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EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA DIALÓGICA E EMANCIPATÓRIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

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dc.contributor.author SANTOS, Anaide Mary Barbosa
dc.date.accessioned 2018-04-13T15:17:17Z
dc.date.available 2018-04-13T15:17:17Z
dc.date.issued 2018-04-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1087
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa. Examinador externo: Profa. Dra. Vera Lúcia de Azevedo Dantas(Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza). Examinador interno: Profa. Dra. Marize Melo dos Santos. Suplente: Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Como prática social humana, a educação é um processo histórico, continuo, que emerge da dialetiva entre homem, mundo história e circunstância. A sua finalidade na área da saúde é promover patamares mais elevados de autonomia, de corresponsabilização por meio da reflexão critica, para os sujeitos identificarem e intervirem sobre as questões de saúde e meio ambiente. O presente estudo tem como objetivos, primeiramente, analisar a Educação em Saúde como prática do processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família, sob a ótica de um referencial dialógico e emancipatorio, a Educação Popular em Saúde, depois, descrever as práticas de Educação em Saúde realizadas pelos profissionais da ESF de Teresina e, por fim, discutir a articulação entre elas e o referencial supracitado. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório realizado no município de Teresina em uma Unidade Básica de Saúde da Família localizada na regional sul, selecionada aleatoriamente, sendo identificados médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, técnicos em higiene dental da unidade, para participarem da pesquisa segundo critérios específicos de inclusão como o fato de o profissional ser da ESF há no mínimo um ano, ter atividades educativas no seu cronograma de atuação e de exclusão, estar afastado das funções de trabalho por período superior a trinta dias úteis. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a pesquisa-ação por meio de círculos de cultura, realizados rios meses de janeiro, fevereiro e março de 2016.Para os registros dessas atividades utilizou-se o diário de campo para anotação das sínteses no final de cada sessão. Esses registros ocorreram com o consentimento livre e esclarecido dos participantes. de acordo com a resnliição asnoni 2 A analise rins dadds dr.nrreir através do método hermenêutico- dialético, que gerou as categorias: Educação em Saúde como momento de troca; percepção do piofissiorlal acerca do seu papel e do usual io ira Educação cri Saúde. dificuldades e possibilidades: prática educativa e seus caminhos; Educação Populae diálogo e emancipação dos sujeitos. O estudo contribui para o fomento de discussões e problematizações entre os trabalhadores da ESF, suscitando a construção de uma prática educativa dialógica e emancipatória. ABSTRACT: As human social practice, educ,ation is a historical continuous process that emerges from the dialectic between man, world, history and circumstances. Its purpose in health care is to promote higher leveis of autonomy, responsibilization through criticai reflection, for the subjects identify and act on health and environmental issues. This study aims first to analyze the Health Education as practice of the Family Health Strategy working process, from the perspective of a dialogical and emancipatory reference the People's Health Education; then describe the Health Education practices carried out by professionals from Teresina ESF and finally, discuss the relationship between them and the above reference, it is a study qualitative descriptive and exploratory approach was carried out in the city of Teresina in a Basic Family Health Unit located in the southern regional randomly selected and identified doctors, nurses, dentists, community health workers, auxiliary nursing technician in dental hygiene unit to participate in the study according to specific inciusion criterion as the fact that the professional be the ESF for least one year have educational activities in iIs operating and exclusion schedule be out of function I work for a period exceeding thirty days The technique used for data collection was the action research by crop circles. conducted in January, February and March 2016. The records of these activities used the diary to note the summaries at the end each session. These records occurred with the consent of the participants, according to the resolution 466/2012. Data analysis occurred through the hermeneutic dialectic method, which generated categories: Health Education as a moment of exchange; perception of professional about their role and user in health education: problems and possibilities; educational practice and his ways; Popular Education: dialogue and emancipation of the subjects. The study contributes to fostering discussions and problematizations among workers of FHS, raising the construction a dialogic educational practice and emancipatory. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Estratégia Saúde da Família pt_BR
dc.subject Educação popular em saúde pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Health strategy pt_BR
dc.subject Popular education health pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA DIALÓGICA E EMANCIPATÓRIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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