Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa partiu da ideia de que é necessário encontrar formas cada vez mais eficazes de leitura de textos multimodais, formas estas sistematizadas e que contribuam com o desenvolvimento crítico do leitor num sentido social e político. Nosso problema foi então identificar ideologias presentes em textos publicitários impressos a partir do uso de dispositivos de análises próprios da Semiótica Social e a Gramática do Design Visual em conjunto com dispositivos da Análise Crítica do Discurso. Deste modo, entendendo serem os panfletos, assim como qualquer outro suporte publicitário, artefatos propícios a serem incutidas ideologias advindas de um grupo ou classe social e direcionadas a outro grupo ou classe social, resolvemos elegê-lo como nosso corpus de pesquisa. Especificamente, os panfletos que investigamos nesta pesquisa foram aqueles que continham publicidades de instituições escolares particulares sediadas na cidade de Teresina – PI. Foram, ao todo, cinco exemplares, os quais distribuídos entre os períodos de dezembro de 2015 e março de 2016. Como fundamentação debruçamo-nos sobre estudos de autores como Kress e van Leeuwen (2006; 2008), Almeida (2008), Natividade & Pimenta (2009) e Carvalho (2010), dentre outros, no intuito de conhecermos um pouco mais sobre a teoria da Semiótica Social e a Gramática do Design Visual. Enveredamos também por Fairclough (2001), Brent (2009), Resende e Ramalho (2014), para a obtenção de conhecimentos sobre a Análise Crítica do Discurso. Buscamos em Bahktin (1986) boa parte dos conceitos sobre a ideologia marxista na linguagem, além do próprio Max (1999) e Max e Engels (1999). E por último, em Richers (1994), Vanoye (2002), Sant’anna (2002) e Citelli (2005), Lantolf & Thorne (2007) perseguimos a compreensão dos elementos comuns à publicidade e seu papel sociocultural. A metodologia utilizada nas análises é de cunho essencialmente qualitativo e buscou por meio dos dispositivos de investigação encontrados nas teorias envolvidas adentrar de modo profundo nos sentidos contidos no corpus escolhido, com o fim de desvelar ideologias dominantes transmitidas pela mídia publicitária como mais uma tática de manutenção da hegemonia nas relações de classes. Os resultados encontrados foram condizentes com nossas expectativas, posto que após as leituras aprofundadas de cada um dos anúncios conseguimos decifrar a presença de elementos ideológicos que a nosso ver servem à manutenção da hegemonia de uma classe dominante sobre uma classe dominada. ---------------- ABSTRACT: This research started from the idea that you need to find increasingly effective ways of reading multimodal texts, especially those provided in its surface imagery and verbal language. Our problem was then to prove the efficacy of the own analysis devices Social Semiotics and its Visual Design Grammar in conjunction with the Critical Discourse Analysis devices. Thus, understanding are the flyers, as well as any other advertising medium, favorable artifacts to be inculcated ideologies arising from a group or social class and directed to another group or social class, we decided to elect him as our research corpus. In this sense, we will initially a theoretical and methodological discussion on the analysis of multimodal texts in the light of the Social Semiotics theory accompanied by loans from Critical Discourse Analysis and also the studies of Marxist base language on Ideology and its effects on society. The leaflets we intend to investigate the second time this research are those with advertisements of private educational institutions based in the city of Teresina - PI, in all five copies, which distributed in the period between 2015 and early 2016. For our reasoning, text looks us on studies of authors such as Kress and van Leeuwen (2006; 2008), Almeida (2008), Nativity & pepper (2009) and Carvalho (2010), among others, in order to know a little more about the theory Social Semiotics and Design Visual Grammar. Also embarked by Fairclough (2001), Brent (2009), Resende and Ramalho (2014), to obtain knowledge of the Critical Discourse Analysis. We seek in Bahktin (1986) most of the concepts of Marxist ideology in language. Finally, in Richers (1994), Vanoye (2002), Sant'Anna (2002) and Citelli (2005), Lantolf & Thorne (2007) pursue the understanding of the common elements to advertising and its social and cultural role. The methodology used in the analysis is essentially qualitative nature and sought through research devices found in the theories involved enter in a profound way in the directions contained in the selected corpus, in order to reveal dominant ideologies transmitted by the advertising media as another maintenance tactics hegemony in class relations. The results were consistent with our expectations, since readings were taken depth of each of the ads and the end we managed to decipher the presence of ideological elements that in our view serve to maintain the hegemony of the ruling class over a dominated class.