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RESUMO: Este trabalho objetiva compreender a construção de identidades culturais piauienses na peça de teatro, “Auto do Lampião no Além”, do dramaturgo piauiense José Gomes Campos. Para tanto, analisamos através da análise de discursos, de Milton José Pinto, o texto da peça e matérias que circularam em forma de críticas, entrevistas e reportagens em jornais, de Teresina, nos anos de 1975, 1982, 1996 e 1997 elaborados por artistas, jornalistas e leitores de jornais. Utilizamos as noções conceituais de identidades culturais de Stuart Hall; mídia e identidades culturais de Janete de Páscoa Rodrigues; identidades culturais e manifestações artísticas de Clóvis da Rolt. A análise dos textos foi organizada com referência às datas mais importantes de apresentação da peça que foram os anos de: 1975, 1982, 1996 e 1997. Os textos analisados foram dos jornais: “O Estado”, “O Dia” e “Meio Norte”. Pudemos constatar que durante essas décadas as identidades culturais piauienses retratadas na peça pautaram modos de ser piauiense através de elementos como: a linguagem, pelo uso do “piauiês, a religião e de personagens que representam algumas das figuras místicas e fantásticas que povoam o imaginário coletivo piauiense e nordestino, da literatura de cordel através dos violeiros e repentistas na figura do personagem Zabelê, do cangaço na retratação de Lampião, Maria Bonita, repórteres e diabos palacianos. A identificação do público na construção de identidades culturais piauienses também se deu pelos modos como os cenários, figurinos e iluminação foram concebidos, ao longo das décadas, nas várias remontagens da peça. Esses elementos de constituição identitária são retratados na peça e, nos textos sobre ela, fazem circular múltiplas representações do Piauí. ------------------------ ABSTRACT
This work aims to understand the construction of piauienses cultural identities in the theater play, “Auto do Lampião no Além”, by the piauiense playwright José Gomes Campos. For that, we analyze through Milton José Pinto discourse analysis the text of the piece and articles that circulated in the form of critiques, interviews and newspaper reports of Teresina, in the years 1975, 1982, 1996 and 1997 elaborated by artists, journalists and newspaper readers. We use the conceptual notions of cultural identities of Stuart Hall; media and cultural identities of Janete de Páscoa Rodrigues; cultural identities and artistic manifestations of Clóvis da Rolt. The analysis of the texts was organized with reference to the most important dates of presentation of the piece that were the years of: 1975, 1982, 1996 and 1997. The texts analyzed were from the newspapers: “O Estado”, “O Dia” and “Meio Norte”. We can see that during these decades the cultural identities of piauienses portrayed the piauiense ways of being through elements such as language, the use of “piauiês”, religion and characters that represent some of the mystical and fantastic figures that populate the collective imaginary of piauiense and nordestino, from the literature of cordel through the violeiros and repentistas in the figure of the character Zabelê, of the cangaço in the portrayal of Lampião, Maria Bonita, reporters and devils palacianos. The identification of the public in the construction of piauienses cultural identities was also due to the ways in which the scenarios, costumes and lighting were conceived over the decades in the various revivals of the play. These elements of identity constitution are portrayed in the piece and, in the texts about it, circulate multiple representations of Piauí. |
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