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RESUMO: Introdução: As feridas complexas agudas e crônicas são problemas de saúde relevantes devido a elevada prevalência e morbimortalidade em adultos jovens e idosos. A ausência de avaliação criteriosa das características da lesão acarreta inadequação do tratamento, retarda o processo de cicatrização e cura, ocasionando impacto socioeconômico e financeiro para pacientes, familiares e serviços públicos de saúde. A intervenção educativa e a implantação de medidas preventivas e tratamento sistematizado pelo enfermeiro podem reduzir esse agravo.
Objetivo: Avaliar o efeito da intervenção educativa em relação ao conhecimento dos enfermeiros da rede pública de saúde sobre a prevenção, tratamento e custo de feridas. Metodologia: Abordagem multimétodos desenvolvida em três etapas: a primeira, metodológica, correspondeu à construção de instrumento para avaliar o conhecimento de enfermeiros acerca da avaliação, tratamento e custo das feridas, validado por 11 juízes cujos dados foram analisados utilizando o índice de validação de conteúdo quanto aos domínios: avaliação, conhecimento e custo de feridas. A segunda etapa, estudo quase experimental, tipo antes e depois, compreendeu a realização de intervenção educativa de 30 horas presenciais para 277 enfermeiros da Rede Hospitalar e Atenção Primária de Teresina. Os dados foram analisados pelo teste t dependente de Student considerando satisfatório quanto aos itens avaliados no instrumento com valores igual ou maior que 80. A terceira etapa, estudo transversal analítico abrangeu a avaliação dos custos diretos com produtos e coberturas utilizados no tratamento de feridas de 163 pacientes atendidos no ambulatório de feridas complexas do município. No processamento de dados utilizou-se o teste t unilateral para comparação do custo e desembolso do Sistema Único de Saúde e análise de variância para a correlação das variáveis dependentes e independentes. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a setembro de 2016, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob Parecer nº 1394281. Resultados: Na primeira etapa, quanto a validação do instrumento construído com 41 itens e distribuidos em três domínios, após avaliação dos juízes houve necessidade das seguintes alterações: 34 na ordem numérica, 20 no conteúdo e 2 acréscimos, resultando em 43 itens. A segunda avaliação dos juizes o instrumento obteve o Indice de Validade de Concordância superior a 0,95. Na segunda etapa, relativa a intervenção educativa verificou-se aumento global significativo (p<0,001) no conhecimento dos enfermeiros em todos os domínios: avaliação, tratamento e custos. Na terceira etapa constatou-se predomínio do sexo masculino, idade inferior a 60 anos, hipertensos e diabéticos, com lesões traumáticas por acidentes de moto em adultos jovens e lesões por pressão nos idosos. Dentre as 253 feridas avaliadas prevaleceram as únicas e extensas (> 50cm2), com tecidos desvitalizados. A cobertura utilizada com maior frequência foi o alginato de cálcio e sódio. Houve redução significativa (p<0,001) da área e volume da ferida. Quanto aos custos, verificou-se que o desembolso do Sistema Único de Saúde para tratamento de feridas complexas é compatível para o pagamento de produtos e coberturas em feridas de até 100cm2. O teste de regressão linear múltipla mostrou significância do custo com a constante: área inicial e a quantidade de trocas (p<0,001). Conclusão: O efeito da intervenção educativa possibilitou elevar o conhecimento dos enfermeiros acerca da avaliação, tratamento e custo de feridas e favoreceu a sistematização da assistência ao paciente com lesões de pele, mostrando redução significativa e eficácia do tratamento de feridas que apresentou custo de produtos e coberturas compatível com o reembolso do Sistema Único de Saúde. --------------------- ABSTRACT
Introduction: Acute and chronic complex wounds are relevant health problems due to high prevalence and morbidity and mortality in young adults and elderly. The absence of careful assessment of the characteristics of the lesion leads to inadequate treatment, slows the healing process and cures, causing socioeconomic and financial impact for patients, families and public health services. The educational intervention and the implantation of preventive measures and treatment systematized by the nurse can reduce this aggravation. Objective: To evaluate the effect of the educational intervention in relation to the knowledge of the nurses of the public health network on the prevention, treatment and cost of wounds. Methodology: A multi-method approach developed in three stages: the first, methodological, corresponded to the construction of an instrument to evaluate nurses' knowledge about wound evaluation, treatment and cost, validated by 11 judges whose data were analyzed using the content validation index for the domains: assessment, knowledge and cost of wounds. The second stage, a quasi-experimental study, type before and after, comprised the implementation of a 30-hour classroom intervention for 277 nurses from Teresina's Hospital and Primary Care Network. The data were analyzed by Student's t dependent test considering satisfactory for the items evaluated in the instrument with values equal or greater than 80. The third step, an analytical cross-sectional study included the evaluation of the direct costs with products and coverings used in the treatment of wounds of 163 patients attended at the ambulatory of complex wounds in the municipality. In the data processing, the unilateral t-test was used to compare the cost and disbursement of the Unified Health System and analysis of variance for the correlation of dependent and independent variables. The data collection was carried out from January to September 2016, after approval of the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, under Opinion No. 1394281. Results: In the first step, as for the validation of the instrument built with 41 items and distributed in three domains, after the judges' evaluation, it was required the following changes: 34 in numerical order, 20 in content and 2 additions, resulting in 43 items. The second evaluation of the judges the instrument obtained the Index of Validity of Concordance superior to 0,95. In the second stage, regarding educational intervention, there was a significant overall increase (p <0.001) in nurses' knowledge in all domains: evaluation, treatment and costs. In the third stage, there was a predominance of males, less than 60 years of age, hypertensive and diabetic, with traumatic injuries due to motorcycle accidents in young adults and pressure injuries in the elderly. Among the 253 wounds evaluated, prevailing the only and extensive ones (> 50 cm2), with devitalized tissues. The most frequently used coverage was calcium alginate and sodium. There was a significant reduction (p <0.001) in the area and volume of the wound. As for costs, it was found that the disbursement of the Unified Health System for the treatment of complex wounds is compatible for the payment of products and coverings in wounds up to 100 cm2. The multiple linear regression test showed significance of the cost with the constant: initial area and the quantity of exchanges (p <0.001). Conclusion: The effect of the educational intervention made it possible to increase nurses' knowledge about the evaluation, treatment and cost of wounds and favored the systematization of patient care with skin lesions, showing a significant reduction and efficacy of wound treatment that presented cost of products and compatible coverings with reimbursement of the Unified Health System.-------------------RESUMEN
Introducción: Las heridas complejas agudas y crónicas son problemas de salud relevantes debido a la alta prevalencia y morbimortalidad en adultos jóvenes y ancianos. La ausencia de una cuidadosa evaluación de las características de la lesión conduce a un tratamiento inadecuado, retarda el proceso de curación y cicatrización, lo que resulta en un impacto socio-económico y financiero para los pacientes, las familias y los servicios de salud pública. La intervención educativa y la aplicación de medidas preventivas y el tratamiento sistematizado por el enfermero pueden reducir ese agravio. Objetivo: Evaluar el efecto de la intervención educativa en relación con el conocimiento de los enfermeros del sistema de salud pública para la prevención, el tratamiento y el costo de las heridas. Metodología: Enfoque multimétodo desarrollado en tres etapas: la primera, metodológico, correspondió a la construcción de herramientas para evaluar el conocimiento de los enfermeros sobre la evaluación, el tratamiento y el costo de las heridas, validado por 11 jueces cuyos datos fueron analizados utilizando el índice de validez de contenido en las áreas: evaluación, el conocimiento y el costo de las heridas. La segunda etapa, estudio cuasi-experimental, de tipo antes y después, se dio cuenta de la realización de la intervención educativa de 30 horas presenciales para 277 enfermeros de la Red Hospitalaria y Atención Primaria de Teresina. Los datos se analizaron mediante la prueba t dependiente de Student considerando satisfactória en relación a los elementos evaluados en el instrumento con valores iguales o superiores a 80. La tercera etapa, estudio transversal analítico incluyó la evaluación de los costes directos de productos y coberturas utilizados en el tratamiento de heridas 163 los pacientes atendidos en la clínica de heridas complejas municipal. En el tratamiento de los datos se utilizó la prueba t unilateral para comparar el costo y el desembolso del Sistema Único de Salud y el análisis de la varianza para la correlación de las variables dependientes e independientes. La recogida de datos se llevó a cabo se realizó en el período de enero a septiembre de 2016, después de la aprobación por el Comité de Ética de la Universidad Federal de Piauí, en la Opinión Nº 1.394.281. Resultados: En la primera etapa, en cuanto a la validación del instrumento construido con 41 artículos distribuidos en tres zonas, tras la evaluación de los jueces había necesidad de los siguientes cambios: 34 en orden numérico, 20 en contenido y 2 adiciones, lo que resulta en 43 artículos. La segunda evaluación de los jueces el instrumento obtuvo el Índice de Validez de Concordancia de mayor que 0,95. En el segundo paso relativo a la intervención educativa hubo aumento global significativo (p <0,001) en el conocimiento de los enfermeros en todas las áreas: evaluación, tratamiento y costos. En la tercera etapa se encontró predominio del sexo masculino, edad inferior a 60 años, la hipertensión y la diabetes, con lesiones traumáticas por accidentes de moto en los adultos jóvenes y las lesiones por presión en los ancianos. Entre las 253 heridas evaluadas prevalecieron las únicas y extensas (> 50cm2) con el tejido desvitalizado. La cobertura principal utilizada fue el alginato de calcio y sodio. Hubo una reducción significativa (p <0,001) del área y del volumen de la herida. En cuanto a los costos, se encontró que el desembolso del Sistema de Salud para el tratamiento de heridas complejas es compatible para el pago de productos y coberturas en heridas hasta 100cm2. La prueba de regresión linear múltiple mostró significación de costo con la constante: área inicial y la cantidad de cambios (p <0,001). Conclusión: El efecto de la intervención educativa permitió elevar el conocimiento de los enfermeros sobre la evaluación, el tratamiento y el costo de las heridas y favoreció la sistematización de la atención a los pacientes con lesiones en la piel, mostrando reducción significativa y el tratamiento eficaz de las heridas que tenían costo de productos y coberturas compatible con el reembolso del Sistema Único de Salud. |
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