Abstract:
RESUMO: Neste trabalho buscamos estabelecer uma relação entre proporcionalidade e resolução de
determinados problemas aplicados à Física nos quais, observamos que determinadas grandezas
físicas se relacionam através de uma função da forma f(x) = ax, linear. Acreditamos
que a compreensão de diversos fenômenos físicos deve ser modelada pela forma citada.
Deste modo, procuramos subsidiar professores das séries finais do ensino fundamental e do
ensino médio com base em pesquisa bibliográfica nos Parâmetros Curriculares Nacionais
(2000), LIMA(2012; 2010), HALLIDAY(2009), ALVARENGA(1992), através da modelagem
de determinados fenômenos físicos utilizando o conceito de proporcionalidade como
recurso da compreensão de conceitos de Física ou Matemática por vezes, numa abordagem
interdisciplinar. Finalizamos comentando diversas aplicações em provas de vestibulares
tradicionais, Exame Nacional do Ensino Médio, Olimpíada Brasileira de Matemática das
Escolas Públicas e Exame de Acesso do Profmat. --------------------- ABSTRACT: In this work we try to establish a relation between proportionality and resolution of some
problems applied to Physics in which, we observe that certain physical quantities are have
a relation through a function of the form f(x) = ax, linear. We believe that the understanding
of various physical phenomena must be modelated by the quoted form. Of this
In this way, we seek to help teachers of the nal grades of elementary and high scool education,
according to bibliographic research in the National Curriculum Parameters(2000),
LIMA(2012; 2010), HALLIDAY(2009), ALVARENGA(1992), through modeling of certain
physical phenomena applying the concept of proportionality as a resource the understanding
of concepts of Physics or Mathematics concepts, sometimes in a interdisciplinary
approach. We conclude by commenting a lot of applications in traditional vestibular
tests, National Examination of the Ministry of Education, the Brazilian Mathematical
Public Schools and Access Examination of Profmat.