Repositório Institucional da UFPI

O USO DE GRANDEZAS PROPORCIONAIS NO ENSINO DE FíSICA.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author AGUIAR, Antonio Marcelo Ferreira
dc.date.accessioned 2018-04-05T14:33:33Z
dc.date.available 2018-04-05T14:33:33Z
dc.date.issued 2018-04-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1063
dc.description Orientador: Prof. Msc. Mário Gomes dos Santos. Membro Interno: Prof. Dr. Jurandir de Oliveira Lopes. Membro Externo: Prof. Dr. Antonio Francisco Canuto do Nascimento Rodrigues (IFCE). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Neste trabalho buscamos estabelecer uma relação entre proporcionalidade e resolução de determinados problemas aplicados à Física nos quais, observamos que determinadas grandezas físicas se relacionam através de uma função da forma f(x) = ax, linear. Acreditamos que a compreensão de diversos fenômenos físicos deve ser modelada pela forma citada. Deste modo, procuramos subsidiar professores das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio com base em pesquisa bibliográfica nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), LIMA(2012; 2010), HALLIDAY(2009), ALVARENGA(1992), através da modelagem de determinados fenômenos físicos utilizando o conceito de proporcionalidade como recurso da compreensão de conceitos de Física ou Matemática por vezes, numa abordagem interdisciplinar. Finalizamos comentando diversas aplicações em provas de vestibulares tradicionais, Exame Nacional do Ensino Médio, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Exame de Acesso do Profmat. --------------------- ABSTRACT: In this work we try to establish a relation between proportionality and resolution of some problems applied to Physics in which, we observe that certain physical quantities are have a relation through a function of the form f(x) = ax, linear. We believe that the understanding of various physical phenomena must be modelated by the quoted form. Of this In this way, we seek to help teachers of the nal grades of elementary and high scool education, according to bibliographic research in the National Curriculum Parameters(2000), LIMA(2012; 2010), HALLIDAY(2009), ALVARENGA(1992), through modeling of certain physical phenomena applying the concept of proportionality as a resource the understanding of concepts of Physics or Mathematics concepts, sometimes in a interdisciplinary approach. We conclude by commenting a lot of applications in traditional vestibular tests, National Examination of the Ministry of Education, the Brazilian Mathematical Public Schools and Access Examination of Profmat. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Proporcionalidade pt_BR
dc.subject Grandezas pt_BR
dc.subject Modelagem pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Proportionality pt_BR
dc.subject Quantities pt_BR
dc.subject Modeling pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Physics pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.title O USO DE GRANDEZAS PROPORCIONAIS NO ENSINO DE FíSICA. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account