Abstract:
RESUMO: Este trabalho versa sobre a avaliação da política de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Examinam-se, especificamente, os efeitos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na redução das taxas de evasão e retenção dos estudantes da educação profissional técnica de nível médio em uma das unidades dessa instituição de ensino, o Campus Teresina Central. O objetivo era avaliar o PNAES, através das ações da Política de Assistência Estudantil do IFPI (POLAE), verificando seus efeitos na redução das taxas de evasão e retenção, entre os estudantes da educação profissional técnica de nível médio, nos cursos técnicos integrados e concomitantes/subsequentes ao médio, no IFPI – Campus Teresina Central. Adotou-se a perspectiva de avaliação de efeitos. Para isso, utilizou-se a abordagem quantitativa, através de pesquisa bibliográfica e documental, na qual se valeu, como principais referenciais teóricos, da perspectiva de avaliação de efeitos, com a classificação em efeitos procurados/esperados e não procurados; e de documentos e dados relacionados à evasão e retenção no ensino profissional e no IFPI. A pesquisa consistiu de uma análise documental, em que se correlacionaram os indicadores educacionais (aprovação, reprovação e evasão) e o recebimento de bolsas da assistência estudantil entre os beneficiários da POLAE, no período de 2014 a 2016. As análises tiveram como orientação as indicações do referencial teórico, contando, para tanto, com o auxílio de software como Microsoft Office Excel (2007) e SPSS (Statistical Package for the Social Siences - version 20.0). Conclui-se que a instituição do PNAES no IFPI reduziu as taxas de evasão e retenção, entre o total de estudantes do ensino técnico de nível médio, no Campus Teresina Central; reduziu apenas as taxas de reprovação, entre os beneficiados pelo Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (PAEVS), em 2014, e dos cursos técnicos integrados; e não reduziu as taxas de reprovação e de evasão, entre os beneficiados dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes ao médio. Portanto, os efeitos da POLAE, nas taxas de evasão e retenção, foram desiguais entre o total de estudantes do ensino técnico de nível médio, entre os beneficiados pelo PAEVS e nas duas modalidades de ensino. ---------------- ABSTRACT: This paper deals with the evaluation of the student assistance policy of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI). Specifically, the effects of the National Student Assistance Program (PNAES) are examined to reduce the dropout rates and retention of students of technical secondary education in one of the units of this institution, the Teresina Central Campus. The aim of this study was to evaluate the PNAES, through the actions of the Student Assistance Policy of the IFPI (POLAE), verifying its effects on the reduction of dropout and retention rates among students of technical secondary education in integrated and concomitant technical courses/subsequent to the average, in the IFPI - Campus Teresina Central. The perspective of effects evaluation was adopted. For this, the quantitative approach was used, through bibliographical and documentary research, in which the perspective of evaluation of effects was used as the main theoretical references. With the classification in sought /expected and non-sought effects; and documents and data related to evasion and retention in vocational education and in the IFPI. The research consisted of a documentary analysis, which correlated the educational indicators (approval, disapproval and evasion) and the receipt of student assistance scholarships among the POLAE beneficiaries, from 2014 to 2016. The analyzes were based on the indications of the theoretical reference, counting with the help of software such as Microsoft Office Excel (2007) and SPSS (Startical Package for the Social Siences - version 20.0). It was concluded that the institution of the PNAES in the IFPI, reduced the rates of dropout and retention, among the total of students of the technical education of average level, in the Teresina Central Campus; reduced only reproach rates among those benefiting from the Social Vulnerability Student Attendance Program (PAEVS) in 2014 and integrated technical courses; and did not reduce the rates of disapproval and avoidance, among those benefiting from the technical courses concomitant/subsequent to the average. Therefore, the effects of the POLAE on the evasion and retention rates were differentiated between the total number of students in technical education at secondary level, among those benefited by the PAEVS and in the two teaching modalities.