Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO CONTINUADA E OS FORMADORES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: das teorias e das práticas.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author DEUS, Adélia Meireles de
dc.date.accessioned 2018-04-09T15:17:06Z
dc.date.available 2018-04-09T15:17:06Z
dc.date.issued 2018-04-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1074
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Bárbara Maria Macêdo Mendes. 1º Membro Externo: Profª. Drª. Sádia Gonçalves de Castro (IFPI). 2º Membro Externo: Profª. Drª. Emanoela Moreira Maciel (IFPI). 1º Membro Interno: Profª. Drª. Maria do Socorro Leal Lopes. 2º Membro Interno: Profª. Drª. Antonia Edna Brito. 3º Membro Interno: Profª. Drª. Maria da Glória Soares Barbosa Lima. 4º Membro Interno: Prof. Dr. Francis Musa Boakari. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O contexto da formação de professores, na atualidade, sinaliza que o professor é convidado a se apresentar a um percurso formativo ancorado em princípios e objetivos pensados para a construção do sucesso escolar e para a inclusão, como preceito e comprometimento social. A trajetória formativa do professor requer projetos que trilhem uma trajetória orientada para a transformação dos sujeitos envolvidos num movimento de construir e reconstruir experiências, refletir criticamente sobre preceitos formativos e produzir espaço para compreensão de sua própria prática pedagógica, para compreensão da importância da formação continuada enquanto um processo que permite ao professor um movimento de agir em busca de um conhecimento que não se apresente como simples realização prática de uma teoria, mas num movimento que necessita de esforço de reelaboração na expectativa de responder aos dilemas pessoais, sociais e culturais do trabalho docente. Nessa narrativa a presente Tese está vinculada à linha de pesquisa Formação Docente e Prática Educativa, tem como objeto de investigação os aspectos teóricos e práticos que orientam a atuação de formadores de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, define como objetivo geral analisar aspectos teóricos e práticos que orientam a atuação de formadores de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Alicerçado neste objetivo, desenvolve-se a partir das seguintes questões norteadoras: Quais concepções de formação continuada orientam as práticas desenvolvidas por formadores de professores? Que práticas de formação continuada são desenvolvidas pelos formadores com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Quais as condições de desenvolvimentos da atuação de formadores na formação continuada de professores? Quais necessidades formativas de professores são consideradas pelos formadores de professores para desenvolvimento das ações de formação continuada?. Empreende um diálogo teórico com Nóvoa (1995), Garcia (2009), Brito (2006), Mendes Sobrinho (2006) Josso (2004), Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999), entre outros. Utiliza a Narrativa Autobiográfica como princípio metodológico, que oportuniza extrair aspectos objetivos das experiências narradas que desvelam elementos sobre as dimensões teóricas e práticas que orientam a atuação de formadores de professores. Estabelece como instrumento e técnica de produção de dados, respectivamente, o memorial e a entrevista semiestruturada. Tem como interlocutoras quatro formadoras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolve a análise de dados a partir do método de análise de conteúdo das narrativas, proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999), mediante o apoio de cinco unidades temáticas: 1) Concepções do formador sobre a formação continuada; 2) Caracterização do desenvolvimento da formação continuada; 3) Formação continuada e necessidades formativas de professores; 4) Condições de desenvolvimento da atuação de formadores na formação continuada de professores; e 5) Formação dos formadores de professores. Aponta nos resultados da pesquisa que a formação continuada se respalda na racionalidade técnica, ou seja, adere à práxis imitativa. A proposição da tese se confirma com o desenvolvimento do estudo, a saber, a inserção de formadores de professores em contexto de formação continuada, em que a teoria e a prática não sejam consideradas elementos indissociáveis, não possibilita uma reflexão–crítica transformadora sobre sua ação, seu trabalho e sobre circunstâncias sociais e históricas de sua prática. ----------------- ABSTRACT: The context of teacher training, nowadays, indicates that the teacher is invited to present a formative course anchored in principles and objectives designed for the construction of school success and for inclusion, as precept and social commitment. The formative itinerary of the teacher requires projects that follow a path oriented towards the transformation of the subjects involved in a movement to construct and reconstruct experiences, to reflect critically on formative precepts and to produce space for an understanding of their own pedagogical practice. In speaking of teacher training, we understand the importance of discussing continuing education in the sense of being a process that allows the teacher a movement to act in search of knowledge that does not present itself as a simple practical realization of any theory, but in a movement that needs a reworking effort in the expectation of responding to the personal, social and cultural dilemmas of his teaching work. The present document is linked to the line of research Teaching and Educational Practice, whose object is to investigate the problem question: What are the theoretical and practical aspects that guide the performance of teacher trainers in the initial years of Elementary School? In this direction, it defines as general objective to analyze theoretical and practical aspects that guide the performance of teacher trainers of the initial years of Elementary School. Based on this objective, it is developed from the following guiding questions: What conceptions of continuing education guide the practices developed by teacher trainers? What continuing training practices are developed by trainers with teachers from the earliest years of elementary school? What are the conditions for the development of trainers in continuing teacher training? What training needs of teachers are considered by the teacher trainers to develop continuing education actions?. He undertakes a theoretical dialogue with Nóvoa (1995), Imbernón (2010), Garcia (2009), Brito (2006), Mendes Sobrinho (2006), Souza (2006), Josso (2004), Poirier, Clapier-Valladon and Raybaut ), among others. It uses the Autobiographical Narrative as a methodological principle. The methodology is based on the narratives because it allows to extract objective aspects of the narrated experiences that reveal elements about the theoretical and practical dimensions that guide the performance of teacher trainers. It establishes as instrument and technique of data production, respectively, the memorial and semi-structured interview. It has as interlocutoras four trainers of teachers of the initial years of Elementary School. It develops the analysis of data from the method of content analysis of the narratives, proposed by Poirier, Clapier-Valladon and Raybaut (1999), through the support of five thematic units: 1) Conceptions of the trainer on the continuous formation; 2) Characterization of the development of continuing education; 3) Continuing education and training needs of teachers; 4) Conditions for developing the role of trainers in continuing teacher education; and 5) Training of teacher trainers. The results of the research indicate that continuing education is supported by technical rationality, that is, by adhering to the imitative praxis.The proposition of the thesis was confirmed by the development of the study, namely, the insertion of teacher trainers in a context of continuous formation in which theory and practice are not considered inseparable elements, it does not allow a transforming critical reflection on its action, their work and the social and historical circumstances of their practice. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Necessidades formativas pt_BR
dc.subject Narrativa pt_BR
dc.subject Formadores de professores pt_BR
dc.subject Training needs pt_BR
dc.subject Narrative pt_BR
dc.subject Teacher trainers pt_BR
dc.subject Les besoins de formation pt_BR
dc.subject Pratique de l'éducation pt_BR
dc.subject Récit pt_BR
dc.subject Les formateurs d'enseignants pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTINUADA E OS FORMADORES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: das teorias e das práticas. pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account