Repositório Institucional da UFPI

JORNALISMO E DISCURSOS: as estratégias enunciativas sobre interesse público nos jornais impressos de Teresina.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LIMA, Cintia Lucas Freitas de
dc.date.accessioned 2018-03-22T12:38:54Z
dc.date.available 2018-03-22T12:38:54Z
dc.date.issued 2018-03-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1032
dc.description Orientador: Prof. Dr. Paulo Fernando de Carvalho Lopes. Membro Externo: Profª. Drª. Maria Helena Weber (UFRGS). Membro Interno: Profª. Drª. Jaqueline Lima Dourado. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Os jornais Diário do Povo do Piauí, O Dia e Meio Norte são os maiores em termos de circulação no Piauí, são considerados de referência e possuem circulação em Teresina e muitas cidades do interior do Estado. São jornais que disputam um mesmo mercado, mas que constroem diferentes contratos de leitura com seu público. A data de fundação deles tem considerável espaço de tempo. O jornal O Dia foi fundado em 1º de fevereiro de 1951. Diário do Povo do Piauí em 27 de setembro de 1987 e Meio Norte em 1º de janeiro de 1995. Eles dedicam espaço considerável, diariamente, para que os sujeitos sociais se expressem acerca de demandas que envolvem seus interesses. Esses sujeitos usam do espaço privado dos jornais, que é de circulação pública, para construírem estratégia de uso do poder, no sentido do interesse simbólico, de conseguir chegar à sociedade e com isso garantir a legitimidade às suas ideias e contribuir para a construção da opinião pública. Esta pesquisa objetiva analisar, por meio de estudo comparativo, como se dá a constituição dos discursos em 92 notícias dos cadernos Cidade desses periódicos, publicadas de janeiro a dezembro de 2015, para alcançar a noção de interesse público e dos sentidos que são postos em circulação nesses espaços. O arcabouço teórico-metodológico usado é a Teoria dos Discursos Sociais, fundamentado nos estudos de Pinto (2002) e Verón (2004), que busca compreender como os sentidos são propostos por meio da enunciação para construir estratégias discursivas nos textos jornalísticos; como forma de identificar o cerne do conceito de espaço público, nos estudos de Habermas (2014) sobre a esfera pública partindo de pesquisas sobre a sociedade, a democracia e os meios de comunicação de massa como mediadores dos interesses sociais; para a noção de interesse público, o estudo trouxe McQuail (2012), que investiga como a comunicação de massa se utiliza do interesse público; e, ainda, com base nas pesquisas de Abreu (2003), Amaral (2015), Dines (1999), Chaparro (2014) para discutir a relação sociedade e imprensa. Sobre a noção de opinião pública, o estudo partiu dos conceitos de Lippmann (2008) e Luhmann (1970) sobre como os fatos chegam à sociedade para contribuir na formação de opiniões. A pesquisa conclui que há uma fragilidade na noção de interesse público nos jornais de Teresina, tendo em vista que há expressão das vozes de certos sujeitos sociais e silenciamento de outros. As redações são um ambiente complexo, disputado por interesses de mercado, sociais e outros que vão além desses. --------------------- ABSTRACT: The newspapers of the People's Diary of Piauí, O Dia and Meio Norte are the largest in terms of circulation in Piauí, are considered as reference and have circulation in Teresina and many cities in the interior of the State. They are newspapers that compete for the same market, but they construct different contracts of reading with their public. The date of their foundation has considerable time. The newspaper O Dia was founded on February 1, 1951. The Diário do Povo of Piauí on September 27, 1987 and the Mid-North on January 1, 1995. The periodicals dedicate considerable space daily for social subjects to express themselves of demands that involve their interests. These subjects use the private space of the newspapers, which is of public circulation, to build a strategy of using power, in the sense of symbolic interest, to reach society and thereby guarantee the legitimacy of their ideas and contribute to the construction of opinion public. This research aims to analyze, through a comparative study, how the discourses are constituted in 92 news from the City books of these periodicals, published from january to december 2015, to reach the notion of public interest and the meanings that are put into circulation in these spaces. The theoretical-methodological framework used is the Social Discourse Theory, based on the studies of Pinto (2002) and Verón (2004), which seeks to understand how the meanings are proposed through enunciation to construct discursive strategies in journalistic texts; As a way of identifying the core of the concept of public space, in the studies of Habermas (2014) on the public sphere starting from research on society, democracy and mass media as mediators of the interests of society; For the notion of public interest, the study brought McQuail (2012), which investigates how mass communication is used in the public interest; And also based on the research of Abreu (2003), Amaral (2015), Dines (1999), Chaparro (2014) to discuss the relationship between society and the press. On the notion of public opinion, the study started from the concepts of Lippmann (2008) and Luhmann (1970) on how the facts reach society to contribute to the formation of opinions. The research concludes that there is a fragility in the notion of public interest in the newspapers of Teresina, considering that there is expression of the voices of certain social subjects and the silencing of others. The essays are a complex environment, disputed by market, social and other interests that go beyond these. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise de Discursos pt_BR
dc.subject Interesse Público pt_BR
dc.subject Jornais Locais pt_BR
dc.subject Jornalismo impresso pt_BR
dc.subject Discourse Analysis pt_BR
dc.subject Public interest pt_BR
dc.subject Local Newspapers pt_BR
dc.subject Printed journalism pt_BR
dc.title JORNALISMO E DISCURSOS: as estratégias enunciativas sobre interesse público nos jornais impressos de Teresina. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Comunicação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account