Repositório Institucional da UFPI

CAVIDADES INSIDIOSAS DO FEMININO: violação e luxúria em Pequenos pássaros de anaïs nin

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUZA, Vanessa Santos de
dc.date.accessioned 2018-04-09T13:41:33Z
dc.date.available 2018-04-09T13:41:33Z
dc.date.issued 2018-04-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1072
dc.description Orientador: Prof. Dr. Sebastião Teixeira Lopes. Examinadora externa: Prof. Dr. Maria Suely de Oliveira Lopes (UESPI). Examinador interno: Prof. Dr. Alcione Corrêa Alves. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A escritora francesa Anaïs Nin (1903-1977) é referência em Literatura erótica e também influenciou o feminismo do século XX, período em que se formulava enquanto movimento social e corrente teórica ao lado de outras áreas do conhecimento. Além de sua vasta produção nos Diários, a autora se dedicou integralmente a psicanálise e ao seu amadurecimento artístico. No entanto, a crítica ainda não se debruçou totalmente diante a sua ficção, gênero literário ao qual a escritora também se dedicou e é terreno fértil para os debates sobre o feminismo. Por esta razão, o presente trabalho objetiva estudar os contos do livro Pequenos pássaros (2013) da referida autora que apresentam mulheres como protagonistas: “Lina”, “Duas irmãs”,“O modelo”, “Mandra” e “A Rainha”. Estes contos foram produzidos sob uma circunstância incomum, devido ao fato de serem resultantes de encomendas de um patrocinador anônimo que pagava um dólar a página para ler narrativas empreguinadas de sexo, sem nenhuma poesia. Apesar disso, os contos desvendam a sexualide de uma autora que reconheceu, anos depois, muito do “eu mulher” neles, narrativas luxuriosas que incitam a pesquisa de questões relativas à sexualidade e noções de gênero, sobretudo mostrando estes dois quesitos como possíveis propulsores de libertação feminina. Para este fim, a pesquisa irá se embasar em Simone de Beauvoir (1980) para compreender a mulher à época da produção dos contos e Judith Butler (2016) na análise da manifestação das categorias do desejo subverso. No que diz respeito ao erotismo recorreremos primeiramente a Bataille (2014), para depois aprofundarmos a questão da sexualidade na perspectiva de sua repressão histórica. Para tanto, nos utilizaremos das referenciações de Ussel (1980), Foucault (1999), Chauí (1984) entre outros teóricos, para depois compreendermos o orgasmo em sua nuance funcional a partir de Reich (1972) e filosófica com Marcuse (1975). Como resultados, espera -se que a atuação da escritora na literatura erótica concorde com um dos objetivos de emancipação feminina postulado pelo movimento feminista, a qual por muito tempo negligenciou a autora. ABSTRACT: The French writer Anaïs Nin (1903-1977) is a reference in erotic literature and also influenced feminism of the twentieth century, when it was formulated as a social movement and theoretical current alongside other areas of knowledge. In addition to her vast production in the Diaries, the author devoted herself entirely to psychoanalysis and to her artistic maturity. However, the critique has not yet fully dealt with its fiction, literary genre to which the writer has also dedicated herself and is fertile ground for the debates on feminism. For this reason, the present work aims to study the short stories of the author's Little Birds (2013), which present women as protagonists: "Lina", "Two Sisters", "The Model", "Mandra" and "The Queen". These short stories were produced under an unusual circumstance because they were the result of orders from an anonymous sponsor who paid a dollar a page to read engaging sex narratives without any poetry. In spite of this, the stories unveil the sexuality of an author who recognized, years later, much of the "I woman" in them, lustful narratives that incite the investigation of questions related to sexuality and notions of gender, mainly showing these two questions as possible propellers of liberation. To this end, the research will be based on Simone de Beauvoir (1980) to understand the woman at the time of the production of the short stories and Judith Butler (2016) in the analysis of the manifestation of the categories of the subversive desire. With regard to eroticism, we will first resort to Bataille (2014), and then to deepen the question of sexuality in the perspective of its historical repression. To do so, we will use the references of Ussel (1980), Foucault (1999), Chauí (1984) among other theorists, to later understand orgasm in its functional nuance from Reich (1972) and philosophical with Marcuse (1975). As results, it is expected that the writer's performance in erotic literature agrees with one of the goals of feminist emancipation postulated by the feminist movement, which for a long time neglected the author. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Anaïs Nin pt_BR
dc.subject Erotismo pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Eroticism pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.title CAVIDADES INSIDIOSAS DO FEMININO: violação e luxúria em Pequenos pássaros de anaïs nin pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account