa de professoras alfabetizadoras; Práticas leitoras em foco: textos como protagonistas; Momentos marcantes como professora alfabetizadora e Experiências de práticas leitoras: implicações na prática pedagógica. Os resultados evidenciam o forte impacto das práticas leitoras sobre trajetórias formativas e práticas pedagógicas e, sobretudo, o imbricamento das histórias de vida das professoras em múltiplos aspectos. ABSTRACT: In this thesis I assume that the training trajectories are influenced greatly by the readers practices developed along the path of life, impacting teaching practices. The interest in this subject is justified by my identification with the ongoing training of teachers, the State University of Piauí - UESPI, where I work as a teacher. Established is to investigate formative trajectories of literacy teachers, who worked in schools in Teresina-PI, in the 1960s and 1970s, mediated by memories of reading practices in the course of literacy to higher education, learning the impact of these experiences on the course and training in pedagogical practices and as specific: describe the construction of the educational trajectory of literacy teachers; identify, in written memorialísticas, points of similarities and differences, and analyze the impacts of these practices on the readers formative trajectory and pedagogical practices. Thus, inquire: how the experiences of readers in formative practices interfered trajectories literacy teachers? What points of similarity and difference emerge from memorialísticas written? To what extent, readers practices influenced pedagogical practices? These are qualitative study developed with a group of five teachers. The use of narrative research in oral account of life approach, as proposed by Nóvoa (1988 and 1995) theoretical line; Nóvoa and Fingen (1988); Josso (2004); Dominicé (1988); Souza (2006), among others. Define four categories, depending on the content analysis of Bardin (2010): Trajectory of formative literacy teachers; Reading practices in focus: texts as protagonists; Memorable moments as a literacy teacher and Experiences of reading practices: implications for pedagogical practice. The results show the strong impact of the readers on practical training trajectories and pedagogical practices and, above all, the interweaving of the life stories of teachers in many aspects. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Práticas leitoras pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Teacher education pt_BR
dc.subject Readers practices pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.title TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: memórias de leitura e práticas pedagógicas pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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