Repositório Institucional da UFPI

O PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE MEMES VERBO-IMAGÉTICOS.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Marcos Helam Alves da
dc.date.accessioned 2018-04-09T13:57:48Z
dc.date.available 2018-04-09T13:57:48Z
dc.date.issued 2018-04-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1073
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Silvana Maria Calixto de Lima. Membro Externo: Prof. Dr. Valney Veras da Silva (UFC). Membro Interno: Prof. Dr. Francisco Alves Filho. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O estudo da recategorização tem se mostrado uma profícua área de investigação desde a divulgação do trabalho seminal de Apothéloz e Reichler-Béguelin, no ano de 1995, quando a recategorização é apresentada como uma estratégia de designação pela qual os referentes são remodulados na atividade discursiva. Essa nova perspectiva vem chamando à atenção de vários pesquisadores, dentre eles, Cavalcante (2003), Lima (2003; 2009), Tavares (2003), Ciulla e Silva (2008) e Custódio Filho (2011). A partir destes e de outros trabalhos, tem sido considerável o número de pesquisas que buscam descrever o processo de recategorização na construção de sentidos do texto. Dos estudos elencados, destaque-se os de Lima (2003; 2009) que, de forma sistemática, defende a necessidade de um enlace entre a Linguística Textual e a Linguística Cognitiva para uma melhor compreensão desse processo, um passo que pode também ser produtivo para o estudo da recategorização em textos multimodais, que é a proposta deste trabalho. Dessa maneira, a fim de atingir os objetivos da pesquisa, recorremos a uma interface entre a perspectiva cognitivo-discursiva da recategorização, conforme proposição de Lima (2009), e a teoria da metáfora multimodal, proposta por Forceville (2009). Assim, o desafio deste trabalho é tratar da recategorização metafórica na construção de sentidos de um gênero multimodal, objetivando alcançar uma descrição desse processo que efetivamente contemple o tripé texto-cognição-multimodalidade. Aceito o desafio de tratar das recategorizações metafóricas na construção de sentidos do gênero multimodal meme, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo-descritivo, oriunda da análise de dez memes que tematizam de forma cômico-irônica a situação política brasileira. O corpus constituído para análise foi coletado diretamente do Facebook, no período de 2013 a 2015, sendo priorizados memes que mesclam a linguagem verbal e imagética, já que no processo de descrição das metáforas que licenciam as recategorizações utilizamos a proposta de Forceville (2009) da metáfora multimodal. Dos resultados da análise, podemos afirmar que os diversos recursos multimodais, em especial a imagem e seus integrantes como cores, expressões corporais/faciais e a própria disposição no texto, atuam diretamente na homologação das recategorizações e determinam em conjunto com as estruturas e funcionamento cognitivo a construção de sentidos do texto, não se constituindo apenas como uma mera ilustração, mas como elementos evocadores de sentidos. Constatamos, neste estudo, portanto, que o processo de recategorização metafórica, em textos verbo-imagéticos, pode acontecer de dois modos distintos: (1) homologado por expressões referenciais em conjunto com as imagens; (2) homologado pela ancoragem no plano das estruturas e do funcionamento cognitivo ativado pela mescla dos modos semióticos verbal e imagético. -------------------- ABSTRACT: The study of re-categorization has proven to be a fruitful area of research since the release of seminal work Apothéloz and Reichler-Béguelin, in 1995, when the re-categorization is presented as an assignment strategy in which referents are remodulados the discursive activity. This new perspective has been drawing the attention of many researchers, among them Cavalcante (2003), Lima (2003; 2009), Tavares (2003), Ciulla and Silva (2008) and Custodio Filho (2011). From these and other works, it has been considerable number of studies that seek to describe the re-categorization process in building text directions. Or other of the studies is to highlight the Lima (2003; 2009) that systematically supports the need for a link between linguistics Textual and Cognitive Linguistics for a better understanding of this process, a step that could also be productive to the study of re-categorization in multimodal texts, which is the purpose of this work. Thus, in order to achieve the research objectives, recourse to an interface between the cognitive-discursive perspective of re-categorization as proposition of Lima (2009), and the theory of multimodal metaphor proposed by Forceville (2009). The challenge of this work is dealing with the re-categorization metaphorical in meaning construction of a multimodal genre, aiming to achieve a description of this process that effectively contemplate the tripod text-cognition, multimodality. I accept the challenge of dealing with metaphorical recategorizações in the construction of the multimodal meme genre senses, we conducted a qualitative descriptive nature of research, originating from ten memes analysis thematizing comic-ironic way the Brazilian political situation. The corpus for analysis was collected directly from Facebook, from 2013 to 2015, being prioritized memes that mix verbal language and imagery, as in the description of process of metaphors that license recategorizações use the proposed Forceville (2009) of multimodal metaphor. The results of the analysis, it can be said that the various multimodal resources, especially the image and its members as color, body / facial expressions and the very provision in the text, act directly on the approval of recategorizações and determine together with the structures and cognitive functioning building text directions and do not constitute just as a mere illustration, but as evocative elements of senses. We note, in this study, so that the process of metaphorical re-categorization in verbalpictorial texts, can happen in two ways: (1) approved by referential expressions in conjunction with the images; (2) approved by anchoring in terms of structures and cognitive function activated by the mix of verbal and imagery semiotic modes. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recategorização pt_BR
dc.subject Metáfora pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Gênero meme pt_BR
dc.subject Recategorisation pt_BR
dc.subject Metaphor pt_BR
dc.subject Multimodality pt_BR
dc.subject Meme genre pt_BR
dc.title O PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE MEMES VERBO-IMAGÉTICOS. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account